Discurso durante a 141ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição nos Anais do artigo de Benjamin Steinbruch intitulado "Novos impostos, não dá!", publicado no jornal Folha de S.Paulo. Apresentação de diversos votos de aplauso.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FISCAL. HOMENAGEM.:
  • Transcrição nos Anais do artigo de Benjamin Steinbruch intitulado "Novos impostos, não dá!", publicado no jornal Folha de S.Paulo. Apresentação de diversos votos de aplauso.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2009 - Página 38465
Assunto
Outros > POLITICA FISCAL. HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, EMPRESARIO, REPUDIO, CRIAÇÃO, IMPOSTOS, PERIODO, SAIDA, CRISE, ECONOMIA INTERNACIONAL, COMENTARIO, ORADOR, EXTINÇÃO, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), POSIÇÃO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), REJEIÇÃO, TENTATIVA, RECRIAÇÃO, TRIBUTOS.
  • HOMENAGEM, ATLETA PROFISSIONAL, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, RESULTADO, CAMPEONATO MUNDIAL, ESPORTE AQUATICO, ATLETAS, ESTADO DO AMAZONAS (AM), VITORIA, CAMPEONATO NACIONAL, LUTA, CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDO (CBJ).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu peço que V. Exª acate a publicação, nos Anais da Casa, do artigo publicado hoje, no jornal Folha de S.Paulo, do empresário Benjamin Steinbruch, sob título “Novos impostos, não dá!”. Diz ele: “Nunca é hora de pensar em criar impostos, muito menos neste momento em que a crise começa a ser superada”.

            Obviamente que endossando as palavras do empresário Steinbruch, eu me lembro que foi igualmente falando em nome da sociedade que, no final de 2007, as oposições no Senado enfrentaram a vontade sempre incontida do atual Governo de sacrificar as parcas economias do povo. Naquele momento nós rejeitamos, aqui no Senado, a CPMF. Essa tentativa de criação igualmente esbarrará na nossa resistência. Já começo com a dúvida constitucional: se pode ser por lei complementar. Para mim, deveria ser emenda constitucional. Mas, mesmo por lei complementar, eu duvido muito que logre êxito essa tentativa.

            Hoje, em uma reunião dos treze Senadores do PSDB - dois estavam ausentes, mas não há nenhuma dúvida sobre a posição deles -, os outros onze, unanimemente, estão fechados com a ideia de que um novo imposto não.

            Portanto, que os Anais acolham essa manifestação muito clara do empresário Steinbruch.

            Peço a V. Exª ainda que acolha o voto de aplauso à para-atleta amazonense Valéria Santarem, medalha de prata no Meeting Internacional de Natação, realizado no Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto último, e ainda voto de aplauso para o judoca amazonense Daniel Santos, destaque no Campeonato Brasileiro de Judô Sub 23, com a conquista da medalha de ouro para o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, no dia 15 de agosto de 2009.

            Peço a V. Exª que me inscreva como Líder para após a Ordem do Dia, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.

 

            *******************************************************************

            DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

            (Inserido nos termos do art. 210 inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

            ********************************************************************

Matéria referida:

“Novos impostos, não dá!”


Modelo1 1/11/256:00



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2009 - Página 38465