Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Atuação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Atuação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
Publicação
Publicação no DSF de 30/09/2009 - Página 47851
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • DETALHAMENTO, ATUAÇÃO, COMPANHIA HIDROELETRICA DO SÃO FRANCISCO (CHESF), CONCESSIONARIA, SERVIÇO, ENERGIA ELETRICA, COMPROMISSO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, COOPERAÇÃO, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE, REDUÇÃO, DESIGUALDADE SOCIAL, EXPANSÃO, ATIVIDADE, CONSORCIO, USINA HIDROELETRICA, RIO MADEIRA, APRESENTAÇÃO, DADOS, RELATORIO, CUMPRIMENTO, DIRETORIA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) é uma concessionária de serviço público de energia elétrica, que se confunde com o Brasil do século XX e seu processo de industrialização.

            Atuando como empresa comprometida com o desenvolvimento do País, busca rentabilidade, para se manter operacional, mas se regula, também, pelo compromisso social, pela proteção ambiental e pela cooperação, em seu campo de atuação, com a redução das desigualdades sociais e regionais.

            Com área de atuação na principal bacia hidrográfica totalmente brasileira, a do Rio São Francisco, a Chesf estendeu-se para as bacias Araguaia-Tocantins e Amazonas, com a participação no consórcio ganhador a Usina de Jirau, no Rio Madeira.

            Dona do maior parque gerador de energia do País, a Chesf é o retrato do progresso do Nordeste, para cuja região foi criada, com a missão de provê-la com a necessária energia.

            Apesar das sucessivas crises por que passou o País e que se refletiram na companhia, a Chesf é, hoje, uma sólida e consolidada empresa do setor de energia, como demonstra o relatório empresarial do ano de 2008.

            Agressiva em suas participações nos leilões da Aneel, em 2008, obteve, consorciada com importantes empresas privadas e públicas, concessões para implantação da Usina de Jirau, linhas de transmissão, subestações, com um total de investimento previsto para mais de um bilhão de reais no conjunto dos empreendimentos.

            Tal volume de negócios demonstra a capacidade de investimento da empresa, sua solidez e sua estratégia de crescimento no mercado nacional.

            A área abrangida pela empresa compreende 21 dos Estados da União e o Distrito Federal, sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Bahia, os cinco maiores compradores da energia gerada pela Chesf. O Nordeste consome 43,5% da energia produzida pela empresa.

            Sr. Presidente, a receita operacional bruta da Chesf cresceu, de 2007 para 2008, de quase 20%, atingindo 5,6 bilhões de reais.

            Mas não só o dinheiro move a Chesf!

            A empresa entende que desenvolvimento econômico e, portanto, sua lucratividade estão inelutavelmente ligados ao cuidado das gentes, ao meio ambiente e à qualidade de vida das populações que interagem com a Chesf.

            Assim, o relatório de 2008 da Companhia enfatiza as ações voltadas para a qualidade de vida pessoal e profissional de seus empregados, o desenvolvimento de seus fornecedores e o aperfeiçoamento da relação com as comunidades do entorno de suas instalações e empreendimentos. Ademais, não fica de fora o engajamento explícito nas ações direcionadas para a sociedade em geral, para a proteção ambiental e para o desenvolvimento social por meio da redução de desigualdades regionais.

            Srªs. e Srs. Senadores, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco é um exemplo de empresa de economia mista que dá certo e que pode muito contribuir para o progresso do Brasil.

            A valorização do patrimônio econômico nacional produtivo é algo que ajuda o progresso da Nação, sem cair no maniqueísmo estatizante de meados do século XX.

            A Chesf demonstra que isso é possível, em benefício do País e de nossa gente. Felicito a empresa pelo seu desempenho em 2008, na pessoa de seu Presidente, Doutor Dilton da Conti Oliveira, augurando que 2009 traga resultados ainda melhores.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 3/28/245:09



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/09/2009 - Página 47851