Discurso durante a 164ª Sessão Especial, no Senado Federal

Comemoração do Dia Mundial do Turismo.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TURISMO.:
  • Comemoração do Dia Mundial do Turismo.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/2009 - Página 47123
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TURISMO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO, HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, TURISMO.
  • ELOGIO, INICIATIVA, MINISTERIO DO TURISMO, CRIAÇÃO, SISTEMA, BANCO DE DADOS, ABRANGENCIA, INFORMAÇÕES, DETALHAMENTO, OFERTA, SERVIÇOS TURISTICOS, AMBITO REGIONAL, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO, MUNICIPIO, JOÃO PESSOA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), PIONEIRO, REALIZAÇÃO, INVENTARIO, SERVIÇOS TURISTICOS, OFERTA, HOTEL, RESTAURANTE, AGENCIA DE TURISMO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, BENS CULTURAIS, SEGURANÇA PUBLICA.
  • IMPORTANCIA, FUNÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO, SETOR, PROGRESSO, EMPRESA DE TURISMO, EMPENHO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, BACHAREL, TURISMO, ESTADO DA PARAIBA (PB), LUTA, REGULAMENTAÇÃO, PROFISSÃO.
  • ELOGIO, INICIATIVA, GOVERNO ESTADUAL, INICIATIVA PRIVADA, EFETIVAÇÃO, IMPLANTAÇÃO, POLO INDUSTRIAL, TURISMO, MUNICIPIO, JOÃO PESSOA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), GARANTIA, RETORNO, NATUREZA ECONOMICA, REDUÇÃO, IMPACTO AMBIENTAL, TRANSFORMAÇÃO, SETOR, REGIÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmª Vice-Presidente do Senado Federal, que preside esta sessão, minha amiga, Senadora Serys Slhessarenko, Exmº Sr. Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, Senador Neuto de Conto, Exmº Ministro de Estado Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, Vice-Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Exmº Sr. Deputado Federal Marcelo Teixeira, demais autoridades presentes, Srªs e Srs. Senadores, meus senhores, minhas senhoras,

            A comemoração do Dia Mundial do Turismo é um momento significativo para analisarmos a situação do Brasil na área do turismo, os progressos que realizamos, nossos pontos fortes e fracos, e o que ainda podemos e devemos concretizar, no sentido de incorporar o turismo ao processo de desenvolvimento nacional.

            É também uma oportunidade de ouro para refletirmos sobre a necessidade de regulamentação da profissão de turismólogo, uma forma de chancelar, com um selo de qualidade específico, a profissionalização da mais refinada mão de obra do setor, conferindo-lhe um diferencial importante, dentro de critérios de excelência consagrados pela divisão internacional do trabalho.

            Não é à toa que o Governo brasileiro, por meio de um decreto presidencial, fez coincidir com o Dia Mundial do Turismo o Dia do Turismólogo, 27 de setembro.

            Afinal, estamos falando de uma profissão que existe há mais de 30 anos, onde, à frente de secretarias, assessorias e consultorias em políticas públicas, projetos e empreendimentos de desenvolvimento local, públicos e privados, destacam-se entusiasmados turismólogos que acreditam ser o turismo uma vocação inata do nosso belíssimo País.

            Certamente, estamos muito distantes de um patamar que aproveite todas as imensas potencialidades na área do turismo.

            Não há dúvida de que existe uma grande brecha entre a oferta atual de serviços turísticos e as potencialidades do setor.

            Com vistas a superar esse imenso gap, o Ministério do Turismo estabeleceu uma metodologia padronizada para realizar o inventário dos atrativos turísticos, equipamentos, infraestrutura e demais elementos componentes da oferta turística dos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional.

            O Sistema de Inventariação da Oferta Turística, Invtur, é um instrumento que servirá de base para o planejamento de ações estratégicas, coordenação de atividades e promoção de atividades turísticas e desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com o turismo regional. Trata-se, basicamente, de um banco de dados com informações detalhadas de diversos itens componentes da oferta de serviços relacionados com as atividades turísticas, que deverá ser periodicamente atualizadas.

            Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com grande satisfação que registro o fato de a capital da Paraíba, João Pessoa, ter sido o primeiro Município a realizar o inventário da oferta turística, um trabalho que contou com a colaboração direta de seis professores e 105 universitários. Em João Pessoa, o Sistema de Inventariação da Oferta Turística identificou 24 atrativos naturais da capital paraibana, como praias, falésias, rios e parques naturais.

