Discurso durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Cabral de Araújo.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Encaminhamento de voto de pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Cabral de Araújo.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2009 - Página 46299
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JORNALISTA, EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO CEARA (CE), EX PRESIDENTE, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, JORNAL, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ARTHUR VIRGÌLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Do mesmo modo, Sr. Presidente, estou apresentando requerimento de voto de pesar pelo falecimento do jornalista, empresário e político Paulo Cabral de Araújo, ocorrido em 20 de setembro último nesta Capital.

            Estou requerendo, nos termos do art. 218 do Regimento Interno, a inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Cabral de Araújo, ex-Presidente da Associação Nacional de Jornais e do Condomínio dos Diários Associados, além de ter sido Prefeito de Fortaleza.

            Requeiro que esse voto seja levado ao conhecimento dos familiares do jornalista e, obviamente, ao jornal Correio Braziliense.

            Justifica-se a homenagem por ter sido Paulo Cabral de Araújo uma das figuras de muito relevo no cenário jornalístico, empresarial e político nacional. Natural de Guaiúba, no Ceará, foi importante militante político em seu Estado e Prefeito de Fortaleza entre 1951 e 1955. Conduziu por 22 anos o Condomínio Acionário dos Diários Associados e foi um dos artífices da criação do primeiro jornal, da primeira emissora de rádio e da primeira emissora de televisão na Capital brasileira, em 1960. Cabral foi também Secretário-Geral do Ministério da Justiça durante o Governo Ernesto Geisel, além de ser uma pessoa de trato ameno, de trato afável, estimado por todos aqueles que com ele, como eu, tiveram a honra de, em algum momento de sua vida, lidar.

            Muito obrigado a V. Exª. O voto, encaminho à Mesa.


Modelo1 6/6/2411:13



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2009 - Página 46299