Fala da Presidência durante a 133ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Anúncio de deliberação da Mesa, no sentido de permitir a visitação à Casa aos sábados, domingos e feriados, mas não durante os dias de semana, bem assim, comunicação de outras providências voltadas a prevenir a disserminação da Gripe A nas dependências do Senado Federal.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Anúncio de deliberação da Mesa, no sentido de permitir a visitação à Casa aos sábados, domingos e feriados, mas não durante os dias de semana, bem assim, comunicação de outras providências voltadas a prevenir a disserminação da Gripe A nas dependências do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2009 - Página 36606
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, DELIBERAÇÃO, MESA DIRETORA, MEDIDA PREVENTIVA, IMPEDIMENTO, PROPAGAÇÃO, DOENÇA TRANSMISSIVEL, SENADO, AUTORIZAÇÃO, VISITA, EXCLUSIVIDADE, FIM DE SEMANA, FERIADOS, ATENDIMENTO, RECOMENDAÇÃO, SAUDE PUBLICA, NORMAS, MINISTERIO DA SAUDE (MS), RISCOS, TUMULTO, EXCESSO, TURISTA, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, PARAGUAI, ARGENTINA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - A Mesa, em sua reunião do dia 13 de agosto último, deliberou no sentido de permitir a visitação à Casa aos sábados, domingos e feriados, e não durante os dias de semana, quando há grande circulação de pessoas, como medida preventiva, em virtude da suspeita e em atendimento a recomendações de saúde pública de se evitar aglomerações.

            A bem da verdade, o grande número de turistas que hoje vem ao Brasil vem a Brasília. E todos nós sabemos que o surto da pandemia da conhecida gripe suína vem principalmente dos países que fazem fronteira com o Brasil: o Uruguai e o Paraguai e a Argentina, que sofreram muito com essa pandemia. Então, esses turistas todos vêm aqui. Essa medida não foi fugindo às liberdades democráticas, que são preservadas pelo Congresso, pelo Senado da República. Essas medidas são obedientes às normas do Ministério da Saúde, em todos os lugares, em todos os países, pela Organização Mundial de Saúde.

            Outra medida nesse mesmo sentido foi o Ato nº 14 da Comissão Diretora, declarando ponto facultativo às gestantes, porque se tem constatado que, no nosso País, o êxito letal tem sido intenso quando a virose acomete gestante. Então, foi no bojo das medidas prioritárias.

            Há, ainda, outras medidas.

            “Informações do Dr. Paulo Ramalho, Diretor da Secretaria de Assistência Médica e Social do Senado. O Presidente do Senado já encaminhou ao Ministro da Saúde solicitação de medicação própria a uma equipe multidisciplinar (pneumologista, assistente social, psicólogo) envolvida no atendimento. Foi solicitada a compra de gel - é mais um incremento, porque o sabão ainda é a melhor prevenção - para que todas as dependências e sanitários tenham gel em álcool para higienização dos que aqui circulam. Informações estão sendo veiculadas pela Internet. Na manhã do dia 14.08, o Diretor da Secretaria de Assistência Médica e Social do Senado teria reunião com os Diretores da Anvisa. Diversas providências estão sendo tomadas em parceria com a Câmara dos Deputados.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2009 - Página 36606