Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para a classificação do Centro Universitário de João Pessoa, o Unipê, no Índice Geral de Cursos, do Ministério da Educação, obtendo pelo segundo ano consecutivo, o melhor desempenho entre os centros universitários privados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Autor
Efraim Morais (DEM - Democratas/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Destaque para a classificação do Centro Universitário de João Pessoa, o Unipê, no Índice Geral de Cursos, do Ministério da Educação, obtendo pelo segundo ano consecutivo, o melhor desempenho entre os centros universitários privados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2009 - Página 41180
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, SAUDAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, UNIVERSIDADE PARTICULAR, MUNICIPIO, JOÃO PESSOA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), AVALIAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, APRESENTAÇÃO, ORADOR, HOMENAGEM, REITOR, PROFESSOR, ESTUDANTE, FUNCIONARIOS.

            O SR. EFRAIM MORAIS (DEM - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Presidente Mão Santa, só para fazer um registro. O Unipê, que é o nosso Centro Universitário de João Pessoa, tem o melhor índice entre as universidades privadas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

            Farei a leitura de matéria publicada, no dia de ontem, no jornal eletrônico do Nordeste WSCOM Online, e peço a V. Exª que seja publicado, na íntegra, o que disse o WSCOM a respeito do assunto, que é importante. É apenas meia lauda, Sr. Presidente; a leitura será rápida.

Pelo 2º ano consecutivo, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) teve o melhor desempenho entre os centros universitários privados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País e continua em 1º lugar entre as instituições privadas de ensino superior da Paraíba. Foi o que revelou o novo Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), divulgado ontem (31/08). O indicador afere a qualidade do ensino de universidades, centros universitários e faculdades públicas e privadas de todo o Brasil. O 1º IGC do MEC foi divulgado em setembro do ano passado e será divulgado anualmente pelo MEC.

Entre as instituições públicas e privadas da Paraíba, o Unipê obteve o quarto melhor índice, atrás somente da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, que teve índices 297 e 4; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB (293 e 3) e Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (291 e 3). Num total de 120 centros universitários privados do Brasil, o Unipê ocupa o 21º lugar.

Esse indicador considera o desempenho do estudante no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. O resultado final do IGC está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

Na avaliação do MEC, o Unipê aparece à frente de universidades federais do País, como Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Amapá e, ainda, de instituições tradicionais como Anhembi Morumbi (SP), Ibirapuera (SP), Universidade Paulista (SP), Salgado de Oliveira (RJ), Estácio de Sá (RJ) e Gama Filho (RJ).

Mais uma vez, o MEC, através dos seus modernos instrumentos de avaliação, constata que o Unipê permanece como a melhor instituição de ensino superior privado da Paraíba e o melhor Centro Universitário das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. Estes resultados orgulham não apenas a nossa Instituição [Unipê], sempre preocupada com a qualidade do ensino ministrado, mas também a Paraíba [e a todos nós, paraibanos], que vê reconhecido o valor do seu ensino superior...

            E isso nós, paraibanos, reconhecemos. Esse comentário foi feito pelo Reitor em exercício, Professor Oswaldo Trigueiro do Valle, a quem eu mando um abraço e os parabéns, e, em nome do qual, abraço também todos os professores, professoras, alunos, funcionários daquela instituição.

            Por isso, faço este registro com muito orgulho de termos a Unipê entre as 21 melhores universidades do País. É realmente um avanço importante. Parabenizo também a nossa Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande.

            Agradeço a V. Exª a tolerância, eminente Senador Mão Santa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2009 - Página 41180