Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio a obstrução parlamentar do PSDB, até que se esclareça os cortes das emendas parlamentares, por iniciativa do Executivo.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Manifestação de apoio a obstrução parlamentar do PSDB, até que se esclareça os cortes das emendas parlamentares, por iniciativa do Executivo.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2009 - Página 36785
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, POSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM), OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, REPUDIO, INICIATIVA, EXECUTIVO, CORTE, EMENDA, DESTINAÇÃO, RECURSOS, ESTADOS, AUSENCIA, AVISO PREVIO, REGISTRO, PARALISAÇÃO, VOTAÇÃO, ORDEM DO DIA, ESCLARECIMENTOS, SITUAÇÃO.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, para reafirmar os mesmos termos que o Senador Arthur Virgílio acabou de manifestar. Tivemos um entendimento; conversamos sobre o ato de truculência do Governo, meados da semana passada, em contingenciar ou em cancelar grande parte das emendas coletivas de bancada, que são importantíssimas, voltadas para obras fundamentais de cada Estado. E pode estar certo V. Exª de que no seu Piauí algumas emendas coletivas para obras importantes foram canceladas, foram cortadas sem nenhum aviso prévio ao Congresso. De que vale o Congresso, que tem a missão precípua de votar, debater, discutir, melhorar o orçamento, senão, depois de entregue a peça à sanção do Presidente, ver aquilo que foi objeto de trabalho de um ano executado?

            Como a iniciativa do Poder Executivo foi tomada sem qualquer aviso a nenhuma Liderança desta Casa... Eu não tenho conhecimento de que nenhum Líder, nem governista, tenha tido acesso a informações sobre esse tipo de corte de cancelamento de gastos - nenhum!

            Então, até que isso seja esclarecido, o meu Partido não concorda em votar matéria nenhuma constante da Ordem do Dia.

            É a posição do Democratas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2009 - Página 36785