Discurso durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagens de pesar pelo falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Alberto Menezes Direito e do ex-Presidente da Eletrobrás, Mario Penna Bhering.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagens de pesar pelo falecimento do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Alberto Menezes Direito e do ex-Presidente da Eletrobrás, Mario Penna Bhering.
Publicação
Publicação no DSF de 03/09/2009 - Página 41173
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX PRESIDENTE, CONSULTORIA, CENTRAIS ELETRICAS BRASILEIRAS S/A (ELETROBRAS), PIONEIRO, RESPONSAVEL, PLANEJAMENTO, MODERNIZAÇÃO, SISTEMA ELETRICO, BRASIL, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço a paciência do Senador Cícero Lucena, que aguarda na tribuna para falar.

            Quero, da mesma forma que o Senador Casagrande, externar os nossos sentimentos, as nossas condolências aos familiares, aos amigos e ao Brasil pela perda de dois grandes brasileiros. Um deles, Carlos Alberto Menezes Direito, nosso ex-Ministro do STJ e, ultimamente, Ministro do Supremo Tribunal Federal, que veio a falecer ontem, depois de uma carreira curta no Supremo Tribunal Federal. Seu nome fora aprovado aqui pelo Senado Federal. Era um homem justo, correto, de coração grande, de alma pura. Deixou muitos amigos e familiares. Nossas sinceras condolências!

        Também, da mesma forma, quero lembrar um grande brasileiro chamado Mário Penna Bhering. O Sistema Eletrobrás lamenta a perda de seu conselheiro consultivo Mário Penna Bhering, uma das maiores unanimidades do setor elétrico brasileiro.

            Reconhecido e respeitado por empresários, políticos e técnicos, Mário Penna Bhering marcou presença na história do País por sua participação fundamental na construção do moderno Sistema Elétrico Brasileiro. Pioneiro, Bhering foi um dos principais artífices do grande salto do setor elétrico nas décadas de 60 e 70. Teve influência decisiva na unidade de planejamento do setor. Presidente da Eletrobrás por 13 anos, em duas ocasiões (de 1967 a 1975 e de 1985 a 1990), Mário Bhering teve sua vida desde sempre ligada ao Sistema. Desde agosto de 2008, ocupava uma cadeira no conselho consultivo da holding, com a incumbência de acompanhar, orientar e recomendar medidas que contribuíssem para o êxito do Sistema Eletrobrás. Era também Presidente da Memória da Eletricidade. Nos últimos tempos, passou a se dedicar mais à arte da aquarela, tendo mostrado seu trabalho em várias exposições.

            Lamentamos, sinceramente, a perda desses dois brasileiros, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/09/2009 - Página 41173