Discurso durante a 176ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso, ontem, dos 21 anos de emancipação política do Estado do Tocantins. (como Líder)

Autor
João Ribeiro (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso, ontem, dos 21 anos de emancipação política do Estado do Tocantins. (como Líder)
Aparteantes
César Borges.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2009 - Página 49534
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, ESTADO DO TOCANTINS (TO), AVALIAÇÃO, EVOLUÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, SAUDAÇÃO, PREFEITO, GOVERNADOR, AGRADECIMENTO, AUTORIDADE, PRESENÇA, SOLENIDADE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador José Nery, do PSOL do Estado do Pará, meus caros Senadores aqui presentes, venho hoje a esta tribuna para falar de dois assuntos muito importantes. O primeiro deles diz respeito ao dia de ontem, quando o Estado do Tocantins completou 21 anos de emancipação política, e eu, lamentavelmente, já que o meu voo, que sairia às 14h45min, atrasou bastante, de modo que não pude chegar a tempo de registrar aqui fato tão importante: a criação do Estado do Tocantins pela Constituição de 1988.

            E precisamos lembrar e registrar essa data, Sr. Presidente, com muita alegria, já que o Estado do Tocantins, quando criado, era o irmão pobre, a região pobre do Estado de Goiás.

            A luta foi mais do que centenária, e todos tiveram uma participação muito forte, todos puderam contribuir, pois, na Constituição de 1988, quem era da região norte do Estado... E não posso deixar de fazer justiça ao ex-Deputado José Wilson Siqueira Campos e ao ex-Deputado José dos Santos Freire, um do PDC na época e outro do PMDB. Da região norte do Estado de Goiás, que corresponde hoje ao Estado de Tocantins, éramos seis representantes na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás: O Senador João Ribeiro, que na época era Deputado Estadual; o Deputado Estadual Brito Miranda, pai do Governador que foi cassado recentemente, o Governador Marcelo; e Totó Cavalcante, que era também Deputado Estadual e fez, inclusive, greve de fome na criação do Estado; Hagahús Araújo, pelo sudeste do Estado; Edmundo Galdino, de Araguaína, que foi meu colega na Câmara Municipal, um excelente tribuno; e João Lisboa da Cruz, que foi Prefeito de Gurupi, que, na época, era Deputado Estadual. Então éramos seis Deputados Estaduais da região norte. João Lisboa da Cruz, de saudosa memória, foi prefeito, e sua esposa, Dona Goiaciara Cruz, uma líder muito importante. João Lisboa Deus levou a menos de dois anos. Portanto, não está mais no nosso meio. Os demais estão vivos e ainda na luta política.

            O Estado do Tocantins, quando foi criado, não tinha infraestrutura nem pavimentação asfáltica. Todas as nossas estradas eram de terra. Portanto, a luta de todos nós foi muito grande. No entanto, o Tocantins, hoje, é um Estado pujante, mas onde ainda há muita coisa para ser feita. E nós, que fazemos divisa com o Estado de V. Exª, Sr. Presidente, o Estado do Pará, sabemos perfeitamente fazer uma avaliação da evolução que houve nesse período de 21 anos. Construímos uma capital maravilhosa, que tem hoje como Prefeito Raul Filho, do Partido dos Trabalhadores. Mas tivemos outros bons prefeitos por lá, cada um tendo deixado a sua marca.

            Sr. Presidente, quero dizer que, neste momento, só temos o que comemorar. Não vim aqui, hoje, para registrar nenhum fato que venha a denegrir a imagem do nosso Estado. Pelo contrário, a criação do Estado do Tocantins foi um exemplo para todo o País. Os Estados que estão aí, o Estado do Pará mesmo, tem... Vejo aí a luta do Deputado Giovanni Queiroz e de tantos outros que querem criar o Estado de Carajás, além de outros parlamentares, como Asdrúbal Bentes, Zequinha Marinho e tantos outros, que são da região sul do Estado do Pará.

            Recentemente, passei por Marabá. Quero dizer a V. Exª que fiquei impressionado com o crescimento e com o potencial econômico da cidade de Marabá, que tem como prefeito um aliado meu, o Prefeito Maurino, que é do PR.

            Portanto, o Estado do Tocantins tem sido citado como exemplo, para a criação do Maranhão do Sul. E muitos que não queriam, hoje já querem a criação do Estado do Maranhão do Sul e outros Estados.

