Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a aprovação na Câmara dos Deputados, honrando compromisso feito com os Senadores e com o povo de Rondônia, da PEC da transposição dos servidores públicos.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Registra a aprovação na Câmara dos Deputados, honrando compromisso feito com os Senadores e com o povo de Rondônia, da PEC da transposição dos servidores públicos.
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/2009 - Página 44572
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, APROVAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, JUSTIÇA, TRANSPOSIÇÃO, UNIÃO FEDERAL, SERVIDOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), REGISTRO, MOBILIZAÇÃO, AUTORIDADE, TRABALHADOR, SINDICALISTA, VIAGEM, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), ESPECIFICAÇÃO, GESTÃO, ORADOR.

            O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, a causa é justa. Sei que V. Exª é aqui um defensor dos pobres, dos oprimidos, dos velhinhos aposentados, das pessoas mais necessitadas deste País e, por isso, V. Exª se tornou essa figura conhecidíssima hoje no Brasil inteiro.

            V. Exª pode ter certeza de que esta data, 16 de setembro, vai ficar registrada na história do Estado de Rondônia. Senador Mão Santa, enfim a Câmara dos Deputados honrou um dos compromissos feitos com esta Casa, um compromisso feito com o Senador Raupp, com o Senador Expedito, com a Senadora Fátima Cleide e com o povo do Estado de Rondônia. Hoje foi votada na Câmara dos Deputados, Sr. Presidente, a PEC da Transposição dos Servidores Públicos do nosso Estado. São entre 15 e 20 mil servidores passarão para os quadros do Governo Federal. Nós já havíamos discutido e aprovado no Senado esse projeto, que é de autoria da Senadora Fátima Cleide. Eu nunca quis assumir a paternidade desse projeto. Não podemos deixar de reconhecer os méritos, Sr. Presidente Senador Mão Santa de todos que ajudaram na aprovação dessa PEC.

            O Governador Ivo Cassol, só para o senhor ter uma noção, enviou para cá 15 ônibus com quase 700 servidores públicos do Estado de Rondônia. A classe operária do nosso Estado praticamente tomou hoje a Câmara dos Deputados, pedindo que fosse votada a PEC dos Servidores Públicos.

            Hoje, na parte da tarde, eu praticamente não fiquei aqui. Fiz minhas obrigações, cumpri o meu dever nas votações nominais e não podia deixar de fazer este registro aqui e agradecer a V. Exª.

            Quantos apelos eu fiz aqui desta tribuna, pedindo que a Presidência da Mesa, e V. Exª presidindo a sessão, eu lhe pedia que falasse com o Presidente Michel Temer para que pautasse essa matéria. Isso era uma questão de justiça, era um direito dos servidores do Estado de Rondônia. É a isonomia, é a paridade que V. Exª, aparteando-nos, pedia, para os servidores públicos do Estado de Rondônia.

            Então, eu não poderia deixar, nesta oportunidade de alegria, até emocionado, satisfeito, de fazer esse registro. Os servidores públicos do Estado de Rondônia, a maioria deles, derramavam lágrimas de felicidade, de alegria pela votação da PEC da transposição dos servidores públicos.

            Presentes todos os Poderes constituídos do Estado de Rondônia, meu nobre Osvaldo Sobrinho, o Ministério Público, que está aqui representado pelo Promotor Dr. Hildo e também pelo Presidente da Associação dos Procuradores de Justiça do Estado de Rondônia, Dr. Marcelo; o Tribunal de Contas representado todo ele aqui; o Ministério da Justiça, representado também no Estado de Rondônia. O próprio Governador Ivo Cassol fez questão, desde ontem, de perambular pelos corredores da Câmara e do Senado, pedindo o apoio dos nossos parlamentares.

            Eu não poderia deixar de fazer um registro de algo que foi fundamental. Na hora da votação, já no finalzinho, os democratas tinham um entendimento de voltar à origem do projeto aqui no Senado, e não era esse o entendimento. Aí nós tivemos de usar da influência do Líder Senador José Agripino, que usou da sabedoria e falou com o Líder na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado, e, imediatamente, conseguiu convencê-lo. Senador Mão Santa, nós tivemos quase 380 votos favoráveis - foram 379 - à transposição da PEC dos servidores públicos do Estado de Rondônia. Houve só três votos contrários; só três Deputados não votaram favoravelmente à matéria.

            Por isso, eu também gostaria de cumprimentar os nossos Vereadores do Município de Ji-Paraná, que representam a população do Estado de Rondônia. Vieram para cá também os 24 Deputados Estaduais do nosso Estado, a maioria dos vereadores também veio para cá. Enfim, eu não poderia deixar de fazer esse registro aqui, Sr. Presidente, e agradecer, por fim, aos sindicalistas do Estado de Rondônia, que fizeram uma caravana, vieram para cá, e, com certeza, foram decisivos na aprovação desse projeto.

            Muito obrigado, Senador Mão Santa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/2009 - Página 44572