Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao município de Ladário, no Mato Grosso do Sul, pelo transcurso dos seus 231 anos de fundação.

Autor
Valter Pereira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Valter Pereira de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao município de Ladário, no Mato Grosso do Sul, pelo transcurso dos seus 231 anos de fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2009 - Página 41437
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, MUNICIPIO, LADARIO (MS), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), REGISTRO, HISTORIA, CIDADE, LOCAL, PANTANAL MATO-GROSSENSE, ORIGEM, COLONIZAÇÃO, PROTEÇÃO, FRONTEIRA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, ELOGIO, TURISMO, PESCA, PECUARIA, REITERAÇÃO, COMPROMISSO, ORADOR, BUSCA, RECURSOS, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. VALTER PEREIRA (PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, ocupo a tribuna hoje apenas para fazer uma homenagem, uma homenagem ao Município de Ladário, no Estado de Mato Grosso do Sul, que hoje completa 231 anos.

            Meus parabéns a todos aqueles que escolheram aquele Município para morar e trabalhar. A história do Mato Grosso do Sul, Sr. Presidente, está intimamente ligada à história dessa cidade, localizada no coração do Pantanal e banhada pelas águas piscosas do rio Paraguai.

            Foi em Ladário, na metade do século XVIII, no dia 2 de setembro de 1778, que o sertanista João Leme do Prado aportou suas canoas e começou a construir as bases da futura cidade, que conquistou a sua emancipação política em 1953.

            Sabia aquele velho bandeirante que estava erguendo uma estratégica cidadela para a defesa da nossa Pátria, pois, ali, na fronteira, existiam fontes de grande tensão política. Havia uma disputa secular entre a Coroa portuguesa e a Coroa espanhola pelas terras dos guaranis.

            Aliás, essa rusga redundou na trágica Guerra do Paraguai (1864-1870), em que numerosos brasileiros e irmãos do país vizinho perderam suas vidas.

            Depois, em 1873, em função da reconhecida importância geopolítica desse Município, que faz fronteira com a República da Bolívia, e que está ao lado de Corumbá, na divisa, que é outro próspero Município do Mato Grosso do Sul, foi construído o Arsenal da Marinha.

            Essa fortificação militar é um marco indelével da cidade, mas também pode-se contar a história do Município pelo velho porto, a casa do artesão, o pátio ferroviário ou pelos inúmeros sítios arqueológicos de Ladário.

            Ladário é uma cidade que nasceu com a missão de defender o Brasil e espantar a cobiça estrangeira.

            Porém, com o tempo, seu povo trabalhador e hospitaleiro encontrou outras atividades para atrair aqueles que gostam da natureza, de uma pescaria farta ou de uma peixada que só o ladarense sabe fazer. 

            Mas, a rigor, Ladário é mais do que isso. Tem um importante rebanho bovino, como em todas as cidades do pantanal, um comércio ativo e uma rede de serviços moderna e eficaz.

            É um local onde se pode passear ou morar com conforto e segurança.

            Ladário, enfim, é um ponto de ligação entre o Brasil e o mundo.

            Ao encerrar essa singela homenagem, e esperei aqui, Sr. Presidente, até esta hora, exatamente para não deixar passar em branco o aniversário dessa simpática cidade. Quero reiterar o meu compromisso com a sua população para adotar todas as medidas necessárias, como já venho fazendo, articulando recursos para o Município, a fim de garantir o seu desenvolvimento, a sua prosperidade e, sobretudo, para proteger aquele patrimônio, que é patrimônio de Mato Grosso do sul, um patrimônio de toda nossa fronteira.

            Em nome e na pessoa do Prefeito, meu amigo José Antonio, quero fazer a minha saudação efusiva a todos os seus habitantes.

            E, ao encerrar as minhas palavras, Sr. Presidente, quero dizer que eu gostaria hoje, imensamente, de estar lá junto com sua população, comemorando o seu aniversário. Mas, daqui de longe, do centro do Brasil, da nossa capital federal, quero levar a todos os habitantes de Ladário o meu abraço e dizer que, embora estando aqui em Brasília, o meu coração está lá em Ladário, comemorando o aniversário daquele importante Município.

            Na verdade, o que eu queria fazer, nesta tarde e noite, Sr. Presidente, era só prestar a minha homenagem ao Município de Ladário.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2009 - Página 41437