Pronunciamento de João Vicente Claudino em 02/09/2009
Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de visita feita a cidades no interior do Estado do Piauí, nesse final de semana.
- Autor
- João Vicente Claudino (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
- Nome completo: João Vicente de Macêdo Claudino
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- Registro de visita feita a cidades no interior do Estado do Piauí, nesse final de semana.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/09/2009 - Página 41429
- Assunto
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, VISITA, MUNICIPIO, SÃO RAIMUNDO NONATO (PI), SANTA ROSA DO PIAUI (PI), MIGUEL LEÃO (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), ENCONTRO, LIDERANÇA, AUTORIDADE MUNICIPAL, PARTICIPAÇÃO, INCENTIVO, TURISMO, SOLUÇÃO, SISTEMA, ABASTECIMENTO DE AGUA, MELHORIA, HABITAÇÃO.
- ANUNCIO, VISITA, PALMEIRA DO PIAUI (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), LANÇAMENTO, OBRA PUBLICA, CONSTRUÇÃO, PONTE, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, SOJA, REGISTRO, NEGOCIAÇÃO, GOVERNADOR.
O SR. JOÃO VICENTE CLAUDINO (PTB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Presidente, Senador Mão Santa, agradeço pelas palavras elogiosas.
Eu quero apenas, Presidente Mão Santa, fazer alguns registros de visitas que fizemos a cidades no interior do Estado do Piauí nesse final de semana. Registro que nós não poderíamos deixar passar em branco porque são cidades importantes e trabalhos que têm que ser destacados no Piauí.
Sexta-feira, estivemos na cidade de União. Eu penso que V. Exª deve ter estado presente nos festejos de União, de São Raimundo Nonato.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Estive sábado lá, rezando, em São Raimundo Nonato.
O SR. JOÃO VICENTE CLAUDINO (PTB - PI) - Pedindo as bênçãos de São Raimundo Nonato. Estivemos lá com o Prefeito Zé Barros, o Vereador e Presidente da Câmara Ricardo Rego, o Vereador Vicente Medeiros, ambos do PTB, a Dona Sueli. Visitamos também o grande líder Valdemir Mota, o ex-prefeito Gervasinho e vimos, primeiro, o evento cultural daquela noite, que reunia artistas, coral de vaqueiros, orquestra. Vimos um garoto, Presidente Mão Santa, com oito anos de idade, o Isaac, filho do Bonsó, uma figura folclórica e amigo lá em União, com oito anos, autodidata, que começa a aprender os primeiros acordes. Mas, quem quer ser bom sanfoneiro começa com Luiz Gonzaga. Então, impressionante. Fiquei muito impressionado pelo dom daquele garoto. E, vendo também a divulgação daqueles festejos, quero elogiar o prefeito Zé Barros pelo trabalho ligado a enaltecer as belezas naturais de União, onde, naquelas belezas naturais, determinou roteiros de turismo rural. As pessoas, os visitantes que iam à União, tinham oportunidade, com guias, com carros tracionados, de visitar essas belezas, cachoeiras, dentro das florestas, das matas de União. Um dado que achei muito interessante foi a organização.
Depois fomos à Santa Rosa, na região de Oeiras, visitar a Prefeita Telma, o Vice-Prefeito Edgar, o Presidente da Câmara, o Joab, e ver recursos que tínhamos colocado para aquele Município para resolver problemas de água em povoados daquela cidade, nas lajes, nos mata-pastos. Fomos ao povoado de Santana, onde colocamos recursos, por meio da Codevasf, para perfurarmos um poço e montarmos lá um sistema de abastecimento d’água que possa atender a comunidade. Participamos também de um evento esportivo. Temos um trabalho muito forte no esporte - V. Exª bem conhece -, organizado também por um paraibano, pelo Chico Paraibano. Estivemos lá com Antônio Preto, que é líder daquela comunidade. Ficamos muito felizes de poder presenciar um evento que mobilizou toda a juventude de diversos povoados do Município de Santa Rosa do Piauí.
Estivemos, Presidente Mão Santa, na cidade de São Raimundo Nonato, na segunda-feira, fazendo parte de uma procissão com o Bispo, Dom Pedro Brito. Foi uma procissão grandiosa no encerramento dos festejos com o Prefeito Padre Herculano, Deputado Elisaías, o Dr. Isaías, a Vereadora Lisete. À noite participamos de um evento, também de encerramento, que foi um show em praça pública, que reuniu mais de vinte mil pessoas de toda a grande região de São Raimundo Nonato, e até mesmo da Bahia, ali de Remanso, Campo Alegre de Lurdes, da parte de Pernambuco, Petrolina. Enfim, um evento que marcou com chave de ouro o maior festejo da história de São Raimundo Nonato, hoje administrada tão bem pelo Padre Herculano Negreiros.
