Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela realização da sessão especial dedicada ao Dia do Corretor de Imóveis. Defesa da manutenção da urgência para apreciação dos projetos do pré-sal. (como Líder)

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FISCAL. HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.:
  • Satisfação pela realização da sessão especial dedicada ao Dia do Corretor de Imóveis. Defesa da manutenção da urgência para apreciação dos projetos do pré-sal. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2009 - Página 41627
Assunto
Outros > POLITICA FISCAL. HOMENAGEM. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), CONCESSÃO, INCENTIVO FISCAL, EMPRESA DE EXPORTAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, PEQUENA EMPRESA, MEDIA EMPRESA.
  • SAUDAÇÃO, REALIZAÇÃO, SESSÃO SOLENE, INICIATIVA, ORADOR, COMEMORAÇÃO, DIA, CORRETOR DE IMOVEIS, AGRADECIMENTO, PARTICIPAÇÃO, SENADOR, COMENTARIO, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.
  • DEFESA, MANUTENÇÃO, REGIME DE URGENCIA, TRAMITAÇÃO, PROJETO, REGULAMENTAÇÃO, EXPLORAÇÃO, PETROLEO, RESERVATORIO, SAL, IMPORTANCIA, AGILIZAÇÃO, DEBATE, GARANTIA, DISTRIBUIÇÃO, RIQUEZAS, DESTINAÇÃO, DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO CARENTE, DESENVOLVIMENTO, CIENCIA E TECNOLOGIA, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE.

            O SR. GIM ARGELLO (PTB - DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado. Agradeço ao Senador João Pedro, da mesma forma como agradeço ao Senador Jefferson Praia, ao nobre Presidente Senador Mão Santa e ao Senador Paulo Paim.

            Na mesma linha do Senado Paulo Paim, queria parabenizar também esta Casa porque hoje tivemos uma votação importante: a da MP nº 462, com as medidas que foram tomadas com relação ao crédito prêmio do IPI. Realmente, agora, Brasília não tem esse crédito, porque nosso processo de exportação é muito pequeno, mas o Senador Sérgio Zambiasi sempre fez questão de defender os pequenos e médios exportadores do Rio Grande do Sul, como todos aqueles do País. Então, foi muito importante essa medida que foi votada hoje com essa emenda na MP nº 462.

            Dizendo isso, parabenizando também o Senador Paulo Paim e todos aqueles que participaram da votação, queria dizer da minha satisfação pela sessão solene que foi conduzida hoje, tão bem conduzida pelo Senador Mão Santa.

            Senador Mão Santa, nosso muito obrigado. Os corretores de imóveis deste País agradecem. Tenho muito orgulho do fato de que uma das minhas profissões, Senador Mão Santa, seja a de corretor de imóveis. Pedi a sessão solene porque conheço bem o Presidente Nacional do Conselho dos Corretores de Imóveis, João Teodoro, conheço o Presidente do Conselho dos Corretores de Imóveis do Distrito Federal, Luiz Carlos Attié. Sei da importância dessa profissão, não só para Brasília, mas para o Brasil. É uma profissão de pessoas sérias, honradas, uma categoria laboriosa, que realmente contribui muito para o País.

            Hoje, nessa homenagem, falaram vários Senadores, de vários Estados. Do Distrito Federal, falou o Senador Adelmir Santana, ao qual agradeço; o Senador Cristovam Buarque; V. Exª, Senador Mão Santa; a Senadora Ideli Salvatti; o Senador por Tocantins Leomar Quintanilha. Por quê? Porque todos os Estados compreendem a importância de mais uma profissão regulamentada, como a profissão de corretor de imóveis.

            Só queria deixar esse registro porque acredito em todas as profissões. Outro dia, neste plenário, votamos a regulamentação da profissão de mais uma categoria. Isso é muito importante, porque é geração de emprego e renda em nosso Brasil. Nosso País, graças a Deus, vem crescendo ano a ano. Em nosso País, graças a Deus, estamos tirando, por meio do Governo do Presidente Luiz Inácio da Silva, mais de 40 milhões de pessoas da linha da pobreza. Nosso País vem evoluindo. Isso é a prova de que estamos acertando, de que estamos melhorando, e muito.

            Vejo aqui, Senador João Pedro, essas discussões que estamos travando, dia a dia, sobre o nosso pré-sal. Acertadamente, hoje, mais uma vez, os líderes confirmaram a urgência dos quatro projetos relacionados ao pré-sal. Isso é muito importante para o nosso País, porque é uma riqueza que vai ser distribuída, Senador João Pedro, Senador Jefferson Praia. Uma riqueza que vai ser distribuída com todo o País, uma riqueza que é de todos os brasileiros, uma riqueza que vai ser distribuída principalmente para a área da educação básica, para o desenvolvimento de todo o nosso País, com todos aqueles mais humildes, e não só de poucos Estados. Não vamos criar um feudo aqui, igual existe nos Emirados Árabes. Não vamos criar emirados no Brasil, não. Nós vamos distribuir isso para todo o País, para que toda essa riqueza do pré-sal possa, sim, atender a todos aqueles mais humildes; pode ser do interior, pode ser do nosso Piauí, ou do nosso Rio Grande do Sul, ou da nossa Amazônia, de Goiás ou do Distrito Federal. Que todos possam, sim, ter condições de desfrutar dessa riqueza natural do povo brasileiro, através da educação, como foi muito bem colocado no fundo educacional, Senador Paim, que está vindo aí, do fundo social do pré-sal, que está vindo aí para atender a área de ciência e tecnologia, que está vindo aí para atender a área de cultura e, principalmente, Senador Paim, a área de educação. Essa é que nós temos que pegar. E o meio ambiente, Senador Paim, muito bem lembrado. O meio ambiente, preocupação do Senador Jefferson Praia, do Senador João Pedro, do Senador Arthur Virgílio, dos Senadores da Amazônia. Principalmente os Senadores do Norte do País têm uma preocupação muito forte com o meio ambiente, que também é nossa preocupação.

            Então, essa foi a preocupação do Governo Federal. E venho aqui dizer que foi acertada a decisão de continuarmos com a urgência, sim. Vamos discutir. Se preciso for, todos os dias, vamos falar sobre o pré-sal, vamos analisar todas as camadas. Vamos analisar, sim, porque o Senado - a Câmara e depois o Senado - está pronto a trabalhar, se preciso diuturnamente, todos os dias. Vamos aprofundar essa discussão do pré-sal, porque os quatro projetos com urgência são importantes. Não é importante para este Governo não; é importante para o País.

            Muito obrigado, Senador Paim. Era o que eu tinha a dizer.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2009 - Página 41627