Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao governador Ivo Cassol pelo trabalho que vem fazendo no Estado de Rondônia.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Elogio ao governador Ivo Cassol pelo trabalho que vem fazendo no Estado de Rondônia.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2009 - Página 39043
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, PRONUNCIAMENTO, VALDIR RAUPP, SENADOR, ELOGIO, DESENVOLVIMENTO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • ELOGIO, TRABALHO, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), INVESTIMENTO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • CRITICA, CONDUTA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), IMPOSIÇÃO, RESPONSABILIDADE, ESTADO DE RONDONIA (RO), DEMORA, CONCLUSÃO, OBRAS, PAVIMENTAÇÃO, RESTAURAÇÃO, RODOVIA.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, só para tirar uma dúvida.

            Primeiro, quero cumprimentar o Senador Raupp pelo seu pronunciamento, com o qual concordo em parte. Porém, não poderia deixar de ressaltar aqui o grande trabalho do Governador Ivo Cassol no Estado de Rondônia. Com todo respeito que tenho pelo trabalho que o Governo Federal faz na nossa Região, no meu Estado, eu não poderia deixar de dizer que esse crescimento estrondoso, do qual falei no meu pronunciamento hoje à tarde e de que o Senador Raupp falou agora, tem o mérito, que não podemos tirar, do Governador Ivo Cassol, da equipe do Governador, que faz um trabalho decente pelo nosso Estado.

            Não estou contrariando o Senador Raupp, até por que não presenciei todo o seu discurso, ouvi somente parte dele. Mas quero só complementar, e não poderia deixar de fazer esse registro.

            Hoje V. Exª, Sr. Presidente, vindo, parece-me, da audiência do Ministro Minc, relatava dados sobre a BR-319. Parece-me que, no relato que fazia aqui - eu também estava fora -, Rondônia não estava fazendo o dever de casa na questão da 319. Eu não sei, e V. Exª poderia me explicar melhor, se esse dever de casa é o Estado ou o Ibama do meu Estado. O Ministério do Meio Ambiente teria de dar a licença da construção da 319, e não o Estado. Não entendi bem a colocação e gostaria de questioná-lo. Talvez V. Exª pudesse, não sei, de repente da Mesa mesmo, justificar essa questão.

            Se a responsabilidade for do Estado de Rondônia, for da equipe do Governador Ivo Cassol, certamente, a partir de amanhã, nós já estaremos buscando uma solução. Agora, se for por parte do Ibama, se for por parte do Ministério do Meio Ambiente, aí perdoe-me V. Exª, perdoe-me o Ministro Minc. Eu não acredito no Ministro Minc, eu não acredito na equipe dele, eu não acredito no Ibama - não no Ibama do meu Estado -, mas eu não acredito nos técnicos do Ibama que vivem aqui na sala com ar-condicionado e que decidem pelo nosso sucesso, decidem pela maioria do povo da Amazônia e, na maioria das vezes, vão na contramão da história. Nunca estão falando a verdade.

            O Ministro Minc que me perdoe, mas é um verdadeiro mentiroso. É isso que é o Ministro Minc. Se ele está responsabilizando o Estado de Rondônia, a não ser que seja o órgão ambiental, aí eu vou respeitá-lo, mas se ele estiver responsabilizando o Estado de Rondônia, que me perdoe o Ministro, mais uma vez ele está faltando com a verdade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2009 - Página 39043