Discurso durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentário sobre discurso do Senador Garibaldi Alves Filho, repercutindo a matéria "Maioria da população rejeita o fim do Senado". Centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a importância de seu trabalho para o setor educacional do País.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM. ENSINO PROFISSIONALIZANTE.:
  • Comentário sobre discurso do Senador Garibaldi Alves Filho, repercutindo a matéria "Maioria da população rejeita o fim do Senado". Centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a importância de seu trabalho para o setor educacional do País.
Aparteantes
Garibaldi Alves Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2009 - Página 46329
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM. ENSINO PROFISSIONALIZANTE.
Indexação
  • COMENTARIO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, MAIORIA, APROVAÇÃO, EXISTENCIA, SENADO, EVOLUÇÃO, DEMOCRACIA, BRASIL, IMPORTANCIA, VALORIZAÇÃO, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA.
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTIFICA E TECNOLOGICA, REGISTRO, CONTRIBUIÇÃO, MODERNIZAÇÃO, INDEPENDENCIA, BRASIL, DETALHAMENTO, HISTORIA, EVOLUÇÃO, EXTENSÃO, TERRITORIO NACIONAL, ATENDIMENTO, DEMANDA, PRODUÇÃO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, DIVERSIFICAÇÃO, CUMPRIMENTO, AUTORIDADE, DIRETOR, REITOR.
  • SAUDAÇÃO, INICIATIVA, GOVERNO FEDERAL, INAUGURAÇÃO, ESCOLA TECNICA FEDERAL, AMPLIAÇÃO, NUMERO, MELHORIA, DISTRIBUIÇÃO, REGIÃO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, SITUAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • ANUNCIO, INAUGURAÇÃO, ESCOLA TECNICA FEDERAL, MUNICIPIO, CACOAL (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), SAUDAÇÃO, DESCENTRALIZAÇÃO, INTERIOR, ENSINO PROFISSIONALIZANTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente Mão Santa.

            Eu não pedi um aparte ao nobre Senador e ex-Presidente desta Casa Garibaldi quando falava da pesquisa sobre o Senado Federal, mas gostaria de dizer que não tenho nenhuma dúvida de que o povo brasileiro jamais vai pedir para que o Senado Federal seja fechado ou extinto. As democracias têm de amadurecer cada vez mais, e a nossa democracia está amadurecendo.

            O Senado Federal, uma instituição centenária, tem prestado relevantes serviços à Nação. Os Senadores passam, as crises passam, o Senado continua. A instituição Senado Federal vai perpetuar-se, vai continuar. Agora, não podemos, por causa de um erro ou de uma crise, fechar um Parlamento. Se fosse assim, a maioria dos parlamentos do mundo seria fechada. Há pouco tempo, o Parlamento inglês teve uma crise profunda; o Parlamento sul-coreano também. Países de Primeiro Mundo estão tendo crises em seus parlamentos. Será que esses parlamentos deveriam ser fechados? O que seria da democracia?

            Mas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa cem anos e a ela o Brasil deve render suas mais sinceras e eloqüentes homenagens.

            Longe das burocráticas e frias saudações, fazemos questão de registrar o indefectível orgulho nacional por instituição tão indispensável, quanto elevada, à construção de um país moderno e culturalmente independente.

            Talvez de pouco conhecimento nacional, o acompanhamento da centenária e progressiva trajetória de tão notável rede remete-nos a um aprendizado nada trivial sobre a evolução do projeto educacional no País. Por isso mesmo, se não pelo processo de aprendizagem em si, ao menos pelo enriquecimento histórico que do centenário se extrai, vale a pena render justa homenagem a uma das empreitadas educacionais efetivamente mais corajosas do País.

            De maneira sucinta, a história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica se instaura precisamente em 1909. Naquela ocasião, o então Presidente da República Nilo Peçanha criou dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica, os Cefets.

            Tida no seu início como instrumento de política destinada preferencialmente às classes menos privilegiadas, a Rede Federal se afigura hoje como importante estrutura para que todas as pessoas tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas de nossa contemporaneidade.

            No entanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi somente na década de 1980 que um novo cenário econômico e produtivo se estabeleceu, com o desenvolvimento de novas tecnologias agregadas à produção e à prestação de serviços. Para atender a tamanha demanda, as instituições de educação profissional buscaram, e ainda buscam, diversificar programas e cursos para elevar os níveis de qualidade da oferta.

            Praticamente, cobrindo todo o território nacional, a Rede é considerada como estimável prestadora de serviços à Nação, na medida em que dá continuidade à missão de qualificar profissionais para os diversos setores da economia brasileira. E mais, Sr. Presidente. Além de realizarem pesquisas, suas escolas desenvolvem novos processos, produtos e serviços em colaboração com o setor produtivo.

