Discurso durante a 155ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa. em eventos religiosos, ontem, na cidade de Santa Cruz dos Milagres, no Piauí. Críticas à propaganda enganosa aposta em placa sobre obra do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, no Piauí.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO MUNICIPAL.:
  • Registro da participação de S.Exa. em eventos religiosos, ontem, na cidade de Santa Cruz dos Milagres, no Piauí. Críticas à propaganda enganosa aposta em placa sobre obra do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, no Piauí.
Aparteantes
Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2009 - Página 43336
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO MUNICIPAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, MUNICIPIO, SANTA CRUZ DOS MILAGRES (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), PARTICIPAÇÃO, CERIMONIA RELIGIOSA, ELOGIO, CRESCIMENTO, TURISMO, RELIGIÃO, SUPERIORIDADE, MOBILIZAÇÃO, POVO, COMENTARIO, ANTERIORIDADE, GESTÃO, ORADOR, LIBERAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, ASFALTAMENTO, RODOVIA, CONSTRUÇÃO, BARRAGEM, REGULARIZAÇÃO, RIO, OBRAS, URBANIZAÇÃO, INFRAESTRUTURA, EDIFICIO, SEDE, IGREJA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, ARCEBISPO, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, ENCONTRO, AUTORIDADE MUNICIPAL, SACERDOTE, SAUDAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, POVO, FESTA, RELIGIÃO.
  • DENUNCIA, GOVERNADOR, MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, DIVULGAÇÃO, OBRAS, AEROPORTO INTERNACIONAL, MUNICIPIO, SÃO RAIMUNDO NONATO (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), FERROVIA, AUSENCIA, REALIZAÇÃO, REPUDIO, DESCUMPRIMENTO, PROMESSA, SEMELHANÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANUNCIO, PRODUÇÃO, Biodiesel, REGIÃO, PREJUIZO, INVESTIMENTO, GOVERNO, DESRESPEITO, CIDADÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, evidente que o assunto que me traz aqui é o anunciado pelo Senador Mão Santa.

            Ontem eu fui à cidade de Santa Cruz dos Milagres, no Piauí, onde estava se realizando um ciclo de eventos religiosos comum naquela cidade e que atrai milhares e milhares de fiéis não só do Piauí, mas também do Ceará, do Maranhão, do Pará, do Tocantins. É hoje, meu caro Senador Expedito Júnior, o quarto maior centro de turismo religioso no Brasil. Em crescimento, segundo estatísticas, o primeiro. Evidente que temos centros de peregrinação maiores como Aparecida, Juazeiro e Canindé no Ceará. Mas esse vem tendo um crescimento anual espantoso.

            Eu acompanho o progresso desse evento há alguns anos, mas ontem fiquei realmente abismado com o que vi. O povo na rua, demonstrações de fé impressionantes que mostram, mais uma vez, a vocação religiosa do povo brasileiro e, de uma maneira muito especial, do povo nordestino.

            Saí, Senador Mão Santa, às 6h30 da manhã de Teresina para assistir à missa das 9 horas na igreja local. Confesso que tive dificuldades de acesso ao interior da igreja, uma vez que ela se encontrava completamente lotada. E, aí, Senador Flávio Torres, não quis me valer de nenhuma posição privilegiada de Senador, de autoridade para tomar lugar daqueles fiéis que viram a noite em torno da igreja. Fique em uma dependência da igreja, assistindo à missa e esperando inclusive a hora da comunhão.

            Mas é difícil descrever o que ocorre em Santa Cruz. E, olha, que venho acompanhando há muito tempo a evolução desses encontros. No final do meu último mandato como Deputado Federal, como Líder do Governo Fernando Henrique, consegui recursos para o asfaltamento da estrada ligando a BR-332, não é Mão Santa? A Teresina-Picos. Que número é aquela BR? (Pausa.) Não importa, não tenho obrigação de ter o número aqui na cabeça; não somos matemáticos, somos políticos. Bom, a BR que liga Teresina a Picos. E consegui alguns recursos. Evidentemente, a recuperação de pontes não foi concluída, mas o Governo do Estado, o atual Governador, assumiu a conclusão da obra e, de uns dois anos para cá, a estrada está completamente asfaltada.

