Pronunciamento de Romero Jucá em 02/09/2009
Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do recebimento do Ofício 776, do Gabinete do Ministro José Barroso Pimentel, da Previdência Social, sobre as obras da Previdência em andamento no Estado de Roraima.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PREVIDENCIA SOCIAL.:
- Registro do recebimento do Ofício 776, do Gabinete do Ministro José Barroso Pimentel, da Previdência Social, sobre as obras da Previdência em andamento no Estado de Roraima.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/09/2009 - Página 41439
- Assunto
- Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, OFICIO, MINISTERIO DA PREVIDENCIA SOCIAL (MPS), DETALHAMENTO, OBRAS, REFORMULAÇÃO, SEDE, PREVIDENCIA SOCIAL, CAPITAL DE ESTADO, POSTO, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE RORAIMA (RR), APLICAÇÃO DE RECURSOS, PRAZO, CONCLUSÃO, PLANO, EXPANSÃO, ATENDIMENTO, TRABALHADOR, REDUÇÃO, TEMPO, BUROCRACIA, CONCESSÃO, BENEFICIO, FACILITAÇÃO, ACESSO, INTERNET, INFORMAÇÃO, CAMPANHA, COMBATE, ECONOMIA INFORMAL, LANÇAMENTO, DOCUMENTO, ESCLARECIMENTOS, EMPRESARIO, MICROEMPRESA, DIREITOS, NATUREZA PREVIDENCIARIA, CURSOS, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), CREDITOS, GRATUIDADE, SERVIÇO, CONTABILIDADE, POSSIBILIDADE, VENDA, PRODUTO, GOVERNO, ELOGIO, PARTICIPAÇÃO, INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), AUDIENCIA, JUIZADO ESPECIAL, AMPLIAÇÃO, INCLUSÃO, COMPROMISSO, APROXIMAÇÃO, POPULAÇÃO, PROMOÇÃO, CIDADANIA.
O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho o prazer de dar ciência, a este egrégio Plenário, do Ofício nº 776 do Gabinete do Ministro José Barroso Pimentel, da Previdência Social. O documento alude às obras da Previdência em andamento no Estado de Roraima, a saber: a reforma da sede onde está instalada a Gerência Executiva, na Capital, Boa Vista, orçada em 791 mil reais e com término previsto para dezembro próximo; e a reforma do posto de atendimento de Rorainópolis, que exigirá recursos de 1 milhão e 300 mil reais e deverá ser concluída em março do ano que vem.
Essas obras, Sr. Presidente, fazem parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento com o qual o Ministério da Previdência Social pretende se aproximar dos trabalhadores brasileiros, proporcionando segurança, conforto e comodidade para suas famílias. Esta, aliás, tem sido uma das preocupações do Ministro José Barroso Pimentel: reduzir o tempo de atendimento aos segurados, desburocratizar a concessão dos benefícios e facilitar o acesso ao sistema, seja por meio dos recursos da internet, seja pela expansão da rede física de atendimento. A expansão dos postos de atendimento tem reduzido os transtornos com deslocamento e os gastos com transporte aos quais ainda hoje se submete grande parte da população, especialmente nas pequenas comunidades.
No mesmo ofício, Sr. Presidente, o Ministro José Barroso Pimentel presta informações sobre a campanha para formalização do emprego e do trabalho em nosso País. “A proposta - destaca o documento - é resgatar a cidadania de milhões de pessoas que desenvolvem suas atividades na informalidade, possibilidade que foi dada pela Lei Complementar nº 128/2008, que além do potencial de formalizar um universo de 11 milhões de pessoas, permite que empreendedores individuais tenham acesso à proteção previdenciária, com os benefícios da aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença”.
Não será exagero, Srªs e Srs. Senadores, afirmar que o trabalhador brasileiro que vive na informalidade é um cidadão “pela metade”. Além de não ter os benefícios já citados, em caso de morte deixa a família completamente desamparada. Para reverter essa situação do mercado de trabalho, a Previdência Social lançou uma pequena cartilha, intitulada Guia do Empreendedor Individual. Ali, o trabalhador pode se informar de como ficou fácil, com a Lei da Micro e Pequena Empresa, tornar-se um empreendedor individual e passar a ter acesso aos benefícios previdenciários, além de outros como cursos do Sebrae, crédito mais barato, possibilidade de vender seus produtos para o Governo ou contar com serviços de contabilidade gratuitos.
Gostaria de ressaltar, ainda, Sr. Presidente, outro trabalho que vem sendo desenvolvido pela Previdência no sentido de facilitar a vida do contribuinte. Trata-se da participação da Procuradoria Especializada do INSS nas audiências dos Juizados Especiais Federais Itinerantes. Essas audiências beneficiam principalmente aquelas pessoas que moram em locais distantes e que não têm recursos para procurar a rede de postos de atendimento. Roraima foi um dos Estados beneficiados por esse mutirão, que somente no ano passado promoveu 4.800 audiências e logrou efetivar cerca de 3.600 conciliações.
Em todos esses procedimentos, Sr. Presidente, podemos observar um esforço e um compromisso da Previdência Social em se aproximar da população, em aprimorar o atendimento e em promover a cidadania. Em seu ofício, o Ministro Pimentel se mostra reconhecido pelo apoio que vem merecendo dos congressistas “que se somaram a esse projeto de reconstrução da Previdência Social como fator de desenvolvimento social e econômico”. De nossa parte, queremos também retribuir esse reconhecimento e dizer que estamos orgulhosos em colaborar com a Previdência no seu processo de modernização e de estreitamento dos laços com o contribuinte e o trabalhador brasileiro.
Muito obrigado!