Discurso durante a 155ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de congratulações para as Organizações Globo pelos 40 anos do Jornal Nacional, completados no último dia primeiro de setembro.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de congratulações para as Organizações Globo pelos 40 anos do Jornal Nacional, completados no último dia primeiro de setembro.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2009 - Página 43348
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, TELEJORNAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), CUMPRIMENTO, JORNALISTA, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DIVULGAÇÃO, INFORMAÇÃO, BRASIL.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Sr. Presidente, quero me associar a essa manifestação isenta e justa de iniciativa do Senador Eduardo Suplicy e uma vez que V. Exª e o Senador Eduardo Suplicy citam alguns nomes, e não colaborar nessas lembranças, e trazer aqui o nome do nosso Monforte, Alexandre Garcia, essa extraordinária figura de repórter, apresentador do Jornal Nacional, que é o Heraldo Pereira, que está aqui no nosso dia a dia, e de tantos outros que, ao longo desses anos, deram colaborações fantásticas à realização desse jornal. E me congratular com o Senador Suplicy por relembrar reportagens históricas que o Brasil tomou conhecimento, de fatos acontecidos, através do Jornal Nacional.

            Muitas vezes, nós, políticos, ficamos descontentes ou incomodados com matérias que dizem respeito ao nosso interesse, mas, na realidade, se formos analisar, o Jornal Nacional tem sido um jornal que procura isenção, procura dividir espaços. Evidentemente que não é isento de cometer erros, mas é um jornal que tem sido, ao longo de toda essa vida, um balizador da formação da opinião pública dos brasileiros.

            Hoje se lê menos jornal do que se lia antigamente, se ouve menos rádio do que se ouvia antigamente, embora rádio seja um grande comunicador de massa. Mas o Jornal Nacional marcou seu tempo. O Jornal Nacional no Brasil atrasa partida de futebol no mundo inteiro. A força do Jornal Nacional faz com que inclusive partidas de futebol realizadas em países vizinhos fiquem condicionadas ao seu tempo, logo a seguir a famosa “novela das oito”.

            Daí por que me congratulo com o Senador Suplicy, congratulo-me com os que fazem o Jornal Nacional ao longo desse tempo. E peço a V. Exª que transmita essa minha solidariedade ao Senador Eduardo Suplicy. Eu quero pedir concordância a ele para que seja feito um comunicado a Brasília, já que é a terra que nos abriga aqui como Parlamentares, ao diretor Antônio Carlos Drummond, nosso querido Toninho Drummond, para que ele faça chegar a todos os seus companheiros de equipe o reconhecimento, evidentemente se o Senador Eduardo Suplicy concordar, desse trabalho que hoje está sendo registrado nesta Casa. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2009 - Página 43348