Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Associação Comercial e Industrial de Roraima, que comemorou ontem 65 anos, e aos médicos veterinários do país, que celebram amanhã, dia 9, o Dia do Médico Veterinário.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Associação Comercial e Industrial de Roraima, que comemorou ontem 65 anos, e aos médicos veterinários do país, que celebram amanhã, dia 9, o Dia do Médico Veterinário.
Publicação
Publicação no DSF de 09/09/2009 - Página 42202
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIA, ESTADO DE RORAIMA (RR), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, MODERNIZAÇÃO, VITORIA, TRANSFERENCIA, CAPITAL DE ESTADO, AREA DE LIVRE COMERCIO, INTERIOR, SAUDAÇÃO, EX PRESIDENTE, REGISTRO, RECLAMAÇÃO, OPERAÇÃO, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), EFEITO, DESEMPREGO, EXPLORAÇÃO, MADEIRA.
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, VETERINARIO, REGISTRO, INICIATIVA, CONSELHO REGIONAL, MEDICINA, PREFEITO DE CAPITAL, REALIZAÇÃO, SEMANA, VETERINARIA, HOMENAGEM POSTUMA, JONAS PINHEIRO, EX SENADOR, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, PREVENÇÃO, SAUDE PUBLICA, VIGILANCIA SANITARIA.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Antonio Carlos Magalhães Júnior, Srªs e Srs. Senadores, quero aqui fazer duas homenagens desta tribuna, e a primeira delas dirijo à Associação mais antiga do meu Estado, a Associação Comercial e Industrial de Roraima (Acir), que comemorou ontem 65 anos. A Acir desempenha um importante papel no meu Estado, Sr. Presidente. Estive presente à solenidade que comemorou os 65 anos da Acir, em Boa Vista, mas não tive oportunidade de falar. Por isso, faço, da tribuna, esta homenagem.

            É uma Associação Comercial que teve sempre posições políticas bem definidas, nunca foi vaquinha de presépio de governos, nem na época em que os governos não eram democráticos. Foi um órgão que sempre lutou pela democracia e que sempre foi gerida de forma democrática. A única crítica que faço à nossa Acir é ao fato de ela nunca ter contado com um presidente do sexo feminino. A Acir tem se destacado por priorizar o trabalho, o desenvolvimento e a modernização de Roraima. Entre as últimas conquistas da Acir, está a criação da Área de Livre Comércio (ALC) em Boa Vista, ou melhor, a transferência da área de Pacaraima para Boa Vista, que está apenas faltando ser implantada para poder se desenvolver. A Acir conta hoje com 250 associados.

            Na sessão de ontem, foram homenageados cinco ex-Presidentes, Newton Tavares, Carlinhos Freire, Mundico Marques, Ramiro Silva, Paulinho Pereira, e também o empresário Laerte Oestreicher, que é do ramo madeireiro e que reclamou muito lá o fato de terem sido desativados muitos empregos no nosso Estado e de enfrentar dificuldades. Ele contava com mais de cem trabalhadores, mas, hoje, emprega apenas 28 trabalhadores, em virtude das ações exageradas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no meu Estado.

            Quero prestar outra homenagem, Sr. Presidente Mão Santa, esta dirigida aos médicos veterinários do meu Estado e do Brasil. Amanhã, no dia 9, Dia do Médico Veterinário, vai começar a Semana Roraimense de Medicina Veterinária, realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), com o apoio da Prefeitura de Boa Vista.

            Também quero fazer uma homenagem especial ao nosso Senador Jonas Pinheiro, que era veterinário e que partiu. Também cito os primeiros veterinários do meu Estado, o Dr. Juscelino Eucádio, o Dr. Borges, o Dr. José Luiz e o Dr. Rozael, e também o primeiro veterinário formado nascido em Roraima, que se formou na Universidade Rural do Rio de Janeiro, o Dr. José Augusto Macagi. Ele foi o primeiro que se formou lá, e o último que lá se formou foi meu filho, Sílvio Botelho Neto, que se formou há alguns anos na Universidade Federal de Roraima. Também presto homenagem ao Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Dr. Haroldo Trajano.

            Haverá palestras destinadas aos médicos veterinários, aos zootecnistas, aos alunos de Zootecnia - em Roraima, ainda não há a Faculdade de Veterinária -, a todos que tenham interesse em reprodução animal. O objetivo das palestras é o de reciclar os profissionais e o de passar informações para os novos técnicos que se estão formando.

            Quero parabenizar os veterinários pelo seu dia, comemorado no dia 9, e quero destacar a importância da categoria para manter o equilíbrio na saúde pública, na saúde humana. O veterinário é responsável principalmente pelas prevenções de doenças no homem. São eles que fazem inspeções de alimentos, de matadouros e de frigoríficos e que são responsáveis pela saúde animal. Não existe produtividade agrícola se não houver veterinário. Eles também trabalham no controle das zoonoses.

            No dia 12, haverá o encerramento da Semana do Médico Veterinário, com uma exposição na Praça das Artes, na Avenida Ene Garcez. Haverá vários estandes, representando vários segmentos da atividade veterinária, como inspeção, registro de animais, clínicas veterinárias e produtos e serviços da mesma área.

            Sr. Presidente Mão Santa, era isso o que eu tinha a dizer. Encerro, reafirmando meus parabéns aos profissionais veterinários que estão a serviço da saúde do Brasil.

            Feliz Dia do Médico Veterinário amanhã para todos os veterinários do nosso País, especialmente para os de Roraima!

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/09/2009 - Página 42202