Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Confirmação dos cursos de mestrado em Economia, do Governador José Serra, rebatendo o pronunciamento do Senador Aloizio Mercadante.

Autor
Sergio Guerra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PE)
Nome completo: Severino Sérgio Estelita Guerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Confirmação dos cursos de mestrado em Economia, do Governador José Serra, rebatendo o pronunciamento do Senador Aloizio Mercadante.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2009 - Página 36812
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • CRITICA, CONDUTA, ALOIZIO MERCADANTE, SENADOR, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), FALTA, VERDADE, INFORMAÇÕES, CURRICULUM VITAE, DENUNCIA, ORADOR, INEXATIDÃO, CONGRESSISTA, REGISTRO, CURSO DE DOUTORADO, ECONOMIA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), APRESENTAÇÃO, DOCUMENTO, CONFIRMAÇÃO, FORMAÇÃO, JOSE SERRA, EX SENADOR, CURSO DE MESTRADO, CIENCIAS ECONOMICAS, PAIS ESTRANGEIRO, CHILE, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, há algumas questões não resolvidas. Eu conheço uma, porque tenho muita proximidade sobre quem falo: o Senador Aloizio Mercadante e o Governador José Serra.

            Eu até entendo que o Senador Mercadante defenda a campanha da Ministra Dilma Rousseff, mas não necessariamente o seu currículo, porque, como se viu, o currículo dela não era o que estava publicado. Mas, hoje, o Senador Mercadante descobriu que o currículo do Governador Serra não era verdadeiro. Eu recorri às notas do Partido, e o pessoal do Partido, militantes do Partido, estavam muito irritados com o Senador Mercadante.

            Então, eu vou ler o que vi.

            O pessoal diz que Aloizio, o Senador Aloizio Mercadante, colocou no seu currículo que era Doutor em Economia pela Unicamp. Aloizio publicou isso em 2006, e falou coisa parecida com isso na TV Gazeta, mas que ele nunca obteve esse título. Quando foi descoberto, ele teve que alterar o currículo, exatamente como a Ministra Dilma fez agora, como uma antecipação histórica. Parece que foi com o Senador Aloizio que a Ministra Dilma desenvolveu a capacidade de multiplicação do currículo.

            Dizer que o Governador Serra não tem Mestrado na Universidade do Chile!? Eu tenho aqui o documento para quem quiser ver. Tem, sim. Tem. Todo mundo sabe que ele tem. Obteve o título de Magister em Ciências Econômicas pela Universidade do Chile, com distinção unânime - unânime! -, depois de fazer exame de sua tese e de obter uma das mais altas avaliações nos cursos necessários para a obtenção do título. Olhe: a mais alta avaliação! O título lhe foi conferido pelo Conselho Universitário daquela Universidade em 31 de maio de 1972.

            Diga-se de passagem: em 07 de outubro de 1971, a Faculdade de Economia da Universidade do Chile declarou equivalentes ao grau de bacharel os estudos de José Serra em Engenharia e Ciências Econômicas. Serra estudara e concluíra, em 1966, o curso básico de Planejamento Econômico do ILPS, Nações Unidas, especialidade de Planejamento Industrial, com nota A. Fora aprovado no exame de ingresso ao curso de pós-graduação em Economia da mesma universidade e obtivera notas elevadas durante todo esse curso. Mais ainda: era Professor da Escola de Economia do curso de pós-graduação em Economia da Universidade do Chile.

            Serra obteve, também, um segundo mestrado em Economia: Master of Arts pela Cornell University, Estados Unidos, em 28 de maio de 1976. Imaginem! Obteve ainda o título de Ph.D - Doctor of Philosophy, em Economia, pela mesma Cornell, em 31 de agosto de 1977.

            Todos os documentos comprobatórios estão nas próprias universidades e na Unicamp, onde jamais Serra poderia ter-se tornado professor sem antes, formalmente, obter os papéis que atestavam seus estudos. Mais ainda, como professor e economista de prestígio no Brasil e no exterior, o currículo de Serra é amplamente conhecido por muitos profissionais da área. Serra jamais afirmou nem escreveu que se formou engenheiro pela Politécnica de São Paulo. Ao contrário, todos os seus contemporâneos da Poli sabem que ele não se formou em Engineering. Em diferentes apresentações do seu currículo sempre sublinhou que não concluiu os seus estudos em Engenharia.

            Uma curiosidade de um companheiro nosso. Vou dizer, mas não faz mal. Aloizio há de entender. Foi professor de Mercadante na Unicamp. Aloizio foi aluno de José Serra na universidade. Parece-me que andou bem. Não sei, tenho de perguntar ao Serra. Não sei direito. Serra, na sua campanha para Governador de São Paulo, em 2006, fez uma campanha que, infelizmente - infelizmente, não - digo, felizmente, superou em muitos votos a campanha do nosso Senador Aloizio. O Senador é nesse assunto de Serra muito suspeito.

            Ele tem lucidez em vários campos, dá para conversar com ele sobre muita coisa, mas ....

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - V. Exª me permite um aparte?

            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE) - ...mas quando o assunto é José Serra, sai de baixo, não dá para conversar com o Aloizio.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Pela ordem não tem aparte, não, Suplicy. Depois. 

            O SR. SÉRGIO GUERRA (PSDB - PE) - Ele tem uma questão não resolvida. Um dia, um dia, essa questão vai ser resolvida, porque o Senador Aloizio tem suficiente lucidez para não ficar repetindo coisas como essa. Ele não vai chegar a ser José Serra, tem uma certa dificuldade, mas seguramente ele é uma pessoa que tem um papel aqui no Senado, tem um papel em São Paulo. Disputou uma eleição lá; perdeu, mas teve muitos votos. É Senador de muitos votos. Sinceramente, não é bom para Aloizio essa discussão, ficar falando mal do currículo do outro. Se ele quer defender o currículo da Ministra Dilma, que o faça, mas deixa lá, como eu disse desde o momento em que ele falou a primeira vez, deixa o Serra de lado, porque ele está governando São Paulo


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2009 - Página 36812