Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Em resposta a informações prestadas ontem pelo Senador Eduardo Suplicy, S.Exa. reitera críticas ao Governador Wellington Dias, do Piauí, especialmente acerca das reais condições em que se encontra o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Em resposta a informações prestadas ontem pelo Senador Eduardo Suplicy, S.Exa. reitera críticas ao Governador Wellington Dias, do Piauí, especialmente acerca das reais condições em que se encontra o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato.
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2009 - Página 44795
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, AMPLIAÇÃO, JORNALISMO, INTERNET, BENEFICIO, LIBERDADE DE IMPRENSA, ESPECIFICAÇÃO, DIVULGAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, ESTUDANTE, INTERIOR, OPOSIÇÃO, REITOR, UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), PROTESTO, ORADOR, REDUÇÃO, VAGA, ENSINO SUPERIOR, COMPARAÇÃO, GESTÃO, EX GOVERNADOR.
  • QUESTIONAMENTO, ATUAÇÃO, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, LEITURA, PLENARIO, RESPOSTA, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), INEXATIDÃO, INFORMAÇÃO, TENTATIVA, MANIPULAÇÃO, DENUNCIA, HERACLITO FORTES, CONGRESSISTA, REFERENCIA, TRANSPORTE AEREO, CANCELAMENTO, LINHA AEREA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - E a minha decepção. Está aqui o Presidente Sarney. Aquele Toffler, do livro A Terceira Onda, diria que a terceira onda seria a desmassificação da comunicação. Então, surgiram esses portais, blogs. E não adianta o Governo bloquear os órgãos de comunicação, porque surge isso. Então, Portal 180graus: “Estudantes do interior revoltados com a reitora da UESPI.”

            Presidente Sarney, V. Exª pode-se vangloriar que foi o pai da redemocratização deste País e por duas vezes, porque, se este Senado cai na mão, nós íamos perder a democracia. O Poder Executivo do Partido dos Trabalhadores, o Judiciário, num erro nosso, o Presidente Luiz Inácio vai nomear nove de onze. Isso não existe. É uma temeridade. E aqui, se o Partido dos Trabalhadores dominasse, acabaria. Era o L’état c’est moi, a divisão de poder.

            E o Presidente Sarney, com sacrifício, garantiu novamente a democracia aceitando a sua eleição. Foi um sacrifício. Mas eu posso dizer como Fernando Pessoa: “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Ele tem navegado.

           E queria dizer... Estão aqui os estudantes. V. Exª tem louros, Geraldo Mesquita, e eu quero dizer que eu tenho os meus. Eu fiz o maior crescimento universitário do Brasil. Presidente Sarney, nós criamos quatrocentas faculdades. O palácio moderno que tinha o Piauí, eu o entreguei à reitoria e voltei para o velho. Trinta e seis campos universitários! O Piauí tinha mais de treze mil vagas universitárias, 65 mil brasileiros iam tentar... O Partido dos Trabalhadores reduziu a um quarto. Estudantes do interior estão revoltados.

           O Piauí, Presidente Sarney... Nós somos os pais da Pátria. Geraldo Mesquita, Presidente Sarney, V. Exª que conhece tudo... O Piauí levou 67 anos com uma Faculdade de Direito, uma. Nós criamos mais dez, Geraldo Mesquita, espalhamos em 36 campos universitários.

            Está aqui, estão acabando. Cada vez mais tomando corpo a CPI, e o Governo é mais... Quer dizer, é o caos.

            E o motivo de minha vinda aqui é o seguinte. O Sarney se lembra de Shakespeare: “Palavras, palavras, palavras. Há algo de podre no reino da Dinamarca”. Aí que ele foi mais adiante e disse que era melhor ser um mendigo em Nápoles do que um rei da Dinamarca. Palavras, palavras, e eu digo agora: é mentira, é mentira.

            Ontem, eu tive pena do... Opa, chegou o grande Eduardo Suplicy, magnífico, extraordinário, homem de bem.

            Deus escreve certo por linhas tortas. V. Exª adentrou. Quero salvaguardar... Sente aí. Quero salvaguardar a sua trajetória. Ontem, aqui, começamos a discutir. Ele é um homem bom, o Suplicy, e austero. Ele está aqui porque foi presidente da Câmara de Vereadores com austeridade.

            Mas, Suplicy, V. Exª lia ontem, rebatendo informações de Heráclito Fortes. Suplicy, você é de bem. Não faça isso. Eu nunca vi... Shakespeare dizia: “Palavra, palavra, palavra”. Sarney, eu digo: “Mentira, mentira e mentira”. Eu nunca vi mentir tanto como o Governador do Piauí.

            Sarney, eu apanhei muito de meu pai, e era no cinturão. Eu ia a um dentista, e havia aquela broca. O senhor se lembra da broca, não é? Você foi, Geraldo Mesquita? Doía. Aí o dentista perguntava: “Cadê o Francisco? Nunca mais foi lá”. Eu estava com medo. Ele disse: “Olha, quem mente rouba. Quem mente...” Apanhei muito, Sarney. O Paulo ainda apanhou mais do que eu. Mas eu sou agradecido.