            Participei também da liberação de recursos para a construção de uma barragem que regularizará o Rio São Nicolau e o Rio Sambito que, por consequência, fará a regularização do Rio Poti.

            Liberei para o Município, para infraestrutura urbana, algumas verbas. A última em torno de um milhão de reais, a sobra está em execução, que é exatamente para o fortalecimento da infraestrutura urbana.

            E ontem, Senador Mão Santa, tive o prazer de anunciar a liberação de um milhão de reais, a primeira etapa - são dois milhões na realidade, um milhão para este ano e um milhão para o ano que vem -, para a construção do novo conjunto arquitetônico que será composto com basílica e toda a infraestrutura necessária para dar conforto e segurança aos fiéis que para lá se dirigem.

            Portanto, participar, colaborando ativamente para o desenvolvimento daquele Município, daquela região, digo que faço isso com muita alegria, com muita convicção. A construção desse santuário agradará ao povo bom e religioso não só do Piauí, mas também da região.

         Senador Mão Santa, tive ontem também uma grande alegria. Já sabia da atuação de Dom Sérgio da Rocha, que é o Arcebispo Metropolitano de Teresina, um paulista, mas não tinha tido a oportunidade de com ele conversar. Ontem tive e conversamos bastante. Fiquei impressionado com o preparo, com a capacidade e com a visão de mundo que o Arcebispo de Teresina demonstrou na conversa que tivemos. A missa de ontem, da qual participei, foi concelebrada por Dom Sérgio da Rocha, pelo Padre Amadeu, que é oriundo de Pimenteiras e que atua em Valença, e também pelo Padre Francimilson Gonçalves Holanda, que é o responsável pela Paróquia de Santa Cruz dos Milagres. Tive oportunidade de manter contato com o atual Prefeito João Paulo Assis Neto, que é neto de Minervino, e também com os ex-Prefeitos, meus amigos pessoais de muito tempo. Falo de Dimas e de Teinha.

            Agora, a cidade - e Mão Santa esteve por lá também - é uma verdadeira festa. Você junta a religiosidade e, acima de tudo, o espírito otimista do nordestino, que enfrenta a intempérie, a seca, a enchente, mas não perde esse sentimento de fé que é realmente cativante em nosso povo.

            Eu faço este registro, para mim com muita alegria, de ter mais uma vez participado desse evento e aproveito para desejar a todos os moradores de Santa Cruz e daqueles Municípios vizinhos votos de que continuem trilhando pelo caminho da fé e que aquele evento continue sendo um marco na história da religiosidade desse povo.

            Mas, Senador Mão Santa, não sei se V. Exª, quanto saiu de Teresina para Santa Cruz, foi conversando no carro ou prestando atenção na estrada. Você não prestou atenção, V. Exª é mais observador do que eu. Eu vi uma coisa muito engraçada, cômica. Veja bem, uma placa imensa com um Boeing, um avião a jato. Viu isso aqui?

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Vi, isso é um descaramento! Isso eu vi.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Viu isto aqui?

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - E tem as outras que não têm o Boeing, mas têm ...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Mas olhe esta aqui, olhe aqui, Senador Expedito Júnior. Isto é uma questão de polícia. É uma questão de polícia.

            A Globo, se for atenta, se os repórteres da Globo forem atentos vão lá apurar porque isto é propaganda enganosa, isto é um crime, meu caro João, é uma coisa impossível. Veja o tamanho do Boeing aqui! “Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, obra a 543 quilômetros”

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Está à direita de quem vai.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - É, do lado direito de quem vai.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Agora, tem dezenas sem um avião.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Não, veja bem, veja bem: iniciadas em 29/04/2004.

