Discurso durante a 140ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do o Ano da França no Brasil e a ação das Alianças Francesas como agentes de difusão cultural em nosso país.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do o Ano da França no Brasil e a ação das Alianças Francesas como agentes de difusão cultural em nosso país.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2009 - Página 38424
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, SAUDAÇÃO, ATUAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, LINGUA FRANCESA.
  • ELOGIO, HISTORIA, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, CONTRIBUIÇÃO, DEMOCRACIA, PROMOÇÃO, IDEOLOGIA, IGUALDADE, LIBERDADE, SOLIDARIEDADE, BENEFICIO, CONSTRUÇÃO, CIDADANIA, REGISTRO, SUPERIORIDADE, INFLUENCIA, CULTURA, BRASIL, SAUDAÇÃO, PARCERIA, PROJETO, CONCLUSÃO, SUBMARINO, ENERGIA NUCLEAR.
  • SAUDAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ARTESANATO, ESTADO DA PARAIBA (PB), EXPOSIÇÃO, MODA, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, VALORIZAÇÃO, PRODUTO, RESPEITO, ETICA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, ATENÇÃO, MEIO AMBIENTE, INSERÇÃO, TRABALHADOR, MULHER, INTERIOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Senador Presidente Romeu Tuma, Primeiro vice-Presidente do Grupo Parlamentar Brasil/França, Exmº Sr. Senador Sérgio Zambiasi, Embaixador da Turquia, Exmº Sr. Ersin Ercin, Exmºs Srs. do corpo diplomático, Delegado-Geral da Aliança Francesa no Brasil, Sr. Yann Lorvo, Diretora da Alliance Française de Brasília, Srª Pascale Hualpa, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, é com bastante satisfação que venho à tribuna nesta Sessão Especial em comemoração ao Ano da França no Brasil e a ação das Alianças Francesas como agentes de difusão cultural no Brasil.

            A satisfação se dá em razão do respeito e da admiração que todos nós brasileiros temos pela França, que em tantas e tantas oportunidades serviu de modelo para nossas mais importantes aspirações nacionais.

            A Revolução de 1789 e o Iluminismo transformaram em realidade as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade, que tantos e tantos frutos renderam à construção da cidadania brasileira.

            Se hoje podemos falar que vivemos numa sociedade mais justa, mais democrática e mais cidadã, devemos isso ao processo de absorção desses ideais criados na França em nossa própria cultura política.

            Além disso, também em outras áreas, a França sempre foi fruto de admiração e respeito por parte dos brasileiros. Donos de uma cultura secular, os franceses sempre foram ponto de referência para áreas como pintura, escultura, música e arquitetura.

            Para não cometer demasiadas injustiças, citemos apenas o nome do arquiteto Le Corbusier, que influenciou, decisivamente, a obra de Oscar Niemeyer, nosso mestre maior na arquitetura.

            Essa influência que atravessa os séculos se faz presente de maneira bastante significativa ainda hoje, e há, com cada vez maior frequência, um intercâmbio de influências e ideias entre os dois lados do Atlântico.

            Em um mundo cada vez mais globalizado e em que as fronteiras se mostram cada vez mais tênues, a amizade e a colaboração entre as nações é decisiva para construção de um mundo que possa diminuir as desigualdades e as diferenças entre os povos.

            O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PTB - SP) - Senador Roberto, peço licença a V. Exª para convidar o Senador Eduardo Azeredo, como Presidente da Comissão de Relações Exteriores, para vir ocupar um lugar à mesa. Peço desculpas a V. Exª.

            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB) - Para mim é um privilégio, Senador Romeu Tuma.

            O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PTB - SP) - Peço para dar continuidade a seu brilhante discurso. (Pausa)

            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB) - Além disso, parece-me importante destacar o reforço dos laços estratégicos entre Brasil e França, com a parceria firmada para o desenvolvimento do submarino brasileiro de propulsão nuclear.

            Como é sabido, o Brasil desenvolve tal projeto desde a década de 1970. No entanto, por diversas razões, incluindo a ausência de estaleiros apropriados e de uma base tecnológica adequada, o nosso projeto não seguiu com a velocidade desejada.

            A parceria com a França torna possível a realização do sonho nacional e, sobretudo, garante que o País possa ter acesso a tecnologias de ponta, essenciais para o desenvolvimento científico brasileiro, sem que o custo para aquisição de tais equipamentos seja danoso para os cofres públicos nacionais.

            Por isso, neste ano cheio de atividades em que celebramos a França no Brasil, gostaria de destacar uma ação que me parece particularmente importante.

            Não quero desmerecer outras iniciativas, mas essa é significativa porque me toca diretamente o coração.

            Falo da presença de produtos do meu Estado da Paraíba em exposição no espaço So Ethic, dedicado à moda ética, dentro da Semana de Moda Pret-à-porter que se realizará em Paris, no próximo mês de setembro.

            Moda ética é uma marca das mais respeitáveis porque significa a elaboração de produtos baseados nos princípios do desenvolvimento sustentável e de atitudes responsáveis em relação à natureza.

            A participação da Paraíba se dará por meio do trabalho levado a cabo por duzentas bordadeiras e labirinteiras do Agreste paraibano e que, por meio de coleção elaborada pelo estilista Ronaldo Fraga, puderam transformar seu trabalho em produto que pode ser consumido pelos mais sofisticados salões de moda do planeta.

            Além disso, o trabalho das paraibanas já se mostrou presente em outros eventos importantes como, por exemplo, o Capital Fashion Week, realizado em Brasília, e estará no próximo Fashion Rio, a realizar-se em janeiro de 2010.

            Essa atividade levada adiante por paraibanas significa a consecução de uma nova realidade social a partir da inserção de mulheres do interior paraibano no cenário mundial da moda, ao mesmo tempo em que consegue ser uma vitrine de como é possível produzir o belo e de qualidade, sem que haja agressão à natureza ou exploração de trabalhadores. É mais uma oportunidade em que França e Brasil se juntam para a construção de um mundo melhor.

            Desejo, enfim, que haja mais e mais vezes em que possamos celebrar a presença da França no Brasil e, é claro, levar um pedacinho daquilo que o Brasil tem de melhor para a França.

            Vive la France! Viva o Brasil!

            Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 12/10/253:52



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2009 - Página 38424