Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos quarenta e quatro anos de criação da profissão de Administrador.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos quarenta e quatro anos de criação da profissão de Administrador.
Publicação
Publicação no DSF de 16/09/2009 - Página 43497
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, CONSELHO FEDERAL, CONSELHO REGIONAL, PROFESSOR UNIVERSITARIO, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV), QUALIDADE, ORADOR, ADMINISTRADOR, PROFESSOR, ELOGIO, FORMAÇÃO, CURSO SUPERIOR, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, SUPERIORIDADE, AVALIAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC).
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, ADMINISTRADOR.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Sr. Presidente, Senador Marconi Perillo; meu caro Roberto Carvalho Cardoso, colega professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas; Srs. Presidentes dos Conselhos Regionais de Administração, Sr. Alvaro Scolfaro, Jaime José Mora, Marcos Lael de Oliveira Alexandre; Conselheiros Federais, Srª Aldenize Assis de Araújo, Adilson Faria de Castro, Hélio Tito Simões de Arruda, José Samuel de Miranda Melo Júnior, Marcos Eliano Tavares Ribeiro; Presidente do Sindicato de Administradores do Paraná, Aloísio Merlin; outros dirigentes, José Ataíde Miranda, Saul Alcides Sgrott, Rui Ribeiro de Araújo; Sr. Elcio Anibal de Lucca, Presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, senhoras e senhores, como estudante de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, de 1960 a 1964, pude acompanhar o que é ser um Administrador de Empresas. Aprendi ali, na nossa escola. Nos primeiros anos eram os cursos de Ciências Sociais, Instituições Políticas, Economia, Introdução à Administração, Psicologia, Contabilidade, para que, nos dois anos finais, tivéssemos as matérias de Finanças, de Produção, de Contabilidade, de Marketing e outras mais de Relações Humanas, tudo o que nos permitia ingressar na vida da Administração.

            Quase todos nós - inclusive isto, agora, é regular - fazíamos estágios junto às mais diversas empresas, que nos iam proporcionando possibilidades de treinamento de formação profissional, muito relacionada àquilo que aprendíamos.

            Eu tive a felicidade de poder estudar nessa escola. A partir de 1966, entusiasmei-me pela possibilidade de me tornar um professor de Economia. E, até hoje, eu o sou. Portanto, há 43 anos. Nas sextas-feiras à tarde, dou aula de Economia e dou um seminário sobre as instituições de política econômica para a construção de uma sociedade civilizada e justa. Portanto, continuo a ter uma inteiração muito forte com meus colegas estudantes e professores, entre os quais o professor Roberto. O professor Elcio foi, inclusive, meu aluno por duas vezes...

            E me sinto honrado, Elcio, de tê-lo tido como aluno, porque sei que se há um exemplo de uma pessoa que tão bem soube assimilar o aprendizado de tudo o que foi a escola de Administração de Empresas de São Paulo... você é um bom exemplo, por tudo que tem realizado à frente das instituições que preside, inclusive do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo. Assim, para mim, é uma honra não apenas ter sido seu professor, mas ser seu amigo e companheiro de propósitos e ideais.

            Para nós, da Fundação Getúlio Vargas, ainda temos um motivo de muito contentamento, porque sei, já que acompanhei de perto, como foram os primeiros anos de formação de um número muito grande de professores, como Roberto, Yoshiaki Nakano, Luiz Carlos Bresser Pereira e dezenas de outros nossos colegas que foram fazendo, como eu, mestrado e doutoramento no exterior, em algumas das principais universidades tanto dos Estados Unidos como da Europa. E fomos realizando intercâmbios. Assim, a instituição onde eu fui aluno e sou professor acabou interagindo e espalhando conhecimento e os nossos professores foram sendo professores das mais diversas instituições, fosse na Bahia, no Ceará, em todos os Estados brasileiros, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, no Paraná, e assim por diante.

            E, justamente, a boa notícia que temos é que, ainda na semana passada, quando o Ministério da Educação listou as principais universidades e instituições de ensino no Brasil, colocou a Escola de Administração Pública da FGV do Rio de Janeiro, a Escola de Pós-Graduação de Economia da FGV do Rio de Janeiro e a própria Escola de Administração de Empresas de São Paulo entre as cinco instituições com o melhor grau de qualificação de qualidade entre as instituições de ensino no Brasil. Então, isso, de alguma maneira, interage com esses 44 anos de aniversário da profissão de Administrador.

            Cumprimento a todos que aqui estão nesta homenagem...

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - ... dando parabéns.

            Que bom que o Senado Federal os cumprimenta neste dia!

            Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 4/25/2411:29



Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/09/2009 - Página 43497