Fala da Presidência durante a 155ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Lê o artigo do jornalista Tomaz Teixeira, do Diário do Povo, sobre os riscos de o Governador Wellington Dias ser cassado.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Lê o artigo do jornalista Tomaz Teixeira, do Diário do Povo, sobre os riscos de o Governador Wellington Dias ser cassado.
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2009 - Página 43355
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, REGISTRO, RISCOS, CASSAÇÃO, GOVERNADOR, VICE-GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, DOAÇÃO, CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO, ILEGALIDADE, APLICAÇÃO, LEGISLAÇÃO, CRIAÇÃO, PROGRAMA ASSISTENCIAL, ANO, REELEIÇÃO, EXPECTATIVA, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), IGUALDADE, JULGAMENTO, EX GOVERNADOR, ESTADO DA PARAIBA (PB), SEMELHANÇA, CRIME ELEITORAL.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - A Mesa Diretora acaba de receber um portal, o GP1, do Piauí, primeiro grande portal, GP1. E recebi telefonemas também exigindo que eu lesse, porque se trata de um trabalho do jornalista Tomaz Teixeira. A fonte é o Diário do Povo do Piauí. Tomaz Teixeira, um bravo jornalista da história do Piauí, foi Deputado Estadual algumas vezes, foi Líder do Governo Alberto Silva. Aliás, a grande história política de Alberto Silva deve-se à liderança de Tomaz Teixeira, que era o Líder maior. E Tomaz Teixeira também foi Presidente do PMDB.

            Então, o GP1, o primeiro grande portal do Piauí, diz, segunda-feira, 14 de setembro:

Wellington Dias corre o risco de ser cassado também, diz jornalista” [Tomaz Teixeira, um dos mais históricos e acreditados jornalistas do Piauí].

A grande imprensa do Piauí não tem procurado mostrar a realidade [diz Tomaz Teixeira] sobre o processo de cassação que envolve o governador Wellington Dias e seu vice... O Governador do Piauí, a exemplo de todos aqueles que foram cassados, também tropeçou no quesito conduta vedada. As provas são semelhantes às que cassaram o Governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB).

Wellington Dias e o PT aprovaram, já no mês de janeiro do ano da reeleição (2006), uma Lei que fez doações gratuitas de carteiras de motorista (CNH).

Para ter validade legal, a Lei teria que ter sido votada no ano anterior ao da eleição e sua execução a partir do início do ano, consequentemente, possuindo dotação orçamentária legal para tal.

Desavisados e despreparados, os assessores do Governador, pensando em buscar eleitores, fizeram a doação gratuita de milhares de carteiras de motorista, numa Lei de autoria da Deputada Flora Izabel. O Governador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, também criou um programa social que destinava recursos para famílias pobres fazerem recuperação e melhorias de residências. Pisou na conduta vedada e foi um dos primeiros a ser cassado.

Wellington vai também a julgamento. Se for para fazer justiça e não decidir com dois presos e duas medidas, o Governador do Piauí está na mira para ser cassado pelo TSE. O crime é o mesmo e a jurisprudência não pode ser diferente.

Caindo Wellington e Wilson Martins - e eles parecem que caíram da rede e estão brincando com as varandas - a história da política do Piauí vai ter uma reviravolta inesperada. Em política, tudo é possível.

Se cair, quem ascenderá politicamente será o Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Temístocles Filho (PMDB), que, além de assumir o Governo do Estado, pode ser candidato na escolha a ser feita pela Assembléia dentro de 30 dias.

Após essa eleição, poderá dizer: “Bem agora que sou governador com mais de um ano de mandato, sou candidato a reeleição”. E daí? E daí é que a política do Piauí vai dar uma guinada de 360º, deixando muita gente de calça na mão.

O governador e seu vice podem ser cassados, sim, embora já tenha um parecer do relator a seu favor e de seu vice. E o plenário do TSE vai aceitar esse parecer que parece mais coisa de encomenda?

Quem conhece o processo e vem acompanhando as decisões com cassações de governadores, pelo PSE, sabe o risco que correm Wellington Dias e Wilson Martins. A cassação do governador de Tocantins, Marcelo Miranda, deve servir de alerta para Wellington.

            O jornalista Tomaz Teixeira acha que o manto protetor do PT será incapaz de proteger o Governador do Piauí.

            Diário do Povo, Tomaz Teixeira, jornalista.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2009 - Página 43355