Discurso durante a 142ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do senador norte-americano Ted Kennedy.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do senador norte-americano Ted Kennedy.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2009 - Página 39054
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, LUTA, OPOSIÇÃO, GUERRA, GOVERNO ESTRANGEIRO, VIETNÃ, IRAQUE, EMPENHO, AMPLIAÇÃO, ACESSO, POPULAÇÃO CARENTE, QUALIDADE, SISTEMA, SAUDE, ATUAÇÃO, VITORIA, BARACK OBAMA, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, MANIFESTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) -Sr. Presidente, faleceu hoje, aos 77 anos, o Senado Ted Kennedy.

            Nós todos, Senadores aqui presentes, estávamos conversando sobre a nossa avaliação de como o Senador Ted Kennedy, irmão do Presidente John Kennedy, irmão do Senador Robert Kennedy, que foi assassinado quando candidato à Presidência da República, constituiu-se em um dos mais importantes Senadores da história dos Estados Unidos. Ele que foi um crítico das ações bélicas dos Estados Unidos no Iraque; que foi um dos que propugnaram para que houvesse logo o fim da Guerra do Vietnã; que foi um dos batalhadores para que houvesse um sistema de saúde na linha daquilo que tem proposto e quer instituir o Presidente Barack Obama; e que foi um dos principais responsáveis pela vitória do Presidente Barack Obama, porque muito se empenhou por essa vitória, que tem um sentido extraordinário; enfim, ele honrou o Senado norte-americano.

            Então, eu gostaria de transmitir ao povo dos Estados Unidos, ao Governo dos Estados Unidos, aos familiares de Ted Kennedy e ao Senado norte-americano o nosso sentimento de pesar pelo falecimento do Senador Ted Kennedy.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2009 - Página 39054