Discurso durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Explicações em resposta a críticas da Senadora Ideli Salvatti sobre o andamento do Projeto de Lei do Senado 315/2009.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Explicações em resposta a críticas da Senadora Ideli Salvatti sobre o andamento do Projeto de Lei do Senado 315/2009.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2009 - Página 38438
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • QUALIDADE, RELATOR, REGISTRO, PARECER FAVORAVEL, PROJETO DE LEI, AUTORIA, TIÃO VIANA, SENADOR, LIMITAÇÃO, DESPESA, LEGISLATIVO, QUADRO DE PESSOAL, ESCLARECIMENTOS, NECESSIDADE, SOLUÇÃO, PROBLEMA, MERITO, PROCESSO LEGISLATIVO, CRITICA, IDELI SALVATTI, CONGRESSISTA, ALEGAÇÕES, ATRASO, TRAMITAÇÃO, RESPOSTA, CUMPRIMENTO, PRAZO.
  • CRITICA, IDELI SALVATTI, SENADOR, ATRASO, APRESENTAÇÃO, PARECER, RELATORIO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, NEPOTISMO, CRIME DE RESPONSABILIDADE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, na última terça-feira, quando V. Exª anunciou aqui, da Mesa, a entrega da proposta da reforma administrativa pela Fundação Getúlio Vargas, a Senadora Ideli Salvatti usou da palavra para anunciar algumas proposições da Bancada do Partido dos Trabalhadores que têm o objetivo de contribuir, como chamado por ela, para as mudanças positivas.

            A Senadora destilou suas críticas para muitos lados e citou o meu nome e o do Senador Pedro Simon, como se eu estivesse impedindo, deliberadamente, o andamento do Projeto nº 315/2009, do qual sou Relator - e inclusive está aqui o autor do projeto, que é o Senador Tião Viana.

            Quero dizer, Sr. Presidente, que este projeto do Senador Tião Viana é muito bom para ser apreciado e para ser votado. Ele limita as despesas do Poder Legislativo com pessoal.

            Este projeto já conta com meu voto favorável - já o comuniquei ao Senador Tião Viana -, mas ele tem alguns problemas de mérito, de técnica legislativa e está, de repente, precisando ser aprimorado pelo corpo técnico desta Casa.

            Recebi essa relatoria - por isso não aceito a crítica da Senadora Ideli - no dia 5 de agosto. Portanto, Sr. Presidente, estamos hoje completando 20 dias de análise e de estudos sobre esta matéria.

            Quero aqui repudiar as insinuações de que esta matéria está parada ou está adormecida e que não está havendo cooperação da minha parte como Relator. O projeto está dentro do prazo regimental para apreciação e, certamente, será votado e receberá parecer favorável.

            Não aceito essa insinuação, sobretudo vinda de uma Senadora que está com dois projetos de minha autoria para emitir relatório desde o ano de 2008 - portanto, ela não poderia estar usando a tribuna para fazer qualquer crítica a alguns projetos aos quais porventura não tenhamos dado parecer -: o Projeto nº 518, de 2007, que foi distribuído para a relatoria da Senadora Ideli, na CCJ, em fevereiro de 2008, que trata de nepotismo, antes mesmo da Súmula nº 13, do Supremo Tribunal Federal; e o PLS nº 22, de 2008, que foi distribuído também para a relatoria da Senadora Ideli, na CCJ, em maio de 2008. Matéria da maior importância, que atualiza a lei que define os crimes de responsabilidade.

            Portanto, fica aqui meu registro, Sr. Presidente.

            Sou muito crítico. E, principalmente aos projetos bons - tantos são os projetos que temos aprovado aqui e estão paralisados na Mesa do Senado, e outros, votados aqui e paralisados na Câmara dos Deputados - dou celeridade. Não seria este Senador que iria segurar algum projeto. Muito pelo contrário, dou andamento aos projetos cuja relatoria assumo, para que possamos votar projetos bons para a Nação.


Modelo1 4/29/246:55



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2009 - Página 38438