Pronunciamento de Renato Casagrande em 09/09/2009
Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração dos 10 anos do Código de Defesa do Consumidor.
- Autor
- Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
- Nome completo: José Renato Casagrande
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.:
- Comemoração dos 10 anos do Código de Defesa do Consumidor.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/09/2009 - Página 42686
- Assunto
- Outros > CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
- Indexação
-
- CONCLAMAÇÃO, PRESENÇA, SENADOR, AGILIZAÇÃO, VOTAÇÃO, MATERIA, CODIGO ELEITORAL, PROPOSTA, REFORMULAÇÃO, LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO, CRIAÇÃO, CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, ALTERAÇÃO, COMPORTAMENTO, EMPRESA, RESPEITO, CONSUMIDOR.
- COMENTARIO, ATUAÇÃO, ORADOR, PRESIDENTE, COMISSÃO, DEFESA DO CONSUMIDOR, ENCAMINHAMENTO, CONGRESSO NACIONAL, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO ESPECIAL, ANALISE, PROPOSTA, REFORMULAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, primeiro, gostaria de reforçar para que terça-feira, de fato, nós estejamos todos aqui para que possamos votar a matéria do código eleitoral, da proposta de reformulação da legislação eleitoral. É fundamental porque estamos chegando ao prazo limite. A Câmara terá que fazer essa apreciação. Então, é muito importante que, de fato, na terça-feira, nós tenhamos condições de concluir esta votação.
O segundo registro, Sr. Presidente, que quero fazer é que amanhã serão comemorados os 19 anos do Código de Defesa do Consumidor. E o Código é uma lei que pegou, que mudou o comportamento dos consumidores, deu um novo instrumento aos consumidores, mudou o comportamento das empresas. As empresas que não têm hoje respeito ao consumidor vão se excluindo de uma fatia do mercado. E esse respeito ao consumidor é uma relação de mão dupla, tanto do consumidor para a empresa quanto da empresa para o consumidor, mas o Código foi um excelente instrumento.
Quero deixar registrado, como Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, que eu, junto com a Presidente da Comissão da Câmara, estamos encaminhando ao Congresso Nacional requerimento para que seja constituída uma comissão especial para fazer uma análise desses 20 anos - no próximo ano, o Código de Defesa do Consumidor fará 20 anos -, e as propostas de reformulação do Código, a fim de que aperfeiçoemos o Código naquilo que for necessário.
Ainda o setor financeiro e o setor de telecomunicações são os setores que detêm hoje a maior parte das reclamações.
Então, era só para fazer esse registro e dizer o que vamos fazer daqui para frente, nas comissões das duas Casas.
Obrigado, Sr. Presidente.