Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

A votação na Câmara dos Deputados da PEC da transposição dos servidores estadual de Rondônia para o quadro federal.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.:
  • A votação na Câmara dos Deputados da PEC da transposição dos servidores estadual de Rondônia para o quadro federal.
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/2009 - Página 44266
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, DEFENSOR PUBLICO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, ASSUNTO, LOBBY, IMPEDIMENTO, PARALISAÇÃO, PAUTA, CAMARA DOS DEPUTADOS, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, TRANSPOSIÇÃO, UNIÃO FEDERAL, SERVIDOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, OPOSIÇÃO, PARTIDO POLITICO, DEMOCRATAS (DEM), REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, LIDER, COMPROVAÇÃO, APOIO, BANCADA, ELOGIO, MOBILIZAÇÃO, JOSE AGRIPINO, SENADOR, AGRADECIMENTO, COMPROMISSO, CONGRESSISTA.
  • INFORMAÇÃO, ORIENTAÇÃO, EXECUTIVO, VOTO CONTRARIO, PROPOSIÇÃO, DECISÃO, BANCADA, APOIO, GOVERNO, VOTO FAVORAVEL, DESCUMPRIMENTO, INDICAÇÃO.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, eu gostaria, primeiro, de registrar aqui a presença do Defensor Público João Luís Sismeiro.

            Sr. Presidente, assim como fez agora há pouco, aqui, o Senador Raupp, venho falar sobre a reunião de Líderes que decidirá, daqui a pouco, o futuro do nosso Estado - e certamente o futuro vai ser positivo - com a votação da PEC da transposição na Câmara dos Deputados.

            Mas eu gostaria de fazer justiça aqui, Sr. Presidente, sobre uma matéria, hoje, nos sites eletrônicos do nosso Estado. O título da matéria é: “Manobra impede trancamento da pauta na Câmara e viabiliza a votação da PEC”. E, no final da matéria: “A PEC enfrenta forte resistência por parte dos Democratas (...)”.

            Sr. Presidente, eu gostaria de fazer justiça, aqui, ao Partido Democratas. Não é verdade. Os partidos de Oposição foram os primeiros a decidirem pela aprovação da PEC - em favor e em defesa da PEC da transposição dos servidores públicos do nosso Estado.

            Hoje de manhã, nós estivemos no gabinete do Vice-Líder do Governo na Câmara dos Deputados e também do Líder do nosso Partido, Sandro Mabel, na Câmara dos Deputados. E estava na mesa dele, exposta lá, uma orientação vinda do Palácio, da Liderança do Governo, orientando o voto contra a PEC da transposição - é bom que se diga isso -, e todos os Líderes da base aliada, inclusive da base do Governo que dão sustentação ao Governo na Câmara dos Deputados, fizeram questão de dizer que, pela primeira vez, eles iam ser rebeldes na Câmara dos Deputados. O Líder do PP, o Líder do PR, o Líder do PTB e o Líder do PSB, que são da base aliada do Governo, estavam dizendo que, pela primeira vez, iam anunciar a sua rebeldia contra o Governo porque iam votar favoravelmente à PEC da transposição dos servidores públicos do Estado de Rondônia, associando-se a eles os partidos de Oposição: o DEM, o PPS e o PSDB, que já declararam voto. Inclusive o Senador José Agripino - faço questão de comentar - ligou pessoalmente para o Deputado Ronaldo Caiado ontem e o colocou para fazer um contato comigo assumindo o compromisso de todos os 58 votos do Partido dos Democratas favoráveis ao Projeto da PEC 483, da transposição. Então, não é justo isso que estão fazendo com o Partido Democratas. É bem capaz que tenha o dedo da CUT aqui. Esta, sim, ninguém sabe em favor de quem está defendendo os interesses em Rondônia. Não sei se ela está defendendo os interesses do Governo, não sei se está defendendo os interesses dos servidores públicos do nosso Estado, mas os partidos de Oposição na Câmara dos Deputados têm voto fechado a favor da PEC da transposição. Muito obrigado ao quarto Senador do Estado de Rondônia, Senador Mão Santa, e muito obrigado ao meu Líder, Senador César Borges.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/2009 - Página 44266