            Assim, embora de opaca visibilidade institucional, a Rede Federal tem rendido frutos culturais de inestimável valor escolar. Em virtude de seu excepcional impacto na formação do brasileiro médio, o Governo Federal e o Ministério da Educação não poupam esforços orçamentários como recursos vitais à manutenção da viabilidade administrativa das unidades da Rede. O investimento na expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será de R$1,1 bilhão até 2010.

            No primeiro semestre de 2009, o Presidente Lula deu início a uma maratona de inaugurações de escolas técnicas Brasil afora, com a expectativa de que, até o final do exercício, cem unidades sejam entregues à população. Enquanto a região Nordeste será contemplada com 33 novas escolas, o Sudeste terá 28, o Sul, 16, o Norte, 12, e o Centro-Oeste terá 11. Desde 2005, estão em funcionamento 75 unidades.

            Sr. Presidente, no caso específico de Rondônia, vale destacar o extraordinário papel que as unidades da Rede Federal desempenham no meu Estado. Nesse contexto, é justo e legítimo estender as comemorações às Escolas Técnicas de Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena (em construção), Guajará-Mirim e Cacoal, escolas das quais o povo rondoniense nutre indisfarçável orgulho. A elas se juntarão mais algumas unidades até o final do ano, com a promessa do Presidente Lula de proceder a novas inaugurações.

            Agora, Sr. Presidente, exatamente no dia 28 deste mês, eu estarei com o Secretário Nacional de Educação Profissional, Professor Eliezer Moreira, e com o Reitor Ximenes, instalando a Escola Técnica na cidade de Cacoal, a cidade que me acolheu quando fui para Rondônia, a cidade que me fez o Vereador mais votado na primeira eleição de sua história e a cidade em que tenho tido, em todas as minhas eleições, acima de 70% dos votos.

            A escola Auta Raupp, em Cacoal, está sendo transformada. Essa escola recebeu esse nome em homenagem à minha mãe, à minha querida mãe, que ainda está viva - completou 89 anos no último dia 12 de setembro - e com muita saúde, graças a Deus, e criou catorze filhos com muita honra, com muita dignidade. O Prefeito, na época em que eu era Governador, na década de 90, deu a essa escola de primeiro grau o nome de minha mãe, Escola Auta Raupp. Agora, com o meu trabalho no MEC, estamos transformando essa escola numa Escola Técnica Federal de Ensino Profissionalizante. Então, é um orgulho para Cacoal receber, agora no dia 28, a sua Escola Técnica Federal.

            Mas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para encerrar, reiteramos nossas homenagens ao centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com a convicção de que o processo de multiplicação das escolas pelo interior do País reflete o reconhecimento merecido de sua competência pedagógica, de sua eficiência escolar. Por fim, aos diretores das Escolas Técnicas do meu Estado e de todo o Brasil, ao Ministro da Educação Fernando Haddad, ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, ao Secretário Nacional de Ensino Profissional e Tecnológico, Professor Eliezer, e ao Reitor das Escolas Técnicas no meu Estado destinamos os nossos sinceros agradecimentos e também as nossas homenagens.

            O Senador Garibaldi gostaria de fazer uma consideração. Com muito prazer, Senador Garibaldi, ouço V. Exª.

            O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Rapidamente, Senador Valdir Raupp, até porque, nesse aspecto, comungamos do mesmo pensamento de que essas escolas, as antigas escolas técnicas, hoje institutos, não são mais nem os Cefets, hoje são os Ifets, constituíram-se numa verdadeira revolução, pelo menos na Região Nordeste do País, e eu estou vendo que também na região de V. Exª. Ora, se nós pensarmos que, para poder chegar à universidade, a dificuldade que um estudante tinha de se formar numa região mais distante da capital era algo impressionante e que, hoje, vemos essas escolas chegarem às várias regiões do meu Estado, constitui tudo isso uma grande conquista que a nossa população escolar obteve graças ao trabalho deste Governo; como V. Exª disse muito bem, graças ao trabalho do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, porque tiveram essa visão. Também devemos registrar que isso aconteceu em nível superior, a despeito desses institutos terem alguns cursos superiores, dentro do próprio...

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Os cursos foram elevados a nível superior agora.

            O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Exatamente. Então, estou aqui também solidário com o discurso de V. Exª.

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Muito obrigado pela ajuda e a contribuição ao meu pronunciamento. E para dar um exemplo, nobre Senador Garibaldi Alves Filho, Presidente Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, das escolas técnicas federais, a interiorização das nossas universidades federais. No meu Estado, há campi espalhados por todo o Estado de Rondônia. No Município onde fui Prefeito por dois mandatos, uma cidade de 50 mil habitantes, temos um campus da universidade federal já há 20 anos. E foi comemorado, há poucos dias, o aniversário de 20 anos, com o curso de Agronomia e Engenharia Florestal. Em breve estar´,,á sendo aprovado o curso de Veterinária. Enfim, são vários cursos interiorizando o ensino superior por todo Estado de Rondônia. E creio que isso esteja acontecendo também em todo o Brasil.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


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Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2009 - Página 46329