Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos acerca do Aeroporto de São Raimundo Nonato.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Esclarecimentos acerca do Aeroporto de São Raimundo Nonato.
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2009 - Página 44898
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, DISCURSO, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, DIVULGAÇÃO, RESPOSTA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), CRITICA, ORADOR, REFERENCIA, AEROPORTO, INTERIOR, REITERAÇÃO, DENUNCIA, FALTA, VERDADE, MANIPULAÇÃO, INFORMAÇÃO, LINHA AEREA, DIMENSÃO, VOO, APRESENTAÇÃO, CONVITE, CONGRESSISTA, VISITA, LOCAL, COMPROVAÇÃO, FALSIDADE.
  • QUESTIONAMENTO, IMPRENSA, OPERAÇÃO, AEROPORTO, MUNICIPIO, SÃO RAIMUNDO NONATO (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), AUSENCIA, CADASTRO, AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC), CRITICA, SENADOR, TENTATIVA, DESMENTIDO, GRAVIDADE, CORRUPÇÃO, GOVERNO ESTADUAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que me traz a esta tribuna é o profundo respeito e a admiração que tenho pelo Senador Suplicy, o que não significa dizer que sempre concorde com tudo o que ele diz e faz. Mas, na verdade, eu não poderia, de maneira nenhuma, deixar de responder a um pronunciamento feito por ele nesta tribuna ontem à tarde. Infelizmente, eu não estava presente. Algumas questões, se tratadas quando o Senador citado está presente, teriam suas respostas de imediato.

            Fiz um pronunciamento aqui sobre a questão, Senador Mão Santa, do aeroporto de São Raimundo Nonato. O Senador Suplicy chegava esbaforido e, num aparte, me disse que responderia o assunto. E ontem deu uma resposta.

            Não achei, nunca esperei que o Senador Suplicy se sujeitasse a responder nas circunstâncias que o fez. Ele respondeu dizendo:

O Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato [da Serra da Capivara] é uma obra real, devidamente projetada e licitada. Encontra-se em execução [estou tentando resumir, para não cansar os senhores]. A primeira etapa foi concluída (...). A segunda etapa já começou, com a ampliação (...).

O aeroporto possui uma das melhores pistas do Brasil. Quem garante é o gerente de operações da Esaero Soluções Aeronáuticas, Antônio Mesquita. A empresa foi contratada pelo Governo do Estado para operar o aeroporto durante a realização do Congresso Internacional de Arqueologia e Arte Rupestre (...).

Mesquita explica que a Esaero Soluções Aeronáuticas é uma empresa com sede em Recife e bases em vários Estados, especializada na operação de aeroportos. O de São Raimundo Nonato, com 1.650 metros de pista, no momento está operando [veja bem, Senador Suplicy, informações dadas por V. Exª] com aviões tipo Bandeirante e Brasília, com frequência diária para Teresina e Petrolina, esta última, cidade do interior pernambucano.

            Eu vou parar aqui. Eu vou parar aqui, Senador Suplicy, porque vi que V. Exª foi vítima.

            Eu pude observar que V. Exª fez um pronunciamento baseado numa informação que recebeu da Superintendência de Representação do Piauí em Brasília.

            V. Exª recebeu informações mentirosas e assumiu a responsabilidade de transmiti-las, o que mostra a gravidade, Senador Suplicy, das denúncias que eu e o Senador Mão Santa vimos fazendo aqui.

            V. Exª está convidado a ir a São Raimundo Nonato, amanhã, depois, quando quiser. Eu lhe faria uma proposta: eu o deixo em São Raimundo Nonato e V. Exª parte de lá num desses aviões que chegam e saem todos os dias.

            Nunca houve isso. É uma mentira! É uma propaganda enganosa!

            De onde saiu essa informação que foi para o gabinete de V. Exª, para a assessoria de V. Exª, e que V. Exª trouxe à tribuna? Da Superintendência de Representação do Governo do Piauí.

            Eu lhe disse, naquele dia, que tomasse cuidado em não ser ventríloquo dos abusos do Governo do Piauí porque nós, que somos de lá, sabemos o que estamos dizendo. Não é justo o que o Governador do Piauí fez com V. Exª. Um Senador de milhões e milhões de votos de repente se transforma aqui no porta-voz de uma mentira dessa natureza, Senador Suplicy.