            De acordo com a coordenadora da pesquisa, professora Vera Simões, do Instituto Superior de Educação da Paraíba, o inventário também traz a oferta de hotéis, restaurantes, agências de turismo, instituições de ensino, bens culturais e segurança pública.

            Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a importância do turismo como fator de desenvolvimento econômico, social, cultural, político e de aproximação dos povos é incontestável.

            Os estudos e pesquisas da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Banco Mundial confirmam, em âmbito internacional, a importância do turismo para gerar emprego, combater a pobreza e realizar um processo de desenvolvimento sustentável, do ponto de vista econômico e ambiental.

            Certamente, o fator principal, o elemento primordial para atingirmos o objetivo de tornar o Brasil um grande destino turístico internacional se concentra nos recursos humanos que operam as atividades turísticas. Aí se destaca o papel desempenhado pelos profissionais que se dedicam ao planejamento, coordenação e seleção de locais de interesse turístico, à coordenação ao estudo acadêmico, às pesquisas e ao trabalho nas áreas do turismo e hotelaria.

            Quero destacar o papel do turismólogo como profissional insubstituível para o desenvolvimento de todos os segmentos do setor de turismo, compreendendo o setor público, empresas privadas, organizações não governamentais. Para o sucesso de uma empresa turística se tornam necessários profissionais com conhecimentos específicos e adequados para sua atividade. Nesse contexto, o turismólogo se apresenta como peça fundamental na engrenagem do desenvolvimento turístico.

            No Estado da Paraíba, onde governo e sociedade estão verdadeiramente empenhados em perseguir o turismo como vocação econômica privilegiada, a Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo da Paraíba vem lutando pela regulamentação da profissão de turismólogo e pela garantia de sua participação no incremento do setor turismo no conjunto da economia.

            Acredito na causa. Afinal, a Paraíba é berço de paisagens inesquecíveis e um destino turístico incomparável. Pela localização privilegiada, João Pessoa é o ponto de partida para a exploração do litoral paraibano. Terceira capital mais antiga do Brasil, fundada em 1585, oferece no mesmo cardápio um sítio arquitetônico magnífico e uma natureza deslumbrante. São trinta quilômetros de uma privilegiada combinação de infraestrutura e praias urbanas.

            O Programa de Artesanato Paraibano, o turismo de aventura, o maior São João do mundo, a estância de águas termais de Brejo das Freiras e a gastronomia regional encantam e cativam turistas do mundo inteiro.

            Srª Presidente, no dia 8 de setembro próximo passado, foi dado um importante passo para garantir o deslanche do turismo na Paraíba: o destravamento das obras de construção do Centro de Convenções do Estado, em João Pessoa, principal pilar de sustentação do Polo Turístico Cabo Branco.

            Uma força tarefa composta pelo Governo do Estado e pela iniciativa privada permitirá a implantação efetiva do Polo Turístico Cabo Branco, integrando a construção do Centro de Convenções e do complexo turístico, resgatando um atraso de 23 anos, já que o referido projeto arrastava-se desde 1986.

            Srª Presidente, embora a atividade turística esteja frequentemente associada à idéia da prática econômica sustentável, na verdade, são poucos os empreendimentos turísticos que atendem ao pressuposto da sustentabilidade. O Polo Turístico Cabo Branco foi pensando para gerar retorno econômico com um mínimo de impacto ambiental e deverá revolucionar o turismo do meu Estado.

            Assim, não existe foro melhor para defender os interesses turísticos da Paraíba, enquanto possibilidade de rentabilidade econômica e social sustentável, do que a sessão comemorativa do Dia Mundial do Turismo, que tem, este ano, como recomendação de debate o tema “Mudanças Climáticas: O Turismo em Busca da Ecoeficiência”. Afinal, estamos falando de uma poderosa alavanca de desenvolvimento econômico, social e político que, além de todos esses atributos, tem o condão de aproximar os povos e de unir culturas.

            Encerro este meu pronunciamento com a certeza de que o turismo continuará a dar uma contribuição cada vez mais efetiva para o nosso desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e melhoria da qualidade de vida de nossa população.

            Aos milhões de homens e mulheres do mundo inteiro envolvidos nas atividades que fazem dessa ferramenta econômica ofício e profissão os meus efusivos cumprimentos. (Palmas.)


Modelo1 9/26/2411:50



Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/2009 - Página 47123