Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da liberação pelo Ministro dos Transportes de parcela de recursos, que poderão ser suficientes à conclusão das obras de recuperação da rodovia BR-174, de imensa importância para Roraima.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Anúncio da liberação pelo Ministro dos Transportes de parcela de recursos, que poderão ser suficientes à conclusão das obras de recuperação da rodovia BR-174, de imensa importância para Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2009 - Página 39044
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), LIBERAÇÃO, RECURSOS, CONCLUSÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESTADO DE RORAIMA (RR), FRONTEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, IMPORTANCIA, OBRAS, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, LOCOMOÇÃO, POPULAÇÃO, ELOGIO, ATUAÇÃO, AUTORIDADE, LUTA, PAVIMENTAÇÃO, REDE RODOVIARIA, GARANTIA, INTEGRAÇÃO, REGIÃO NORTE, BRASIL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente Jefferson Praia, muito obrigado, Srªs e Srs. Senadores, fico muito alegre aqui de anunciar que consegui a liberação de mais uma grande parcela de recursos que, provavelmente, vai dar para concluir a nossa BR-174.

            Foram R$200 milhões que o Ministro Alfredo Nascimento alocou para conclusão da recuperação da BR-174. A BR-174 é uma estrada federal que sai de Manaus, vai até Boa Vista, de Boa Vista até a linha de fronteira com a Venezuela.

            Já foi recuperado o trecho de Boa Vista a Caracaraí - estão concluindo - e agora serão licitados mais três trechos, entre Caracaraí e a nossa linha com a divisa com o Amazonas.

            O Ministro atendeu a um pedido nosso, a um pedido meu para conseguir libertar o meu povo de uma estrada ruim, que só vivia sendo maquiada, com recuperação de tapa-buraco, que não satisfazia às necessidades do Estado de Roraima. Estive reunido com ele nesta semana, e ele me garantiu que esse recurso será colocado no Orçamento, e eu vou defendê-lo também.

            Aproveito a oportunidade para, em nome do meu Estado, agradecer ao Ministro Alfredo Nascimento e elogiar também a sua ação no Ministério dos Transportes, porque ele está travando uma luta hercúlea para tentar asfaltar a 319 também, que ligará, realmente, o Amazonas e Roraima ao Brasil. O povo de Roraima presta uma homenagem ao Ministro neste momento.

            Antes do início da recuperação da BR-174, Roraima tinha uma das piores estradas do Brasil.

            Sr. Presidente, lutei e consegui com o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, do Ministro Alfredo Nascimento, que ele autorizasse o Dnit - isso foi em 2007 - a fazer um estudo de viabilidade econômica nos moldes do programa chamado Crema, que é um programa que há no Ministério da Saúde, que se chama Contrato de Recuperação e Manutenção das Estradas. E esse estudo foi feito, da BR-174, que começou a ser recuperada no ano passado.

            A obra de recuperação da estrada não terminou, isto porque está sendo feita de forma correta, dentro da modalidade Crema.

            O Crema é um instrumento diferenciado de contratação de obras.

            Ao disputar a licitação para fazer a recuperação da estrada, a empresa também assume um contrato para fazer a manutenção daquela estrada por um período de cinco anos - pode ser de cinco até dez anos. Essa é uma modalidade nova, que vai permitir que nossas estradas sejam feitas com mais garantia, com mais segurança.

            Roraima não aguentava mais a situação constrangedora da BR-174. Aquele processo que vinham fazendo, de tapar buraco, era chamado pelo povo de “obra sonrisal”: a primeira chuva que caía derretia o asfalto, os buracos voltavam, nós continuávamos no prejuízo. Os donos dos veículos reclamavam pelo cansaço que tinham de percorrer pequenos trechos por causa dos buracos, aumentando o custo de pneus, de peças, aumentando o custo dos produtos que chegam ao meu Estado. Quem pagava isso eram todos os consumidores, do mais endinheirado até o mais pobre.

            Felizmente, desde 2008, estamos conseguindo mudar esta realidade. O Ministério dos Transportes iniciou uma obra consistente, que retira o asfalto antigo, que formava imensos buracos, até a colocação do novo asfalto, adaptado ao clima de Roraima. Estão usando um processo de asfalto quente, que é mais adequado à nossa região, Senador Jefferson Praia, onde as chuvas são muito fortes e destroem o asfalto rapidamente.

            Por isso, estou muito contente por o Ministro Alfredo Nascimento ter atendido ao pedido de liberação de mais recursos, 200 milhões, para podermos dar continuidade e concluir esta obra fundamental para o meu Estado, que é a BR-174, como vai ser também a BR-319 para o Estado de V. Exª quando estiver concluída. A estrada vai melhorar a vida das pessoas, permitir que os brasileiros com menos recursos possam viajar pelo Brasil.

            Senador, muito obrigado pela oportunidade.

            Era o que eu tinha a dizer.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2009 - Página 39044