Pronunciamento de Valdir Raupp em 09/09/2009
Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Informa a participação de S.Exa. em duas audiências importantes com o Ministro da Saúde e com o Presidente da Funai.
- Autor
- Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
- Nome completo: Valdir Raupp de Matos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.
POLITICA INDIGENISTA.:
- Informa a participação de S.Exa. em duas audiências importantes com o Ministro da Saúde e com o Presidente da Funai.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/09/2009 - Página 42759
- Assunto
- Outros > SAUDE. POLITICA INDIGENISTA.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), PRESIDENTE, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), SOLICITAÇÃO, AGILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO, UNIDADE, PRONTO SOCORRO, ESTADO DE RONDONIA (RO), MELHORIA, ATENDIMENTO, HOSPITAL, SITUAÇÃO, SAUDE, APREENSÃO, POSSIBILIDADE, CONFLITO, MUNICIPIO, SERINGUEIRA, SÃO FRANCISCO DO GUAPORE (RO), GUAJARA-MIRIM (RO), HIPOTESE, CRIAÇÃO, RESERVA INDIGENA, LOCAL, ASSENTAMENTO RURAL, DIVERSIDADE, NUMERO, FAMILIA.
O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Peço desculpas aos oradores que vão falar daqui a pouco. Serei rápido, só vou fazer um anúncio. Eu podia até pedir a palavra pela Liderança da bancada, mas vou falar em dois minutos.
Tive duas audiências importantes hoje. Uma delas foi com o Ministro da Saúde, pedindo celeridade na construção de três unidades de pronto atendimento em Rondônia - são as chamadas Uplas - para desafogar os hospitais, o Hospital de Base e o Hospital João Paulo II. E o Ministro Temporão me garantiu que, em breve, vai iniciar essas obras e, se possível, inaugurá-las antes do final do ano.
A situação da saúde no Estado de Rondônia é caótica. Por isso, eu marquei essa audiência com o Ministro Temporão, que prontamente me atendeu, juntamente com o Secretário de Saúde de Porto Velho, Rondônia, Dr. Pimentel. Ficou acertada, tanto na capital quanto na cidade de Mirante da Serra, reforma e ampliação da Unidade de Saúde de Mirante da Serra e a construção dessas três unidades de pronto atendimento no Município de Porto Velho.
Também estive, hoje à tarde, com o Dr. Márcio Meira, da Funai. Tratamos de problema de conflitos lá no Estado de Rondônia, na cidade de Seringueiras e na cidade de São Francisco. A Funai está fazendo estudos para criar duas novas reservas indígenas, onde estão assentadas mais de três mil famílias. O Presidente me garantiu, para tranquilizar a população de São Francisco e de Seringueiras, que esse estudo vai ser bastante apurado, será posteriormente auditado e não haverá o desalojamento dessas três mil famílias, com certeza absoluta.
Da mesma forma, com relação a Guajará-mirim, um Município que tem 25 mil quilômetros quadrados e 94% são florestas, também estão estudando a ampliação de uma reserva indígena, a reserva dos índios Pacaás-Novas, que está entrando numa área de seringal, onde há também centenas de famílias que vivem da seringa. Ele também nos garantiu que não vai haver nenhum tipo de confrontação e que, se puder ampliar a reserva sem afetar a vida dos seringueiros, ela será feita; caso contrário, não será feita.
Queria agradecer por essa oportunidade, pedindo, mais uma vez, desculpas aos oradores que estão ansiosos para falar.
Muito obrigado, Sr. Presidente.