Pronunciamento de Flávio Arns em 26/08/2009
Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Leitura do requerimento, assinado por vários senadores em atenção à programação da V Semana do Senado Federal de Acessibilidade e Valorização da pessoa com deficiência.
- Autor
- Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Leitura do requerimento, assinado por vários senadores em atenção à programação da V Semana do Senado Federal de Acessibilidade e Valorização da pessoa com deficiência.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/08/2009 - Página 39027
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- LEITURA, REQUERIMENTO, ASSINATURA, GRUPO, SENADOR, SOLICITAÇÃO, REALIZAÇÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, CRIADOR, CODIGO BRAILLE, DESTINAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, CEGO, PERIODO, SEMANA, SENADO, VALORIZAÇÃO, ACESSO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA.
O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço, Sr. Presidente. Eu só quero ler o requerimento assinado por vários Senadores e Senadoras em atenção à programação da V Semana do Senado Federal de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, a realizar-se em dezembro de 2009.
“[...] requeremos que seja realizada sessão especial do Senado Federal em homenagem ao bicentenário de nascimento de Louis Braille, inventor do Sistema Braille de leitura e escrita para cegos, que neste ano será o tema da comemoração. Por recomendação da União Mundial de Cegos, ente opinativo da organização das Nações Unidas para assuntos relacionados à falta de visão, em 2009 o bicentenário de Louis Braille será comemorado em 159 países. Cego desde os dois anos de idade devido a um acidente doméstico, Louis Braille empregou sua inteligência brilhante no desenvolvimento de um código de comunicação universal, perceptível ao tato, que tornou possível ao cego o acesso à leitura e à escrita. O sistema Braille é utilizado mundialmente como instrumento de leitura e alfabetização de cegos, tendo sido implantado no País em 1850, sendo o Brasil o primeiro país da América Latina a utilizá-lo, além de possuir o maior parque de impressão em Braille do subcontinente. O Braille é uma ferramenta que garante que as pessoas cegas e com baixa visão tenham acesso à igualdade e à liberdade universais, com a convicção de que podem participar ativamente no futuro vibrante do mundo, em todos os seus contextos.”
O requerimento, Sr. Presidente, é assinado pelos Senadores Augusto Botelho, Cristovam Buarque, Eduardo Azeredo, Flávio Arns, Gim Argello, Papaléo Paes, Paulo Paim, Roberto Cavalcanti, Romeu Tuma e Sérgio Zambiasi.
Deixo-o em aberto, inclusive, para que os demais Senadores que eventualmente desejem subscrever o requerimento para essa sessão especial do Senado Federal, na V Semana do Senado Federal, a realizar-se em dezembro de 2009, possam fazê-lo.
Agradeço, Sr. Presidente, a gentileza de V. Exª.