Fala da Presidência durante a 140ª Sessão Especial, no Senado Federal

Associa-se à homenagem de pesar pelo falecimento do médico piauiense João França Filho.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Associa-se à homenagem de pesar pelo falecimento do médico piauiense João França Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 26/08/2009 - Página 38560
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MEDICO, ESTADO DO PIAUI (PI), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, COMENTARIO, HISTORIA, DESENVOLVIMENTO, MEDICINA, AMBITO ESTADUAL, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa.PMDB - PI) -Senador João Vicente, queria cumprimentá-lo e também ao Leomar Quintanilha, que, é sabido, foi lá e roubou uma das mulheres mais interessantes do Piauí, em Corrente, e construiu uma bela família com uma mulher do Piauí. Ele é inteligente.

            Queria pedir ao João Vicente que assinasse aqui, porque tenho pronto um requerimento de pesar pelo falecimento do Dr. João França Filho, com apresentação de condolências à família.

            Estão aqui seus filhos: Sônia Maria França Mendes de Carvalho, Renato Tajara, João França Neto; e o voto de pesar a Rosa Amélia França, que é a esposa.

            O Piauí é uma referência em excelência em medicina, e isso se deve ao fato de Getúlio Vargas, quando da sua ditadura, ter colocado um interventor médico, Leônidas Melo, diferentemente de todos da região, que eram tenentes. Leônidas Melo construiu o grande Hospital Getúlio Vargas, ao qual fiz um anexo, o pronto-socorro, quando Governador. E, mais ainda, depois teve Clidenor Freitas. Ele, um líder, morreu recentemente, mas foi Deputado Federal, Presidente do Ipase, cassado pela revolução, exilado. Então, antes ele tinha construído o primeiro e mais avançado hospital psiquiátrico, Meduna, de tal maneira que isso fez com que deslanchasse. Havia uma faculdade de Medicina, e construímos, no nosso Governo, a segunda, a Uespi, do Estado. De repente, mais duas.

            Lamentamos pelo Dr. João França Filho, uma perda imensa. Ele, associado com outros médicos, Dr. Diba e Dr. Angeli, construiu a Casamater, que hoje é o Hospital Aliança Casamater, que tem uma faculdade privada. Realmente, um dos hospitais privados pioneiros.

            A medicina avançou tanto, que tivemos o privilégio, Leomar Quintanilha, de colocar o Piauí na era dos transplantes. Nós - o nosso Governo -, possibilitando bolsa à classe médica, colocamos o Piauí na era dos transplantes. No meu Governo, acompanhei os primeiros transplantes cardíacos com êxito.

            Então, a classe médica do Piauí é referência e excelência no Brasil. E, quanto ao que V. Exª disse hoje, o sul é riquíssimo, e o nosso Governo é que plantou. Nós trouxemos, em um dia só, 300 famílias da Cotrirosa e as fixamos em Bom Jesus. Depois, junto com João Vicente, Secretário de Indústria e Comércio, fixamos a Bunge, a fábrica de cimento, a fábrica de bicicletas do grupo Claudino e 27 fábricas de castanhas.

            Então, João Vicente demonstrou que, chegando ao Governo do Estado, continuará a desenvolver a riqueza, mostrando-se preocupado com a geologia e as riquezas, principalmente minerais, como a opala.

            Com a palavra, Leomar Quintanilha, o último orador inscrito. S. Exª é Senador do Tocantins, feliz político pela mulher que tem e que conquistou no Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/08/2009 - Página 38560