Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a aprovação, hoje, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição que transpõe para a União servidores públicos do Estado de Rondônia, destacando a importante participação do PMDB no processo.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Satisfação com a aprovação, hoje, na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição que transpõe para a União servidores públicos do Estado de Rondônia, destacando a importante participação do PMDB no processo.
Aparteantes
João Pedro.
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/2009 - Página 44577
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, PRESENÇA, SENADO, VEREADOR, SINDICALISTA, ESTADO DE RONDONIA (RO), SAUDAÇÃO, APROVAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, JUSTIÇA, TRANSPOSIÇÃO, UNIÃO FEDERAL, SERVIDOR, GOVERNO ESTADUAL, PREVISÃO, LIBERAÇÃO, RECURSOS, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, APLICAÇÃO, PRODUÇÃO, ENERGIA ELETRICA, CONTRATAÇÃO, QUADRO DE PESSOAL, EDUCAÇÃO, POLICIA, SAUDE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Serei breve, Sr. Presidente Mão Santa, dado o adiantado da hora.

            Srªs e Srs. Senadores, quero, inicialmente, agradecer a presença dos Vereadores do Município de Buritis, de Campo Novo, de Ji-Paraná, dos presidentes de sindicatos, Mário Jorge, Daniel, e os demais que representam sindicatos do Estado de Rondônia, através do Sindsef. Quero cumprimentar o povo brasileiro, especialmente o povo de Rondônia, Sr. Presidente, que hoje está feliz por ter um projeto importante, que já deveria ter sido aprovado há muito tempo. Há um ditado que diz que “antes tarde do que nunca”. Vem em boa hora, no momento em que o Estado de Rondônia está se desenvolvendo com investimentos do Governo Federal.

            E essa é mais uma conquista do povo rondoniense.

            Eu queria parabenizar a Senadora Fátima Cleide, aqui presente e que ainda vai fazer uso da palavra, porque essa PEC que nós aprovamos hoje, na Câmara dos Deputados, teve início há uns quatro ou cinco anos. Há três anos foi votado aqui no Senado Federal e teve também a nossa participação como subscritor, como defensor nas Comissões do Senado, em votações no plenário, liderando e coordenando a nossa Bancada do PDMB. E, mais uma vez, Sr. Presidente, a Bancada do PMDB na Câmara dá demonstração de força e coloca 74 votos. É o Partido que mais contribuiu para a aprovação no dia de hoje. A medida foi aprovada com 379 votos, sendo 74 votos do PMDB; em segundo lugar, o PT, o Partido dos Trabalhadores, com 61.

            Durante umas duas semanas, o que se ouvia em parte da mídia de Rondônia é que estavam preparando o terreno para que, se a gente tivesse uma derrota, fosse colocada a culpa sobre o PT e o PMDB. Mas não deu certo. Os veículos chamados “chapa branca”, durante duas semanas, noticiaram que a culpa seria do PMDB e do PT caso não desse certo. Estavam preparando para faturar na vitória e faturar na derrota. Mas esse não é o nosso estilo. O nosso estilo é trabalhar até a última hora para vencer, como vencemos aqui no Senado e vencemos hoje lá na Câmara dos Deputados.

            Quero aqui agradecer ao nosso Presidente Michel Temer, que foi firme na sua decisão. Pautou para o dia 16, a pedido nosso, da Bancada de Rondônia, dos sindicatos e cumpriu o seu compromisso, colocando em votação a matéria no dia de hoje e tivemos uma vitória maravilhosa.

            Essa economia que o Governo Federal, através desse projeto aprovado no Congresso, vai proporcionar a Rondônia vai servir também como contrapartida à geração de energia elétrica que o Estado de Rondônia vai dar ao País, com mais de 6.500 megawatts de geração de energia para sustentar o crescimento econômico do País.

            Então, essa economia de 30 a 40 milhões por mês vai servir também para melhorar o salário dos servidores que vão ficar ainda nos quadros do Estado e, também, para contratar novos profissionais para a saúde, para a educação, para as Polícias Civis e Militares. Hoje o Estado de Rondônia precisa urgentemente, Senadora Fátima, Senador Cavalcanti, Senador João Pedro, de incremento nas polícias, porque a segurança está com dificuldade em Rondônia. Da mesma forma a saúde também está precisando de mais estrutura, de mais contingente de médicos, de servidores para melhor atender ao nosso povo.

            Concedo um aparte, com muito prazer, ao Senador João Pedro.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Eu quero me associar à alegria da Bancada de Rondônia. Há pouco, o Senador Expedito fez o registro e eu quero dizer isso a V. Exª, que está na tribuna, e à Senadora Fátima Cleide, que, com certeza, vai também externar. Quero parabenizar a Bancada, os servidores, o Governo Federal, porque, com certeza, foi uma batalha grande convencer o Paulo Bernardo, convencer a equipe econômica. E é isso. Acho que é um reconhecimento. Quero dizer que Rondônia é um Estado primo legítimo do Amazonas. Não podemos viver sem Rondônia. Nós temos uma relação cultural histórica com essa região. Roraima a mesma coisa. Mas eu quero parabenizar V. Exª, que está na tribuna. Vou fazer isso com a Senadora Fátima Cleide, que foi batalhadora. Eu fico perplexo quando V. Exª faz o registro de que um setor estava na expectativa de que não acontecesse este momento vitorioso do Estado, para carimbar uma crítica a alguns setores como o PT e o PMDB. Então, veja como é a luta política. Eu sou testemunha aqui de que os dois Partidos votaram aqui, no Senado, e que V. Exªs nunca ficaram calados frente a esse debate, tanto V. Exª, toda a Bancada, os Deputados Federais, ao longo desses anos. Mas quero fazer um registro da insistência, da teimosia, do convencimento, do tempo que vocês travaram nessa trincheira em defesa dos servidores e do Estado de Rondônia. Quero parabenizar V. Exª, que está fazendo o registro, e estender isso à minha companheira batalhadora, que é a Senadora Fátima Cleide. Muito obrigado.

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Obrigado, Senador João Pedro.

            Para encerrar, Sr. Presidente, eu queria dizer que, com esse projeto que foi aprovado, se fez justiça com o Estado de Rondônia, porque os Estados de Roraima e Amapá, ex-Territórios também, já tiveram há muito tempo esse benefício.

            Mas eu queria, para encerrar, agradecer aos outros Partidos que também foram importantes, mesmo alguns que só deram um voto. Há alguns Partidos aqui que deram apenas um voto, porque também só têm um ou dois Parlamentares: o DEM, que contribuiu para essa vitória, o PCdoB, PDT, PHS, PMN, PP, PPS, PR, PRB, PSB, PSC, PSDB, PSOL, PT, PTR, PTC, PTdoB e PV. Como falei, alguns desses Partidos menores deram apenas um voto, mas também foram fundamentais para que a gente tivesse essa vitória.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/18/246:57



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/2009 - Página 44577