Discurso durante a 161ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do Dia do Radialista.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro do Dia do Radialista.
Publicação
Publicação no DSF de 22/09/2009 - Página 46318
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DIA NACIONAL, RADIALISTA, HISTORIA, DATA, SANÇÃO, GETULIO VARGAS, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, LEI FEDERAL, PISO SALARIAL, POSTERIORIDADE, LEGISLAÇÃO, TRANSFERENCIA, DIA, HOMENAGEM, COMPOSITOR.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, RADIO, PROGRAMA, DIVULGAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, PRESTAÇÃO DE CONTAS, ORADOR.

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, é para fazer um registro semelhante ao já feito por alguns outros Senadores.

            Eu gostaria também de fazer o registro do Dia do Radialista, dizendo que a história em torno desse dia teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas, do nosso querido PTB. O então Presidente sancionou uma lei com a qual fixava um piso salarial ou uma remuneração mínima para os profissionais da categoria. Consta que, numa reunião realizada na Rádio Nacional, teria sido decidida a data do referido decreto, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista.

            Essa é a história real. Só que, recentemente, por uma iniciativa do Deputado Sandes Júnior, essa data foi alterada, por uma lei de 24 de julho, instituindo o dia 7 de novembro como o Dia do Radialista. Na verdade, para homenagear um compositor, um excelente compositor por sinal, Ari Barroso, autor de Aquarela do Brasil.

            Então, Senador Alvaro Dias, eu espero que essas coisas não se repitam. Faz-se uma coisa que é histórica e, depois, para se homenagear alguém, faz-se outra lei mudando uma data que tem muito a ver com a própria história do Radialismo. Portanto, para mim, o verdadeiro Dia do Radialista é hoje, dia 21 de setembro.

            E quero ainda registrar, Senador Mão Santa, Senador Alvaro Dias, que eu acredito tanto no poder do rádio que, quando assumi o meu mandato, em 1999, no dia 4 de abril, levei ao ar um programa radiofônico chamado “Roraima no Senado”, que vai toda semana ao ar, em várias rádios no Estado de Roraima, cumprindo até um dispositivo obrigatório nosso, qual seja, o de dar publicidade ao trabalho que fazemos aqui. Assim, presto contas semanalmente aos meus eleitores em Roraima, dizendo o que eu fiz durante toda a semana, no Senado e fora do Senado, em favor do Estado de Roraima.

            Portanto, quero dar os parabéns a todos os radialistas do Brasil, mas especialmente aos do meu querido Estado de Roraima.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/09/2009 - Página 46318