No sábado, Senador Mão Santa, estivemos na cidade de Miguel Leão, que hoje tem a sua frente o Prefeito Bismark de Areia Leão, o Vice-prefeito José Angerry, mais conhecido pelo povo como Cheiro, o Presidente da Câmara, o Areinha. Fomos lá, acompanhados da amiga Betânia Rios, e lá, Presidente Mão Santa, na segunda-feira, vi uma matéria que saiu no jornal O Dia, de 31 de agosto, que destaca o trabalho feito pelo Prefeito Bismark em Miguel Leão. Ele está fazendo um trabalho, primeiro, de alcance da melhoria habitacional com recurso próprio, Eu sei que há órgãos do Governo que, se destinarmos emendas, recursos, nós podemos fazer isso. Mas precisava ver, Presidente Mão Santa, a alegria das famílias, da casa. Quando entrei na cidade, eu pensei assim que era uma restauração como foi feito em Olinda, as casas, cada uma com uma cor diferente, novas, reformadas. E tudo isso feito com recursos próprios, que hoje, o senhor que, como costuma dizer, foi “prefeitinho” de uma cidade como Parnaíba... Sabemos das dificuldades por que passam as prefeituras, não só do nosso Piauí, mas as prefeituras do Brasil. No dia 08 haverá uma mobilização comandada pela PPM, em Teresina, uma caminhada dos prefeitos em busca de recompor as contas públicas, e vimos o Prefeito Bismarck fazer essa melhoria habitacional. É um programa em que ele pretende recuperar 250 casas. E se nós virmos 250 casas em Miguel Leão, o menor Município do Piauí, onde vivem algo em torno de 1.400 habitantes e pouco mais de 900 eleitores, é um volume muito grande residências em um Município como Miguel Leão.
Fiquei muito feliz. - além de ele ser do PTB - após essas visitas, após participarmos dos festejos de Miguel Leão e haver um evento pela primeira vez na história - isso não é muito comum isso acontecer nas cidades -, por presenciamos uma festa de 15 anos, realizada pelo serviço social da prefeitura. Na cidade, reuniram-se 13 garotas de 15 anos. Eu vi ali os pais, as mães, a família participando e a alegria estampada no rosto de cada um. Sem ver cores partidárias ou a situação financeira. Mas vi a alegria daquelas garotas, a alegria daquelas famílias e disse naquele momento que normalmente nós, políticos, gostamos de realizar obras em que possamos deixar placas gravadas com o nosso nome.
Essa é uma obra que mexe com o íntimo do ser humano, que mexe com a autoestima das pessoas, na valorização humana.
Como V. Exª sempre coloca muito bem, uma imagem vale mais do que 10 mil palavras. Nós vimos a satisfação das famílias e do ser humano por estarem presentes naquela noite e participarem daquele evento. Eu pude estar presente e vi a grande obra. E, quero aqui, pela TV Senado e pela Rádio Senado, parabenizar o Prefeito Bismarck, a Primeira-Dama Denise, o Vice-Prefeito José Angerry, todos os Secretários Municipais, todos aqueles que fizeram aquela grandiosa festa, o organizador da festa, Vilar, um garoto de 17 anos, também lá de Miguel Leão, por terem propiciado àquelas famílias aquele momento único, extraordinário na vida delas.
Para encerrar, Presidente Mão Santa, há três semanas, eu estive aqui também relatando a visita que fiz ao Município de Palmeira do Piauí e disse, em contato com o Prefeito João da Cruz, com os Vereadores, com os Secretários, que o grande sonho daquela comunidade era a construção de uma ponte sobre o rio Gurguéia, dado o volume de carretas, de tráfego que transporta soja que desce pelo cerrado, que passa por Palmeira do Piauí. Essa ponte que dá sustentação a esse transporte foi construída em 1996, ainda no seu Governo, e não tem capacidade para suportar a carga que por ali passa. Amanhã nós estaremos indo a Palmeira do Piauí com o Deputado Osmar Júnior. Os 3,2 milhões para a construção da ponte foram discutidos (e aprovados) com o Governador do Estado, Wellington Dias, e nós estaremos lá junto com o Prefeito João da Cruz para lançar essa obra que vai marcar época naquela região e participar junto com o Deputado Osmar, com o Governador da concretização desse grande sonho.
Eram esses os registros, Presidente Mão Santa, que eu tinha que fazer nesta noite para enaltecer a grande força do povo piauiense das cidades tradicionais que tão bem preservam a religiosidade, a cultura, a força do turismo, do trabalho e da dignidade da sua gente.
Era o que tinha a dizer e agradecer a V. Exª.