            E aí começa a grande mentira. Essa obra foi iniciada em que governo, Senador Mão Santa? Essa obra foi iniciada... A estrutura básica começou no Governo de V. Exª, no Governo de Hugo Napoleão.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Nós recebemos o Fernando Henrique Cardoso para comemorar os 500 anos do Brasil lá, um avião da FAB. É tudo mentira!

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - E veja aqui o cinismo: “Obra iniciada”... Bom, não é um aeroporto internacional; é um aeródromo, com uma pista de 1.650 metros, Senador Crivella, e que já é uma obra de grande porte. Agora, para que botar este Boeing? Olha, parece um Boeing...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senador Heráclito, V. Exª chegou a ver um folheto - eu ando atrás e não vi - de 13 de março, anunciando? Só mentira.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Mas veja bem, está aqui. Está aqui. Essa coisa é chocante, é chocante. E se alguém se der ao luxo de ir ver a infinidade de placas de obras que estão sendo anunciadas no Piauí e que são mentirosas... E uma propaganda enganosa com dinheiro público.

            Aí a segunda placa: “Governo presente. Ferrovia Nova Transnordestina, um sonho que vira realidade”.

            Não tem um palmo, Senador Crivella. É tudo sonho, é tudo promessa. Você passa... Você imagina um cidadão que não é do Piauí que passa por ali e vê um anúncio como esse diz: “Isso aqui é um paraíso.

            Senador Mão Santa, o Ministério Público deve tomar providência com relação a fatos dessa natureza. A obra não foi liberada, sequer, pelo Ibama e está aqui anunciada. É um cinismo! Esse Boeing aqui é um negócio de vergonha. Daí por que, Mão Santa,

            Daí por que, Senador Mão Santa, vamos entender...

            V. Exª quer defender o Piauí, Senador Suplicy? Com o maior prazer. Com a rapidez com que V. Exª chegou, eu lhe cedo a palavra com o maior prazer.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Estou chegando ao plenário. Quero ouvir primeiro V. Exª. Seja bem-vindo de sua viagem ao exterior. Soube que foi longe.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Como é ?

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Eu soube que foi longe.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - V. Exª está fiscalizando as viagens que os colegas fazem ao exterior, não é? Não fui fazer curso; fui em missão oficial.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Em respeito a V. Exª...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Descanse um pouquinho! Respire!. V. Exª está muito cansado.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - É que subi as escadas correndo. Mas já estou bem.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Eu espero.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - O Senador Mão Santa e o Presidente José Sarney sabem que eu encaminhei esclarecimento sobre as observações de V. Exª na semana anterior. Vamos continuar...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Veja que V. Exª tem de mim todo respeito. V. Exª fez os questionamentos, e eu procurei esclarecê-los.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Sm, e eu respondi da forma mais respeitosa. Imagino que...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Claro.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Espero que assim continue. Pelo menos da minha parte será sempre assim. V. Exª...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Zezinho, hoje não é preciso maracujá. Um copo com água resolve o problema do Senador Suplicy.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Vou aguardar o pronunciamento de V. Exª para, se for o caso, fazer o aparte. Dou as boas-vindas a V. Exª.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Muito obrigado.

            É uma coisa absurda. Essas promessas não concretizadas, não realizadas no Piauí estão chocando. Senador Suplicy, o Presidente Lula esteve no Estado do Piauí há dois anos, lançando o Programa do Ecodiesel. V. Exª deve conhecer um empresário paulista, um tal de Birmann. Foi lá. O Presidente foi, disse que era futuro. Com o mesmo entusiasmo que hoje anuncia o pré-sal para amanhã, ele anunciou o ecodiesel. Era a solução. Foram vários empresários, uma festa grande, festa não de partido de trabalhador, mas de partido de empregador. Foi uma coisa fantástica! Esse troço dá dando o maior prejuízo. O calote que foi passado. A empresa está lá fechada. E é preciso que se saiba quem vai arcar com o prejuízo desses investimentos feitos em nome do Governo, feito pelo Governo Federal.

