Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Compromisso da oposição em votar as matérias de interesse do país. Defesa da necessidade de esclarecimentos sobre a escalada de demissões e a suspeitas de aparelhamento, após o afastamento da Dra. Lina Vieira, da Secretaria da Receita Federal.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Compromisso da oposição em votar as matérias de interesse do país. Defesa da necessidade de esclarecimentos sobre a escalada de demissões e a suspeitas de aparelhamento, após o afastamento da Dra. Lina Vieira, da Secretaria da Receita Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2009 - Página 38785
Assunto
Outros > SENADO. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMPROMISSO, OPOSIÇÃO, VOTAÇÃO, MATERIA, TRAMITAÇÃO, PAUTA, REGISTRO, GARANTIA, NOMEAÇÃO, INACIO ARRUDA, SENADOR, ATUAÇÃO, RELATOR, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG).
  • IMPORTANCIA, ESCLARECIMENTOS, DEMISSÃO, DIRETOR REGIONAL, RECEITA FEDERAL, APURAÇÃO, SUSPEIÇÃO, APARELHAMENTO, POSTERIORIDADE, AFASTAMENTO, EX-CHEFE, SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL.

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, basta fazer uma avaliação rápida no plenário, até coonestando as palavras do Senador Antonio Carlos Valadares, para se verificar que no plenário há muito mais Senadores da Oposição do que da base do Governo e nós estamos aqui para votarmos e votarmos assuntos do interesse do País e do Governo: a indicação de Embaixadores que, claro, é do interesse do País e aprovarmos nomes indicados para a Agência Nacional de Águas, que é um assunto do interesse do Governo. E estaremos aqui para discutirmos as matérias de interesse do povo brasileiro.

            Eu conversava com o Senador Romero Jucá e com o Senador Arthur Virgílio e pactuamos conversar, na próxima semana, a pauta possível de votação - de matérias importantes, dentre aquelas que estão represadas, para que possamos votar. Se houver debate que haja debate, se houver voto “sim”, que seja votado “sim” e se houver voto “não”, que seja votado o voto “não”. Agora, é preciso que se deixe claro: se fizer uma avaliação no plenário, neste momento, quem está presente, aqui, é a Oposição. A base do Governo não está presente. E dentro do clima de harmonia a que o Senador Romero Jucá se refere, pode ficar a base do Governo certa de que o cumprimento da indicação do Relator da CPI das ONGs vai ser cumprido, vai ser efetivado. O Presidente Heráclito Fortes vai indicar o Relator conforme o acordo que foi feito para que se instalasse a CPI da Petrobras, assim como eu gostaria de contar com a compreensão da Casa e dos Líderes do Governo para um fato que se impõe: todos os dias, há três, Sr. Presidente, as manchetes de jornais trazem notícias de insatisfações crescentes, notícias de aparelhamento que tem que ser esclarecido na Secretaria da Receita Federal.

            Desde que a Dr. Lina Vieira saiu, há uma escalada de demissões e há uma escalada de suspeitas de aparelhamento. Eu não quero dizer que passem de suspeitas e cheguem a conclusões, mas tem que ser esclarecido e tem que ser esclarecido nesta Casa, com a colaboração desta Casa, que tem comissões de esclarecimentos e que vai apresentar requerimentos para que as pessoas que podem esclarecer esse assunto aqui venham, com o de acordo Governo e Oposição para esclarecer o que o Brasil quer saber.

            Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2009 - Página 38785