Discurso durante a 134ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre o pronunciamento do senador Aloizio Mercadante.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Esclarecimentos sobre o pronunciamento do senador Aloizio Mercadante.
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2009 - Página 36813
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, PRONUNCIAMENTO, ALOIZIO MERCADANTE, SENADOR, REFERENCIA, INEXATIDÃO, INFORMAÇÕES, CURRICULO, SENADO, JOSE SERRA, EX SENADOR, FORMAÇÃO, ENGENHARIA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Está bem. Sr. Presidente, o que o Senador Aloizio Mercadante mencionou hoje está nos dados biográficos oficiais dos Senadores da 50ª Legislatura com respeito ao Governador José Serra. Aqui falava de quando ele era Senador.

Senadores Tasso Jereissati e Sérgio Guerra, eu peço sua atenção porque a referência do Senador Aloizio Mercadante... Eu quero transmitir que eu fui contemporâneo de José Serra quando ele era estudante. Eu fui eleitor, como Presidente do Centro Acadêmico da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, no Congresso da UNE de 1963, do José Serra, que foi Presidente da UNE, com o meu voto. Ele estudava na Politécnica e eu, na FGV, e fui companheiro, inclusive de atividades em defesa da democracia, pois ambos éramos críticos do golpe militar.

Ele, inclusive, exilado. E eu o acompanhei. E também o acompanhei no relacionamento quando ele foi aos Estados Unidos da América. Acompanhei-o quando ele fez um mestrado em Economia. Sabia sempre dele, dos seus estudos, bem como nos Estados Unidos. Então, não tenho qualquer dúvida sobre o conhecimento dele, de profundidade, em Economia. Formado lá no Chile, com louvor, e na Cornell University, muitas vezes interagi com ele, como faço até hoje.

Mas o que o Senador Mercadante mencionou é que, no currículo oficial, referente ao Senado, está escrito: formado engenheiro pela Universidade de São Paulo e formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade...

(Interrupção do som.)

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Foi essa referência que ele observou que não está inteiramente correta, ainda que, no currículo dele, do Governo do Estado de São Paulo, aí está explicitado conforme V. Exª aqui observou. Vou citar só:

Depois, como Presidente da UNE, em 63 e 64, foi perseguido pelo golpe de Estado que derrubou João Goulart em 1º de abril de 64 e partiu para o exílio três meses depois.

No exterior, José Serra enfrentou dificuldades e não pôde concluir seus estudos de Engenharia.

Aqui está explicitado no currículo dele do Palácio dos Bandeirantes, mas, no currículo a que se referiu o Senador Aloizio Mercadante, está, de fato, como profissão Engenheiro e Economista e está explicitado que ele foi formado em Engenharia.

(Interrupção do som.)

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Portanto, ele quis dizer que houve aqui um engano, da mesma maneira que houve aquele engano referente à questão da Ministra Dilma Rousseff, que, tendo feito os cursos de mestrado e doutoramento, não pôde concluir e acabou não concluindo.

Portanto, ele fez esse paralelo. Mas é fato que aqui, no currículo oficial do Senado Federal, está escrito diferentemente do currículo do Palácio dos Bandeirantes a sua formação em Engenharia na Poli.

Encaminho a V. Exª o documento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2009 - Página 36813