Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denúncia de que está acontecendo na cidade de Mossoró, há cerca de quinze dias, falta de água em vários bairros.

Autor
Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Denúncia de que está acontecendo na cidade de Mossoró, há cerca de quinze dias, falta de água em vários bairros.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2009 - Página 39038
Assunto
Outros > ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • DENUNCIA, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MUNICIPIO, MOSSORO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), FALTA, ABASTECIMENTO DE AGUA, REGISTRO, RECEBIMENTO, MENSAGEM (MSG), INTERNET, PROTESTO, POPULAÇÃO, CRITICA, ORADOR, INEFICACIA, EMPRESA DE AGUA E ESGOTO, MANUTENÇÃO, GESTÃO, REPOSIÇÃO, INSTALAÇÕES, COMBATE, EXCESSO, CALCARIO, OBSTACULO, FLUXO, DEFESA, NECESSIDADE, CONSTRUÇÃO, ADUTORA, EXISTENCIA, RECURSOS, ORIGEM, EMENDA COLETIVA, DESTINAÇÃO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, REGIÃO.
  • ANUNCIO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIO, MOSSORO (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), LUTA, REIVINDICAÇÃO, AGILIZAÇÃO, PROVIDENCIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pela Liderança. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, sei que muitos Senadores ainda estão esperando para falar e vou ser o mais rápida possível, até porque o assunto que me traz aqui é, na realidade, para fazer uma denúncia com relação à informação de um caso que está acontecendo na cidade de Mossoró, onde, há cerca de quinze dias, falta água em vários bairros.

            Esse problema é recorrente e está atingindo bairros populosos, como Alto de São Manoel, Abolição IV e Santa Delmira. Essas são as áreas mais afetadas, mas também está afetando o Bairro Santo Antônio, que, com certeza, é um dos mais populosos da cidade, além do centro e de muitos outros bairros. 

            Estou trazendo esta informação ao Senado porque o número de e-mails que venho recebendo com relação a esse grave problema é muito grande. A cidade tem mais de trezentos mil habitantes. É uma cidade que, na realidade, está com um crescimento muito acelerado. E um problema dessa natureza... Quando nós sabemos que não é, na realidade, por falta d’água, mas sim por falta de que a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte, que é uma companhia sob a responsabilidade do Governo Estadual, faça a manutenção, o bom gerenciamento. São postos que, quando quebram, ficam dias e dias, às vezes meses, porque, na realidade, não existem peças de reserva para fazer a substituição. É um problema que já existe há muitos anos na cidade e que foi amenizado quando o Governador Garibaldi Alves fez uma adutora.

            Mas o que realmente está acontecendo? Se tem água, por que está faltando água? Por falta de manutenção e de gerenciamento da tubulação. A Companhia de Águas e Esgoto não tem feito a reposição dessa tubulação, que vive obstruída em função de calcário. E não é por não ter recursos, porque nós, da Bancada do Rio Grande do Norte, colocamos no Orçamento Geral da União uma emenda exatamente para o abastecimento de água para solucionar esses problemas, da ordem de mais de R$14 milhões, e, infelizmente, nada está sendo feito. A Governadora foi procurada e disse que esse problema só seria resolvido, provavelmente, no final de 2010, quando fizesse uma outra adutora.

            A questão não é aguardar uma outra adutora. Claro que outra adutora é importante, é necessária - nós colocamos recursos no Orçamento e está no PAC. É importante que se faça essa outra adutora que vem lá da barragem de Santa Cruz em função do que já está projetado do crescimento da cidade e para beneficiar outras cidades, até chegar, desde Santa Cruz até Mossoró. Mas, na realidade, o maior problema, o que está trazendo agora essa crise, Senador Jefferson Praia, Sr. Presidente, neste momento, deixando milhares de norte-rio-grandenses da cidade de Mossoró passando sede, enfrentando as maiores dificuldades, é exatamente o fato de a Caern não desobstruir. E ela conhece esse problema - não é de agora - há anos. Não fez a substituição, a manutenção da rede de canos, e está aí o problema agora estourando.

            Vai ter outra adutora, mas se não mudar os poços vai continuar tendo esse mesmo problema.

            Era isto o que eu queria registrar, a minha indignação, e dizer ao povo de Mossoró que, no sábado, estarei na cidade mais uma vez visitando, conversando e me somando a esse grito do meu povo por um direito que é sagrado de cada cidadão ter água para bem viver.

            Muito obrigada, Sr. Presidente. Muito obrigada, Srªs Senadoras e Srs. Senadores.


Modelo1 6/14/244:27



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2009 - Página 39038