            Isso não é brincadeira! Tenho responsabilidade de mandato, tenho 26 anos de mandato e 35 anos de vida pública e jamais faria uma afirmativa que não fosse verdadeira. Quando eu disse que o aeródromo inaugurado tinha uma pista de 1.600m é porque é uma realidade. Eu até exaltei a figura inicial do projeto da obra do aeródromo.

            Com relação à Esaero, na Comissão, onde estavam também o Senador Mão Santa, o Presidente da Infraero e mais algumas autoridades da Aeronáutica, nós pedimos informações dessa empresa e soubemos que ela não está cadastrada na Anac. A Presidente da Anac não sabia que empresa era essa. Não é conhecida; é mais uma mentira, é mais uma enganação que o Governo do Piauí pratica e usa V. Exª aqui como porta-voz, como ventríloquo.

            São Paulo não merece isso! V. Exª, Senador do Estado mais importante da Federação, reconduzido por três mandatos a esta Casa, de repente, se torna porta-voz de mentiras. Quero isentá-lo de culpa, pois sei que fez esse pronunciamento para prestar um serviço ao seu Partido - e agiu de boa-fé. Mas esse pessoal que o levou ao erro, à mentira, precisa se penitenciar perante V. Exª e com São Paulo, porque joga na vala comum um Senador da República, Presidente Sarney. Não é justo que se faça isso!

            E não é justo que V. Exª, sem conferir os fatos, traga-os à tribuna. Não é justo que V. Exª tente desmentir um colega que faz um pronunciamento nesta tribuna com relação ao que o seu Estado vem passando e, sem conhecer o fato, apenas por informações mentirosas, V. Exª venha à tribuna tentar desmentir um companheiro. Não é correto, não é justo. V. Exª teria que, pelo menos em respeito ao povo de São Paulo, conferir. Chegue a Teresina e vá a São Raimundo Nonato nesse avião Bandeirantes ou nesse avião Brasília! Chegue a Petrolina e vá a São Raimundo Nonato nesse avião!

            A informação está aqui. E V. Exª tem credibilidade a ponto de eu já ter recebido no gabinete telefonema de pessoas pedindo informações para fazer esse vôo de que V. Exª se tornou garoto-propaganda. Paciência! Paciência! Mas desta vez, V. Exª não tem culpa, não. Está aqui!

            Mão Santa, isso foi o Governo do Estado e não é fato antigo, não. Porque poderia dizer “não, foi euforia da inauguração”.

            O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - A Anac interrompeu. Foi imposição dela. Foi radical.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - O aeroporto está interrompido?

            O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Está.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI ) - Está vendo, Senador Suplicy? O aeroporto está interrompido. Espero que seja até por obras. V. Exª recebeu essa informação no dia 14 deste mês. Então, o escritório induziu V. Exª a mentir desta tribuna com informações recentes.

            Puxe a orelha de quem lhe mandou isso! Peça a quem lhe mandou isso para o respeitar. V. Exª não pode ser usado aqui para justificar as traquinagens que o Governador do Piauí e sua gangue vêm fazendo lá dia a dia, Senador Suplicy. Já que V. Exª quer se inteirar dos problemas do Piauí, peça que lhe mandem informação sobre o que ocorreu e o que ocorre, de fato, com o escândalo da Emgerpi, uma supersecretaria criada pelo Governador para concentrar sobre ela verbas de todas as licitações do Estado. Está lá a denúncia correndo na Polícia Federal. E essa denúncia não foi feita nem por Heráclito Fortes, nem por Mão Santa; foi feita por um militante do seu Partido.

            Preste esse serviço ao Brasil e ajude a moralizar o seu Partido. Mande investigar o que é o caso Emgerpi e mande investigar a denúncia que foi feita agora por um funcionário de nome João Paes Landim, sobre os desvios do Fundeb. V. Exª, que é um homem ligado à educação, recupere o seu conceito com relação ao povo do Piauí que lhe tem estima, mas não se sujeite a ser porta-voz de mentiras oficiais como essa, Senador. É um apelo que lhe faço. Cheque primeiro as informações. V. Exª não tem a obrigação de conhecer o Estado do Piauí, mas já que V. Exª se preocupa tanto com o meu Estado, o Estado do Piauí, por favor, pela sua biografia, informe-se dos fatos antes de divulgá-los!

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/4/2410:56



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2009 - Página 44898