Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da aprovação, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do projeto que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul.

Autor
Neuto de Conto (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Neuto Fausto de Conto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Registro da aprovação, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do projeto que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2009 - Página 39018
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, APROVAÇÃO, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA, ESPORTE, TURISMO, PROJETO, AUTORIA, EXECUTIVO, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, FRONTEIRA, REGIÃO SUL, SEDE, MUNICIPIO, CHAPECO (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), REGISTRO, EXISTENCIA, CAMPUS UNIVERSITARIO, ESTADO DO PARANA (PR), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), IMPORTANCIA, UNIVERSIDADE, INCENTIVO, CRESCIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESPECIFICAÇÃO, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, AGRADECIMENTO, AUTORIDADE, LUTA, TRAMITAÇÃO, MATERIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. NEUTO DE CONTO (PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, no dia de ontem, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo aprovou para Santa Catarina, para o Rio Grande do Sul e para o Paraná um dos projetos fundamentais para o seu desenvolvimento e crescimento.

            Trata-se de um projeto que veio da Câmara, produzido pelo Poder Executivo, levou o nº 152. Criou-se, por seu intermédio, a Universidade Federal da Fronteira Sul, com sede na cidade de Chapecó e com dois campi, no sudoeste do Paraná, em Laranjeiras do Sul e Realeza; e dois campi no Estado do Rio Grande do Sul, em seu norte, em Cerro Largo e Erechim.

            Sem dúvida nenhuma, a mesorregião da grande fronteira do mercado comum do Cone Sul, o Mercosul, tem 396 Municípios. Lá vivem quatro milhões de pessoas. Com a integração e o desenvolvimento, temos a alegria e a satisfação de, desta tribuna, anunciar àquela terra e àquela gente que, alicerçada no trabalho, têm recebido da bondade de Deus, rios caudalosos, terras férteis, clima ótimo, solo abundante. E com esses componentes da natureza que são o maior complexo agroindustrial do mundo, principalmente na área de frangos e suínos...

            Assim, sem dúvida alguma, a Universidade Federal da Fronteira Sul, utilizando-se dessa potencialidade natural poderá, deverá e fará o crescimento intelectual, tecnológico e científico de uma sociedade que, com esses fatores, elevar-se-á de tal maneira e de tal ordem, trazendo para aquelas comunidades o crescimento extraordinário esperado com associação do trabalho, da capacidade intelectual e da natureza que oferece ao Rio Grande do Sul, ao Paraná e à Santa Catarina para todo o nosso Brasil.

            Por isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é muito importante a criação dessa Universidade, tendo em vista que trará desenvolvimento intelectual, crescimento e, principalmente, igualdade, já que todos os brasileiros poderão estudar gratuitamente, estejam onde estiverem, principalmente no meu grande oeste para a juventude desenvolver aquela região.

            E preciso agradecer, Sr. Presidente, àqueles que lutaram historicamente em todos os momentos para essa conquista, mas, no momento atual, aos Parlamentares do Oeste de Santa Catarina em particular: o Deputado Cláudio Vinhati, o Deputado Valdir Colatto, o Deputado Celso Maldaner, o Deputado Zonta, o Deputado Silva, que, na luta e no trabalho cotidiano, têm conquistado essa extraordinária obra para nossa região; aos três Senadores catarinenses - Senadora Ideli Salvatti, Senador Raimundo Colombo; e, sem dúvida nenhuma, à soma também dos Senadores e dos Deputados do Paraná, dos Senadores e dos Deputados do Rio Grande do Sul, pelo trabalho constante e contínuo na conquista de tão importante obra.

            Sr. Presidente, assomei a esta tribuna para registrar este fato fantástico para nós e para Santa Catarina, para o Paraná e para o Rio Grande do Sul, de uma conquista de muitos anos, que é resultado do trabalho da sua sociedade, dos seus representantes, a conquista é a redenção de uma sociedade que tanto espera, que tanto trabalha e que tanto luta pelo nosso Brasil.

            Por isso quero agradecer a oportunidade, essas breves comunicações, para anunciar essas importantes realizações pelo Governo brasileiro e, principalmente, pelo Parlamento, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e por esta Casa, que nos tem dado a oportunidade de termos mais uma universidade federal em defesa da nossa juventude e do nosso Brasil.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/18/2412:48



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2009 - Página 39018