Fala da Presidência durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de síntese do relatório elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, recebido hoje, referente à reestruturação administrativa do Senado Federal, informando ainda S.Exa., que o detalhamento do mesmo encontra-se disponível na página do Senado, na Internet.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Leitura de síntese do relatório elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, recebido hoje, referente à reestruturação administrativa do Senado Federal, informando ainda S.Exa., que o detalhamento do mesmo encontra-se disponível na página do Senado, na Internet.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2009 - Página 36793
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, RELATORIO, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV), REESTRUTURAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, SENADO, LEITURA, TRECHO, NECESSIDADE, REDUÇÃO, NUMERO, ASSESSORIA, DIRETORIA, CHEFIA, CONTROLE, DESPESA, UTILIZAÇÃO, INFRAESTRUTURA, SERVIÇO, TERCEIRIZAÇÃO, PROCESSO, AQUISIÇÃO, CONTRATAÇÃO, RACIONALIZAÇÃO, CUSTEIO, SERVIDOR, GRAFICA, BENEFICIO, FUNCIONARIO PUBLICO.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Tem a palavra o primeiro orador inscrito após a Ordem do Dia, o Senador Mário Couto.

            Antes de dar a palavra ao Senador Mário Couto, quero comunicar à Casa e ao Senado que, hoje pela manhã, às 11 horas, recebi da Fundação Getúlio Vargas, em companhia de alguns Senadores, o trabalho final de reestruturação da Casa a que Mesa se comprometeu a oferecer ao Senado, neste ano.

            É um trabalho de grande profundidade. A Fundação Getúlio Vargas é hoje uma das cinco grandes entidades que, no mundo inteiro, são consideradas de assessoria e de centro de pensamento, e fez um trabalho de grande dedicação, no qual empregou vinte profissionais, professores de alto nível, além de coordenadores. E o resultado eu vou ler somente em síntese - Senador Mário Couto, perdoe-me -, as conclusões a que chegamos, já sendo o relatório, a partir de hoje, disponível na Internet a todos os Senadores, funcionários e a todo o povo brasileiro.

            No nível estratégico, a Fundação propõe que as atuais 41 assessorias sejam reduzidas para 13. A proposta também reduz para 6 as diretorias, que eram 35. Isso no nível estratégico, que é o nível mais alto.

            No nível intermediário, as assessorias, que eram 89, são reduzidas para 19, e a redução no quantitativo, de 70, portanto, uma redução de 79%. Nas chefias, que atualmente são 95, a proposta é reduzir para 81, e a redução é de 15% do nível.

            No nível operacional, temos atualmente 5 assessorias e 379 chefias. A proposta é para que não tenhamos nenhuma assessoria e 240 chefias. A redução em número de assessorias é de 100% e de chefias de 37%. Na parte da estrutura, a redução prevista nos cargos de chefia é de 43%.

            Há também redução de custos ou de fluxo operacional. Redução de custos na utilização da infraestrutura, de custos com serviços terceirizados, redução de custos com processos de compras e contratações, redução de custos com despesas de custeio de serviço gráfico do Senado, redução de custos com a racionalização dos benefícios dos servidores. A previsão é de uma redução de custos de R$376.400.000,00 por ano. Em relação ao orçamento, a redução de custos é de 13%, e de 22% em relação aos custos possíveis de variação. Portanto, a economia proposta é de 43%.

            O detalhamento que vamos publicar está disponível na Internet, no site do Senado. Ele importa numa série de medidas e constitui uma mudança radical na estrutura do Senado, com uma redução de cerca de 43%.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2009 - Página 36793