Fala da Presidência durante a 156ª Sessão Especial, no Senado Federal

Lê mensagem do Presidente do Senado em comemoração aos 44 anos de criação da profissão de administrador.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Lê mensagem do Presidente do Senado em comemoração aos 44 anos de criação da profissão de administrador.
Publicação
Publicação no DSF de 16/09/2009 - Página 43500
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • LEITURA, MENSAGEM (MSG), PRESIDENTE, SENADO, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, ADMINISTRADOR, DATA, LEGISLAÇÃO, REGULAMENTAÇÃO, EXERCICIO PROFISSIONAL, REGISTRO, HISTORIA, CURSO SUPERIOR, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, BRASIL, APRESENTAÇÃO, DADOS, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Eu gostaria de ler uma mensagem da Presidência do Senado nesta cerimônia, nesta sessão especial de comemoração dos 44 anos de criação da profissão de Administrador.

            É a palavra do Presidente do Senado, Senador José Sarney:

É com grande júbilo que o Senado Federal comemora uma vez mais, e novamente por iniciativa do nobre Senador Marconi Perillo, 1º Vice-Presidente desta Casa, o Dia do Administrador e os 44 anos de criação da profissão do administrador.

Festejado todos os anos no dia 9 de setembro, o Dia do Administrador marca o aniversário da Lei nº 4.769, de 1965, lei essa que regulamentou a nobilíssima profissão que ora homenageamos. O mesmo diploma legal, registre-se, também criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Administração.

O ensino da Administração no Brasil tem uma história relativamente recente, considerando-se que, nos Estados Unidos, a fundação do primeiro curso data de fins do século XIX, para ser preciso, do ano de 1881. O primeiro curso de Administração em nosso País foi inaugurado em 1941, na Escola Superior de Administração de Negócios de São Paulo.

Já em 1946, foi criada a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo que, a despeito do nome, não ministrava o curso de Administração propriamente dito, mas apenas algumas matérias afeitas à área, constantes da grade curricular dos cursos de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis.

O grande marco no ensino da profissão viria com a criação, em 1952, da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, e, em 1954, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

De lá para cá, o ensino da Administração evoluiu muito no Brasil, na mesma magnitude em que cresceram nossa economia e a demanda das empresas privadas e do Estado por administradores profissionais, capazes de congregar habilidades e ferramentas teóricas, com destaque para o planejamento estratégico e capacitação para enfrentar os desafios cotidianos impostos pela atividade de administrar.

Hoje, existem no País mais de dois mil cursos de Administração, que já formaram mais de um milhão e quinhentos mil administradores. A profissão é, atualmente, uma das mais procuradas, senão a mais procurada pelos estudantes que ingressam nos cursos de graduação superior.

Nosso País vive um momento de retomada do crescimento após a superação da pior fase da crise econômica mundial. Neste ponto de inflexão, em que empresas e Governo buscam expandir os investimentos produtivos, se agiganta o papel do administrador, profissional capacitado para planejar e executar essa arrancada.

Cresce também, com isso, a importância dessa homenagem que a Casa da Federação presta ao profissional administrador e aos 44 anos de criação da profissão.

Parabéns ao Senador Marconi Perillo pela iniciativa de propor essa celebração. Parabéns, ainda, a todos os administradores do Brasil, aos quais cumprimento na pessoa do Administrador Roberto Carvalho, Presidente do Conselho Federal de Administração.

O Senado Federal reconhece a importância do administrador para o Brasil, e conta com a participação de todos para promover o desenvolvimento deste País e o bem-estar do povo brasileiro.

            Essa é a mensagem do Presidente do Senado Federal.

            Eu convido o Senador Mão Santa para ocupar esta Presidência, a fim de eu possa, agora, fazer o meu pronunciamento pessoal como primeiro signatário dessa homenagem muito justa prestada pelos Senadores, pelo Senado Federal, pela Casa de Rui Barbosa, aos administradores brasileiros, tão fundamentais na edificação da nossa sociedade e, principalmente, do nosso desenvolvimento.

            É com muita alegria que, pelo segundo ou terceiro ano consecutivo, proponho essa homenagem aos administradores. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/09/2009 - Página 43500