Pronunciamento de Arthur Virgílio em 17/09/2009
Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Críticas à triste e retrógrada censura ao jornal O Estado de S.Paulo, e transcrição nos Anais do Editorial de hoje, do referido jornal.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
IMPRENSA.:
- Críticas à triste e retrógrada censura ao jornal O Estado de S.Paulo, e transcrição nos Anais do Editorial de hoje, do referido jornal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/09/2009 - Página 44931
- Assunto
- Outros > IMPRENSA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), VITIMA, IMPOSIÇÃO, CENSURA, DESEMBARGADOR, TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL (TJDF), OPOSIÇÃO, ORADOR, OFENSA, ESTADO DEMOCRATICO, RESTRIÇÃO, LIBERDADE DE IMPRENSA.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Obrigado e repito, Sr. Presidente Osvaldo Sobrinho, a alegria que tenho, hoje dupla, de tê-lo aqui como colega e de vê-lo presidindo a sessão. É uma honra muito grande.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Brasil vive em democracia. É incontestável. Mas, não obstante, convive com a triste e retrógrada censura imposta ao jornal O Estado de S. Paulo por um juiz de Brasília, o desembargador Dácio Vieira.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal, a que pertence o desembargador, concluiu pela suspeição desse magistrado, mas a censura, ao menos por ora, foi mantida.
Não é possível, em um Estado de direito democrático, a convivência com medidas restritivas à livre manifestação de opiniões, pensamentos e ideias.
Por isso, para que o historiador do futuro possa dispor de subsídios para avaliar esta fase obscura que fere a Constituição, estou anexando a este pronunciamento o editorial de hoje do jornal O Estado de S .Paulo, há 48 dias sujeito à censura.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
************************************************************************************************
SEGUE DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
************************************************************************************************
Matéria referida:
“A censura mantida”
Modelo1 12/12/253:39