            Suplicy, aquilo tudo que lhe trouxeram é mentira. Aquelas informações do avião: não existe linha. Aliás, se V. Exª quiser, pode encher o avião que eu arrumo dinheiro aqui com os amigos para... Não existe esse avião. Lá, vamos dizer, de Petrolina para São Raimundo Nonato e, de São Raimundo... Nasci na Parnaíba, Suplicy. E quis Deus que Sarney estivesse aqui. Na Parnaíba, eu era menino e pegava um avião da Aerovias, Aerobrasil, Aeronorte, Cruzeiro, Panair e até da Paraense Transportes Aéreos.

            A gente ia pingando pelas capitais. Era bom. Saltava no aeroporto de Aracaju - Raupp, só para dizer que conhecia: tomava um cafezinho ou uma Coca-Cola -, Salvador e chegava ao Rio. Havia até a Paraense Transporte Aéreo. O senhor lembra? No Piauí, apelidaram-na de “prepara tua alma”, porque caía de vez em quando.

            Eu era menino, nasci ali e ia para São Luís. Hoje, não há mais nem vôo São Luís-Teresina. Está aqui o Presidente Sarney. Foi uma catástrofe esse Governo do Piauí. Não tem, Sarney. Minha cidade não tem mais nem teco-teco. São Raimundo Nonato, mais longe... Está aqui o ex-Prefeito Avelar. Eles inauguraram naquele evento, fizeram uma pista que já havia. Eu recebi o Presidente Fernando Henrique Cardoso para comemorar quinhentos anos de Brasil - ele iniciou lá, na Serra da Capivara, o berço americano. Ele saltou daqueles aviões da FAB. Eu o recebi. Não há nada. O que Heráclito disse é verdadeiro.

            Mas o homem mente muito. E V. Exª é puro, é decente e correto. É a mesma coisa: se V. Exª estivesse dando uma informação de São Paulo, eu nem me atreveria a desmentir. Então aquilo está aqui. Avelar e a gozação de dois portais. Está aqui, Portal 180graus.com.br: “Wellington Dias prometeu inaugurar 206 obras ao longo de 2009.” Passo para V. Exª ler, porque já estou exorbitando da paciência do Presidente.

            Há outro portal também gozando o homem. Sabe por que eu larguei? Não tenho nada contra Luiz Inácio. Larguei, Sarney... Eu fui com o homem a São José do Peixe, eu ajudei a elegê-lo.

            O Heráclito disse que ele foi eleito na minha garupa no primeiro mandato. Na segunda vez - disse o Heráclito, eu não estou dizendo não -, na do João Vicente.

            Eu fui a São José do Peixe, aí recebi uma medalha. Estava do meu lado o Deputado Federal Marcelo Castro, que é governista. É governista, cooptado, mas foi meu Secretário. Estava do lado, Sarney, aí o homem, no primeiro discurso que fez, disse: “Vou fazer no Piauí cinco hidroelétricas”. O Piauí tem uma banda com o Maranhão. Nunca fizeram eclusa. Cinco! O porto... ZPE, que o Sarney fez... Tudo, Sarney! Agora, V. Exª merece o maior respeito, a maior...

            Eu, que acho... Eu não entendo como estão querendo importar o Ciro Gomes, que é gente boa, para Governador de São Paulo tendo um nome honrado como o de V. Exª, que já foi consagrado.

            Mas eu vou encerrar, V. Exª pode usar... Eu já exorbitei o tempo. O Neuto de Conto... Mas vou deixar para V. Exª a gozação do portal, dos dois. Está aqui, está aqui o retrato do Governador. Ele diz aqui: “Wellington Dias prometeu inaugurar 206 obras”. Gozadas uma por uma. Então, é mentira e mentira.

            Agora, quanto a V. Exª, eu sei que é pureza: recebeu, leu. Mas não tem... Eu tive o cuidado de telefonar para Avelar, família tradicional, o pai foi prefeito, ele foi prefeito, vive lá e disse que não tem esse avião não, que o aeroporto de lá está interditado pela Anac e quem quer ir para São Raimundo Nonato vai para São João do Piauí de avião e vai de carro.

            Então, essa é, a bem da verdade... Mas com a minha admiração e o meu respeito... 

            E o Piauí tem. Seria muito bom ter um Senador aqui da base do governo, PTB. Senador João Vicente, deixe ele defender... O senhor não teve culpa não, leu falsas informações.

            O meu respeito, a minha admiração e o convite para que volte ao Piauí para descansar naquele mar caliente, verdes mares bravios, dunas brancas, vento que nos acaricia, sol que nos aquece, rios que nos abraçam e povo que admira Eduardo Suplicy Senador.


Modelo1 6/21/248:31



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2009 - Página 44795