            Portanto, quero fazer esse registro... Senador Suplicy, eu vou repetir: eu estou mostrando uma placa que tem aqui, numa estrada que liga Teresina a Picos, do Aeroporto Internacional de São Raimundo. Aí tem este Boeing imenso. Parece aquele Boeing 380, que lançaram agora. É uma pista de 1.600 metros. Nunca desceu um Boeing lá.

            Agora um detalhe: o Governador Wellington Dias, dois meses atrás, ficou insistindo com o Presidente Lula que descesse no Aerolula. Aquele aerolula com que o Presidente vai para todo o mundo, ele queria que descesse em São Raimundo Nonato. Só que a pista tem 1.600 metros. Não é uma pista apropriada para um avião de grande porte. E aí se anuncia, como se o Piauí tivesse um aeroporto internacional.

            V. Exª conhece São Raimundo Nonato, na Serra da Capivara?

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Conheci.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Pois é. V. Exª foi por terra na época.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Fui, fui.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Pois é. O Senador Suplicy conhece. Pois é.

            Mão Santa, eu estou em dúvida, quanto a esta placa, se a única verdade é exatamente essa quilometragem. Aqui diz 534 quilômetros. Eu vou mandar conferir, porque o que falta é isso também ser mentira. Essa distância não estar precisa, pode ser um pouco a mais, um pouco a menos, porque, se o Governo que não tem responsabilidade, não tem compromisso com alguns fatos, não vai ter compromisso com distância.

            Portanto, quero fazer esse registro e dizer que é com pesar que eu faço isso. Esse era um pronunciamento em que eu queria apenas externar felicidade.

            Quero convidar V. Exª, Senador Suplicy, para ir a Santa Cruz dos Milagres, conhecer o santuário que está em construção. Agora quero dizer que esse santuário, quando for construído, não será obra do Governo, será obra de homens de fé. E aí pode estar incluído eventualmente o Governador, eu, o Senador Mão Santa, V. Exª, todos que queiram participar daquela obra, para não aparecer amanhã uma placa dessas na estrada dizendo que foi o Governo do Estado que fez um santuário que tem, pelo menos, de ter o espírito laico, pertencer a todos, e não ao Estado.

            Sr. Presidente, faço esse registro e lamento, Senador Mão Santa, ter que trazer a fotografia deste Boieng. Isso é um deboche! Isso é ridículo! O Piauí se desmoraliza por isso. É falta de respeito, de respeito para com o cidadão, de respeito para com a opinião pública.

            Acho que foi uma grande obra. está muito bem feita a pista do aeródromo de 1.600m. Senador Mão Santa, V. Exª estava presente lá na Comissão de Infraestrutura, quando disseram que estavam acabando a reforma da casa de passageiros de Parnaíba e eu disse ao representante do Governo Federal: não tem uma pá de cal lá naquele aeroporto. “Mas não é possível. Eu recebi aqui o relatório!”

            Pode ter relatório aí dizendo tudo, mas, na realidade, nada! V. Exª é parnaibano e V. Exª sabe, inclusive, que a pista de Parnaíba está em reformas. Aí, fizeram mal: nem acaba nem para. E uma das coisas que tínhamos era a possibilidade de voo noturno, mas está suspenso.

            Esse é o Governo que vive de promessas, Senador Mão Santa. Eu só tenho pena do Governador Wellington Dias: ele está enganando tanto o povo do Piauí com promessas que ele não vai cumprir que tenho medo de que ele seja castigado e enganado pelo povo do Piauí, com os votos que ele pensa que vai ter num futuro próximo, aliás, só pensa nisso.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/5/2410:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2009 - Página 43336