            E não vou ficar aqui relacionando todos eles, porque quero falar que, no Tocantins, temos mais de seis mil quilômetros de rodovias pavimentadas, rodovias estaduais, Sr. Presidente; e as estradas interligam quase todas as cidades, ou as cidades estão quase todas interligadas por pavimentação. Faltam poucas. Na região do Jalapão, que é a região mais pobre do Estado, que precisa... Há poucas cidades a serem interligadas por pavimentação asfáltica, ou seja, de uma cidade para outra. Também temos uma rede de hospitais, com deficiência, é claro; precisa melhorar.

Essa é uma luta muito grande - e vou chegar lá na minha fala - do atual Governador interino, que terá a sua eleição pela Assembleia Legislativa, de hoje a dois dias. Na quinta-feira, às 20 horas, acontecerá a eleição pela Assembleia Legislativa do nosso Estado para escolher o Governador que vai complementar esse mandato.

            Portanto, já aconteceu muita coisa boa na infraestrutura do Tocantins. Foram construídas pontes sobre o rio Tocantins, como a ponte de Pedro Afonso. Está programada a ponte sobre o rio Araguaia na cidade de Xambioá, com mais de R$50 milhões em caixa aguardando licitação. A ponte sobre o rio Tocantins - em Xambioá é sobre o rio Araguaia -, no Município de Lajeado, uma obra que também já tem R$41 milhões em caixa, já licitada, apenas aguardando a ordem de serviço. A ponte sobre o rio Tocantins no Município da Barra do Ouro, que vai interligar o Município de Barra do Ouro com os Municípios de Filadélfia e Palmeirante, uma região produtora de soja, que é Campos Lindos.

            Há os projetos de irrigação. O projeto Sampaio, que está praticamente pronto, na região do Bico do Papagaio; o projeto Propertins, na região de Dianópolis, que também está praticamente pronto; o projeto do rio Arraias, no Município de Arraias; o projeto São João, no Município de Porto Nacional, uma obra bastante adiantada; e o projeto de irrigação rio Formoso, que agora estamos conseguindo incluir novamente no PAC. Sr. Presidente, esse é o maior projeto de irrigação em área contínua do mundo. Existem outros projetos maiores, mas, em área contínua, esse é o maior. Ele foi feito pelo ex-Governador de Goiás, Ary Valadão. E nós temos que enaltecê-lo, porque ele teve visão naquela época.

            Na área da educação no Tocantins, temos a nossa Universidade Federal do Tocantins - uma luta nossa -, que funciona em sistema multicampi, ou seja, com vários campi universitários espalhados pelo Estado. Nós temos a Ulbra, temos a Católica, temos o Objetivo, temos a UnirG, em Gurupi, temos a Unest, em Paraíso, temos a Faculdade de Medicina da Itpac, em Araguaína, em Porto Nacional, em Gurupi, e a Universidade Federal de Tocantins com curso de medicina também. São quatro cursos de medicina, hoje, no Estado. Então, a nossa rede universitária do Estado melhorou muito, cresceu muito. À época em que se criou o Estado, não tinha nenhuma.

            Portanto, muitas coisas boas foram feitas nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Por sinal, nosso colega, Senador Leomar Quintanilha, é hoje o Secretário de Educação do Estado de Tocantins. Ele foi o primeiro Secretário de Educação do Estado, quem implantou a educação no Tocantins, e volta agora para melhorar mais a educação no Tocantins, que está nos últimos lugares no Enem. Nós precisamos melhorar a qualidade do ensino no Tocantins. 

            Temos que falar, Sr. Presidente, de coisas boas, falar de Ferrovia Norte-Sul. V. Exª, que é do Pará, está querendo levar um ramal para lá. Os outros Senadores, tanto o Flexa quanto o Senador Mário Couto querem levar; a Governadora Ana Júlia sempre que encontra comigo fala sobre isso; a bancada federal paraense quer levar um ramal para o Pará; o Senador Heráclito, todos eles querem levar um ramal para o Piauí.

            Então, vejam, a Ferrovia Norte-Sul foi a ferrovia da onça, a ferrovia do nada para lugar nenhum, o próprio Presidente Lula me disse isso algumas vezes. Ele foi o maior adversário naquela época e depois entendeu que ele tinha que construir a Ferrovia Norte-Sul, porque é a ferrovia de integração nacional, ela vai até São Paulo. Está licitada até Anápolis. Teve problemas no Tribunal de Contas, mas parece que estão resolvendo. A ferrovia vai ajudar muito o Tocantins. Não tenho dúvidas de que o maior benefício que o Tocantins vai receber é na produção, além da sua gente, da área social, dos programas sociais, porque o ser humano está acima de tudo, da produção de carne, da produção de soja, de arroz, de feijão, de milho, de minério de ferro, dos minérios do Tocantins. O Tocantins é rico em minérios.

