Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita ao presidente o acesso ao estudo inteiro da FGV de reestruturação administrativa. Conclama ao Senador Antonio Carlos Júnior para que agilize a elaboração do parecer sobre o item do projeto de S.Exa. Sugere que o presidente esclareça as dúvidas dos senadores sobre seu discurso de defesa em plenário, antes que os recursos sejam apreciados pelo Conselho de Ética.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Solicita ao presidente o acesso ao estudo inteiro da FGV de reestruturação administrativa. Conclama ao Senador Antonio Carlos Júnior para que agilize a elaboração do parecer sobre o item do projeto de S.Exa. Sugere que o presidente esclareça as dúvidas dos senadores sobre seu discurso de defesa em plenário, antes que os recursos sejam apreciados pelo Conselho de Ética.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2009 - Página 36794
Assunto
Outros > SENADO. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, ACESSO, ESTUDO, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV), PROPOSTA, REESTRUTURAÇÃO, ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, POSSIBILIDADE, ANALISE, RELATORIO, ELABORAÇÃO, SUGESTÃO, CONCLAMAÇÃO, COMPROMETIMENTO, SENADOR, SERVIDOR, AVALIAÇÃO.
  • COMENTARIO, PROJETO DE RESOLUÇÃO, AUTORIA, ORADOR, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, REGISTRO, PARTE, PROJETO, DIVULGAÇÃO, INTERNET, DETALHAMENTO, REMUNERAÇÃO, FUNCIONARIO PUBLICO, TRAMITAÇÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, COBRANÇA, AGILIZAÇÃO, ANTONIO CARLOS JUNIOR, RELATOR, ELABORAÇÃO, PARECER, SUGESTÃO, BUSCA, DIALOGO, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RESPONSAVEL, ADOÇÃO, SEMELHANÇA, PROVIDENCIA.
  • SUGESTÃO, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO, ANTECIPAÇÃO, APRESENTAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, QUESTIONAMENTO, CONGRESSISTA, EXISTENCIA, INCOERENCIA, PRONUNCIAMENTO, DEFESA, SENADOR, ANTERIORIDADE, APRECIAÇÃO, PROCESSO, COMISSÃO DE ETICA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador José Sarney, gostaria de solicitar a V. Exª... V. Exª mencionou que o estudo da FGV vai ser colocado no site do Senado. Agradeço se puder ter acesso ao estudo inteiro, porque gostaria, inclusive, pessoalmente, atendendo à conclamação de V. Exª, de me comprometer a estudá-lo, nesse prazo que V. Exª deu, de dez dias, para poder formular as sugestões e a avaliação, já que ainda não o conheço.

            Sugiro a todos que também venham comprometer-se a estudar, para que depois não tomemos as decisões... Mas sei que há, da parte dos servidores do Senado, uma preocupação e a vontade de conhecer o estudo, para fazer sugestões e assim por diante.

         Com respeito aos projetos de resolução que a Senadora Ideli Salvatti mencionou, acho todos eles muito positivos. Gostaria de mencionar que o projeto de resolução que apresentei no dia em que V. Exª, em junho ainda, fez um pronunciamento sobre as iniciativas desta Casa... Eu havia apresentado aquele projeto de resolução que se refere à transparência completa: relação de servidores, função, lotação, o que já está no Portal de Transparência do Senado. Mas há o item da remuneração dos servidores, que está na Comissão de Constituição e Justiça. O Senador Antonio Carlos Júnior é o Relator.

            Gostaria de conclamá-lo a logo apresentar seu parecer. Sugeri, inclusive, que dialogue com o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que adotou medida de natureza semelhante para todos os servidores do Município de São Paulo.

            Houve servidores que foram à Justiça, para tentar impedir, mas ele ganhou no Tribunal de Justiça, uma vez que foi assegurado o conceito de que à população se deve conferir o direito de saber a remuneração daqueles que são pagos pelo povo.

            Finalmente, Presidente José Sarney, tenho feito sugestão a V. Exª, com respeito às questões que tramitam, inclusive, as representações no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Gostaria aqui de formular uma sugestão: quem sabe - V. Exª reflita a respeito -, antes mesmo que o Presidente, Senador Paulo Duque, coloque para apreciação amanhã os recursos no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, possa V. Exª, ou mesmo qualquer outro que porventura tenha ali representação para ser apreciada ou recurso apresentado, como no caso do Senador Arthur Virgílio, dispor-se, antes da votação do recurso, a ir à Comissão e ali responder a quaisquer perguntas, a fazer as explicações - V. Exª já o fez aqui no plenário, mas sabe que foram externadas dúvidas.

            Quem sabe o aprofundamento das questões todas envolvidas pudesse ser apreciado num clima de tranqüilidade. E aí então votado o recurso. É sugestão que formulo ao Conselho de Ética e a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2009 - Página 36794