Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura do artigo "Notícias do PSC: Aviso aos navegantes - Palavras do Presidente".

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Leitura do artigo "Notícias do PSC: Aviso aos navegantes - Palavras do Presidente".
Publicação
Publicação no DSF de 04/09/2009 - Página 41629
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO, INTERNET, AUTORIA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC), DISCORDANCIA, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, TENTATIVA, DESVIO, ATENÇÃO, POPULAÇÃO, ACOMPANHAMENTO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, ESPECIFICAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CONFIRMAÇÃO, BENEFICIO, POPULAÇÃO CARENTE, AMPLIAÇÃO, POPULARIDADE, FAVORECIMENTO, ELEIÇÕES, EXCESSO, PROGRAMA ASSISTENCIAL, AUMENTO, OCIOSIDADE, FALTA, INCENTIVO, BUSCA, TRABALHO, INDUÇÃO, DEPENDENCIA, ASSISTENCIA, ESTADO, REPUDIO, DISTRIBUIÇÃO, PRIVILEGIO, MANIPULAÇÃO, SISTEMA ELEITORAL, DESRESPEITO, ESTADO DEMOCRATICO.

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Então, as duas outras vagas majoritárias ficariam para negociar.

            No meu Piauí, é diferente. Eles negociam com o PT e se entregam. Com relação a Senador, depois é que vão ver. Infelizmente, meu Partido foi cooptado. Isso é normal. E aplaudo a força do PT, que lá o cooptou. Mas, com isso, ficaria indefinido meu direito de me candidatar. Então, é lógico que comecei a ver alternativas e me deparei com um Partido novo, estudando o perfil de cada um.

            É complicado esse negócio de sair de Partido. Eu nunca me separei da mulher, mas acho que é até mais complicado, porque há muitas consequências. Agrada numa cidade, noutra não. Não é simples, não. Eu pensei que fosse.

            Então, comecei a estudar os Partidos, seus perfis, e me deparei com um artigo que merece uma reflexão minha, neste momento, e do País. É do Portal do PSC: “Notícias do PSC: Aviso aos Navegantes - Palavra do Presidente”. O Presidente é o Sr. Vítor Nósseis, Presidente Nacional do PSC.

            Este é um artigo para reflexão e mostra um perfil muito sério, responsável e de cultura. Ele diz lá:

Aviso aos navegantes

Discordo de forma veemente daqueles que atribuem ao Presidente LULA uma ardilosa falsa ingenuidade, quando, ancorado numa pretensa e declarada falta de preparo intelectual e enorme popularidade, dispara uma enxurrada de defesas imorais aos descalabros criminosos cometidos por seu Governo e profere impropérios chulos, mesmo no exterior, com o objetivo único de mascarar uma doutrina secreta e subreptícia e desviar a atenção da população de investigações, como a CPI da PETROBRAS, que, se apuradas com o desvelo necessário, mostrarão a podridão das entranhas governamentais.

Por outro lado, sou obrigado a admitir que o governo LULA tem aparentemente beneficiado a população de baixa e baixíssima renda, daí sua grande popularidade. Se for com objetivos eleitoreiros, o que não deixa dúvidas; meus pêsames. A enxurrada indiscriminada de vales e bolsas isso e aquilo, com desfecho demolidor no futuro, embora ajudando em curto prazo, viciam a população na ociosidade, desestimulam a busca do trabalho honesto, criam e alimentam uma expectativa torpe de depender do governo, seja ele qual for, agora e sempre, prejudicando os processos de produção e distribuição da riqueza, e virtualmente, os processos democráticos de tomada de decisão de poder. Senão vejamos: A doutrina materialista dialética marxista-leninista há tempos abdicou das propostas de tomar o poder pela força, após luta armada revolucionária, tendo tido resultado desastroso na concretização de sua doutrina, nos locais e regiões do planeta em que conseguiram convencer parte representativa das populações com suas falsas propostas de busca da democracia, igualdade, liberdade e justiça.

Em função disso e com a derrocada da falecida União Soviética, no Brasil e alhures, inaugurou-se um novo processo de tomada de poder pela infiltração e aparelhamento do estado, nas instituições governamentais e nos meios de comunicação de massa, fundamentado na proposta de Antonio Gramsci, in Cadernos do Cárcere” que pregava, não mais a guerra revolucionária e sim um sistema, gradativo, lento, efetivo e eficaz de tomada absoluta de poder, infiltrando-se de forma mentirosa na mídia, na religião, na política e nos meios educacionais, para pregar um falso socialismo, no mundo inteiro, se possível, agora mudado de roupagem devido ao fracasso generalizado. O PT chegou ao governo federal no Brasil, através de eleições livres (1º estágio da tomada de poder), mas não chegou ao poder. Desde a posse de LULA, não fosse a sede com que chegaram ao pote poderiam até, dentro de suas convicções, ter configurado e conseguido algum resultado. Porém, a corrupção falou mais alto. Tentaram até o desarmamento (2º estágio da tomada de poder) apelando para o sentimento cordial e fraterno do povo brasileiro. Mas nosso povo é crédulo, mas não é bobo, e entendeu a tempo. Na verdade o governo quer (num 3º estágio da tentativa de tomada de poder) desmoralizar e desacreditar as instituições, as Forças Armadas, até mesmo o próprio Executivo (quanto pior, melhor), o Legislativo, o Judiciário, passando pelas Procuradorias e o Ministério Público. Setores ministeriais do governo federal aplicam de forma descarada o Gramscismo, na última e desesperada tentativa de desestabilizar o país e predispor para o golpe, que viria com ou sem eleições. A distribuição farta de benesses governamentais, uma imaginada estabilidade econômico-financeira, apesar da crise internacional, e uma desfaçatez sem limites, aliados, enganam a população (eleitores), e predispõem a médio e longo prazo para um desfecho nefasto e indesejado que fará cair por terra todas as conquistas democráticas obtidas pelo povo brasileiro. Só evitaremos essa catástrofe com eleições livres diretas e secretas, sem nenhuma interferência paternalista e assistencialista do poder estatal, e, naturalmente, sem nenhuma intervenção do poder econômico.

Belo Horizonte, Minas Gerais, 28 de julho de 2009.

VÍTOR NÓSSEIS

Presidente Nacional do PSC

        Então, é um Partido que contribui com a afirmação democrática, que tem sido a maior conquista da civilização.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/09/2009 - Página 41629