Questão de Ordem durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita ao presidente um maior esclarecimento das medidas saneadoras da crise do Senado.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Solicita ao presidente um maior esclarecimento das medidas saneadoras da crise do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2009 - Página 42687
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, AMPLIAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, PROVIDENCIA, COMBATE, IRREGULARIDADE, CRISE, PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, SENADO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, na semana passada, eu fiz um pronunciamento, na presença de V. Exª, indagando sobre algumas questões relativas aos gastos do Senado.

            O 1º Secretário, Senador Heráclito Fortes, fez um pronunciamento na sexta-feira e encaminhou-me, assim como aos demais Senadores, um texto sobre o que eu havia indagado. No início da sessão de hoje, eu fiz um novo pronunciamento em que registro alguns pontos importantes. Cumprimento a Mesa Diretora no que avaliei que foram medidas saudáveis para a administração do Senado.

            Gostaria de encaminhar também a V. Exª o texto que transmiti em meu pronunciamento e que avalio como importante: que possamos todos nós, Senadores, estar atentos à evolução de receitas e despesas do Senado, de maneira mais atenta do que o fizemos nesses últimos 18 anos em que eu estou aqui na Casa, porque assumi um compromisso comigo mesmo de não mais deixar passar as coisas e de, portanto, na medida do possível, de forma respeitosa e construtiva, sempre dizer à Mesa Diretora aquilo que poderá ser melhorado.

            Então, já encaminhei ao Senador Mão Santa o meu pronunciamento e faço questão de também entregar pessoalmente a V. Exª.

            Se me permite ainda uma sugestão: o novo Diretor de Comunicação, Fernando Mesquita, informou-me da intenção do Presidente de fazer uma publicação com os esclarecimentos sobre todas as questões que foram objeto das representações e das denúncias. Conforme transmiti a V. Exª, avalio que teria sido interessante que pudesse ainda haver um esclarecimento de maior profundidade, além daquele que foi o pronunciamento que V. Exª fez no início de agosto. Mas isso não pôde acontecer, e eu fiz aquele pronunciamento que teve uma repercussão. Porém, eu gostaria de dizer que - e apresento à reflexão de V. Exª - quem sabe seria interessante, já que eu e outros Senadores tivemos dúvidas, que V. Exª marcasse uma sessão, que não fosse no horário de nossas sessões deliberativas, num horário de comum acordo com todos, em que possa V. Exª esclarecer e dirimir toda e qualquer dúvida. Aí, sim, o conjunto dos esclarecimentos poderia ser objeto de uma publicação.

            Então, é a sugestão que deixo a V. Exª. Acredito que possa ser em benefício de V. Exª, Presidente José Sarney. Eu já encaminhei ao Presidente Mão Santa, mas entrego em suas mãos também as observações que fiz hoje, no início da sessão.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2009 - Página 42687