            Realmente, a Ferrovia Norte-Sul é a obra do século para nós, porque, na hora em que estiver pronta, com esses ramais para Belém, São Luís e outros locais, eu tenho certeza de que nós iremos produzir muito, porque nós seremos obrigados a produzir para exportar com um frete mais barato para os mercados consumidores do mundo, que vão comprar nossos produtos por um preço mais barato. Isso por causa do frete e do Porto do Itaqui, que é o segundo porto de maior calado do mundo, ou seja, o segundo mais profundo, onde podem atracar grandes embarcações, melhorando mais ainda a questão da competitividade, a questão do frete.

            O SR. PRESIDENTE (José Nery. PSOL - PA) - Senador João Ribeiro, permita-me interromper V. Exª para prorrogar a sessão por mais uma hora, de modo que os oradores inscritos também possam usar da palavra.

            Continua com a palavra V. Exª.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO) - Obrigado, Sr. Presidente.

            Portanto, eu acho que o Tocantins já fez muito na área da habitação também.

            Mas nós ainda temos, Sr. Presidente, 40 mil ranchos de palha no nosso Estado. Essa é a parte que mais me deixa triste. Eu disse que eu não queria falar de coisas tristes hoje, mas a gente acaba tendo que lembrar dos nossos irmãozinhos que moram lá pelo interior, das pessoas que não têm uma moradia digna. E esse é o grande desafio dos próximos governantes do Tocantins, do próximo governador, que vai ser ungido pela Assembleia Legislativa do nosso Estado, já que assim decidiu o TSE.

            A Assembleia Legislativa é composta de homens e de mulheres honrados e competentes. Tem minha filha, que foi a terceira mais votada do Estado, uma moça de apenas 30 anos, a Luana Ribeiro, que desenvolve um excelente trabalho. Tem vários parlamentares bons. Se eu fosse aqui falar o nome de todos, gastaria muito tempo. Portanto, a Assembleia tem a missão.

            O atual Governador, Carlos Henrique Gaguim, que está no cargo interinamente, foi Presidente da Assembleia por dois mandatos. E, nesse último mandato, como Presidente da Assembleia, assumiu interinamente o Governo do Estado e agora é o candidato escolhido. Ele não é do meu partido, é do PMDB, mas é um homem de bem, um moço íntegro, deputado por vários mandatos, vereador da capital por vários mandatos, homem simples, de família humilde, mas muito preparado, muito competente, que, com certeza, fará um grande trabalho. Ele tem uma missão grande, porque convocou todas as forças políticas do Estado, Sr. Presidente, abrindo mão inclusive da sua reeleição. Ele deixou claro, em todos os momentos, que não pretende se candidatar à reeleição exatamente para fazer um governo de coalizão, para não ter conflito com ninguém que tenha qualquer interesse em disputar as eleições do próximo ano.

            Então, o Governador Gaguim tem a missão de ficar até o final do mandato. E toda a classe política do Tocantins, todos os partidos estão ajudando-o, de um jeito ou de outro, oficialmente ou de forma extraoficial, com um deputado federal ou com um deputado estadual ajudando, mas estão compondo esse governo interino de Carlos Henrique Gaguim.

            No meu ponto de vista, ele será efetivado, na próxima quinta-feira à noite, pela Assembleia Legislativa do nosso Estado, pelo trabalho que fez como Presidente da Assembleia e pelas articulações que fez, chamando todos para uma grande composição. Tem gente que não gostou é claro, porque quem é oposição acaba não gostando quando vê um governo de coalizão com tanta gente participando.

            Mas a verdade é que o Tocantins não vive financeiramente um momento bom, e é preciso que todos estejamos juntos para tirar o Estado do Tocantins da situação em que ele se encontra; para recolocar o Tocantins nos trilhos do progresso e do desenvolvimento, e não apenas nos trilhos da ferrovia Norte-Sul, Senador César Borges.

            V. Exª esteve lá, na quinta-feira passada; e quero aqui, de público, agradecer a presença de V. Exª, a do Senador Magno Malta e a do Presidente Nacional do PR, Sérgio Tamer. V. Exªs me honraram em um encontro de várias filiações. Dois Deputados Estaduais vieram para nosso partido: o Deputados Paulo Roberto e o Deputado Stalin Bucar, além da Deputada Federal Nilmar Ruiz, que foi Prefeita da nossa capital, Secretária Estadual de Educação. Foi uma grande aquisição para nosso partido, além de outras lideranças importantes.

