Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunica aos senadores engajados na luta de apoio aos aposentados e pensionistas das Aerus que ocorrerá uma audiência com o Presidente Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, às 18 horas.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Comunica aos senadores engajados na luta de apoio aos aposentados e pensionistas das Aerus que ocorrerá uma audiência com o Presidente Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, às 18 horas.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2009 - Página 41151
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • CONVITE, SENADOR, PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA, PRESIDENTE, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, APOSENTADO, PENSIONISTA, PREVIDENCIA COMPLEMENTAR, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, RETOMADA, AÇÃO JUDICIAL, SOBRESTAMENTO, PERIODO, TENTATIVA, ACORDO, GOVERNO, LONGO PRAZO, IMPASSE, ANUNCIO, PROXIMIDADE, REUNIÃO, ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO, COBRANÇA, RESPOSTA, NEGOCIAÇÃO.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, é apenas para comunicar aos Srs. Senadores que estão engajados nesta luta de apoio aos aposentados e pensionistas do Aerus que teremos uma audiência com o Presidente Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, às 18 horas. Nós estamos formulando o convite aos Senadores que se dispuserem a contribuir com esse apoio aos aposentados e pensionistas do Aerus para, se puderem, comparecer a essa audiência, em que se tratará da retomada das ações judiciais que foram sobrestadas em função da tentativa de um acordo com o Governo. Até hoje, não houve resposta do Governo e não sabemos se haverá ainda, porque, às 19 horas, teremos uma outra reunião com o Ministro Antônio Toffoli. Se não houver essa resposta positiva aos aposentados e pensionistas, há que se retomar as ações judiciais que tramitam no Supremo Tribunal Federal e que são do interesse desses aposentados.

            O Senador Arthur Virgílio conhece o drama dessas pessoas. Há anos esse assunto se arrasta sem solução. O impasse perdura sem definição de rumos. O Governo não diz se paga ou se não paga. Não há definição. O Senador Arthur Virgílio lembra que muitos já faleceram, outros estão adoentados, com câncer inclusive, e uma série de outras doenças graves, e há uma insensibilidade, não há resposta, não há definição, não há respeito enfim. Por isso, esta audiência, às 18 horas, com o Ministro Gilmar Mendes, pode definir a retomada das ações judiciais, sem prejuízo, evidentemente, da reunião, logo após às 19 horas, com o Advogado-Geral da União, o Ministro Toffoli, que está devendo uma resposta a esses trabalhadores aposentados.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2009 - Página 41151