            V. Exª lá esteve e sabe que o auditório da ATM, para 600 lugares, ficou pequeno - em um determinado momento, havia mais de mil pessoas. Foi o maior evento neste ano. Inclusive, o Presidente Sérgio Tamer disse: “Senador, neste ano, este foi o maior evento que o partido fez individualmente, porque o povo estava com vontade”.

            Quero conceder um aparte a V. Exª, se o Senador José Nery me conceder mais um minuto...

            O Sr. César Borges (Bloco/PR - BA) - Rapidamente, Sr. Presidente. Quero apenas, em primeiro lugar, registrar meus parabéns e congratulações ao povo do Tocantins, pela comemoração da maioridade. São 21 anos como Estado. Realmente, nós nos empolgamos quando assistimos ao desenvolvimento do Tocantins. Tenho a honra, como baiano, de saber que meu Estado faz fronteira com o Tocantins. E, se não tivermos cuidado, o Tocantins vai avançar sobre o oeste da Bahia. Acho que os dirigentes baianos têm que estar atentos para prover, de necessidades básicas de infraestrutura, toda aquela fronteira oeste da Bahia, senão, com o desenvolvimento, o Tocantins terminará açambarcando um pedaço fronteiriço do Estado da Bahia. Meus parabéns...

(Interrupção do som.)

            O Sr. César Borges (Bloco/PR - BA) - ...pelo belo Estado e pela bela capital, que é a cidade de Palmas! Em segundo lugar, quero parabenizá-lo, Senador João Ribeiro, porque estive lá, com muita satisfação. Conheço os companheiros que V. Exª já mencionou e vi lá a quantidade de apoios que V. Exª recebeu no seu partido, o PR, de que V. Exª, lá, é o maior representante. E, naquela reunião, pelo entusiasmo e por aquele apoio entusiástico que vi, vislumbrei ali a figura do futuro governador do Estado de Tocantins; e tive muita satisfação em estar ali presente. Espero que seu futuro seja comandar aquele grande Estado. Muito obrigado.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO) - Eu é que agradeço a V. Exª.

            Quero pedir ao Presidente só mais um minutinho para eu encerrar minha fala. Quero incorporar o aparte de V. Exª ao meu discurso e dizer que fiquei muito feliz com a presença de todos que lá estiveram: dos Deputados Federais, do Milton Monti, do Luciano Castro, da Deputada Luciana, do nosso querido Deputado goiano, que esteve lá também. Então, foi um encontro realmente maravilhoso que empolgou toda a população do nosso Estado. Um dos assuntos, hoje, do Tocantins foi aquele nosso encontro.

            Portanto, para encerrar, Sr. Presidente, quero dizer que temos lá alguns lagos, inclusive o lago do Lajeado, que tem o nome, de saudosa memória, de Luís Eduardo Magalhães. V. Exª esteve lá, inaugurando a Usina Hidrelétrica Luís Eduardo, o lago com a ponte construída. Senador José Nery, não sei se V. Exª já esteve em Palmas, mas já deve ter passado por lá, para ver que ponte maravilhosa a Ponte Fernando Henrique Cardoso - Presidente Fernando Henrique Cardoso. Além de outros...

(Interrupção do som.)

            O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO) - A usina de São Salvador, que já foi inaugurada pelo Presidente Lula; a Usina Hidrelétrica de Peixe Angical, que também está gerando energia elétrica e divisas para o nosso País, além da Usina Hidrelétrica de Estreito, que está sendo construída em parceria com o Estado do Maranhão.

            Por último, Sr. Presidente, quero registrar, com alegria, minha opinião de que o Tocantins vai entrar no seu clima de normalidade. Torcemos muito - e vou ajudar - para que o Governador Gaguim possa fazer um grande trabalho, agora sendo definitivamente ungido como Governador da população tocantinense, para concluir esse trabalho, esse mandato. Ele vai precisar muito do Governo Federal, vai precisar muito de nós, porque o Tocantins precisa muito de todos. Que todos se deem as mãos para fazer um grande trabalho e levar o Tocantins aos rumos do progresso e do desenvolvimento!

            Obrigado, Sr. Presidente, pela paciência.


Modelo1 3/28/244:20



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2009 - Página 49534