Discurso durante a 178ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de carta do Governador Wellington Dias, do Piauí, prestando esclarecimentos sobre questionamentos do Senador Heráclito Fortes em recente pronunciamento. Registro das matérias "Obras Públicas mudam rotina do pobre Piauí" e "Nazária cresce à espera da Suzano", publicadas no jornal Valor Econômico.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Leitura de carta do Governador Wellington Dias, do Piauí, prestando esclarecimentos sobre questionamentos do Senador Heráclito Fortes em recente pronunciamento. Registro das matérias "Obras Públicas mudam rotina do pobre Piauí" e "Nazária cresce à espera da Suzano", publicadas no jornal Valor Econômico.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2009 - Página 50653
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • LEITURA, CARTA, AUTORIA, GOVERNADOR, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, SITUAÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, MUNICIPIO, SÃO RAIMUNDO NONATO (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), RESPOSTA, DENUNCIA, HERACLITO FORTES, SENADOR, RATIFICAÇÃO, INFORMAÇÃO, CONTINUAÇÃO, CONSTRUÇÃO, RECEBIMENTO, AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC), AUTORIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO, REGISTRO, DADOS, PISTA DE POUSO, IMPORTANCIA, ACESSO, PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, DETALHAMENTO, ANDAMENTO, OBRAS, CRONOGRAMA.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, VALOR ECONOMICO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, INVESTIMENTO PUBLICO, ESTADO DO PIAUI (PI), ESPECIFICAÇÃO, INFRAESTRUTURA, LOGISTICA, PROMOÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, SUPERIORIDADE, AMPLIAÇÃO, ARRECADAÇÃO, COMPARAÇÃO, ESTADOS, REGIÃO NORDESTE, ANALISE, INFLUENCIA, OBRAS, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, MOVIMENTAÇÃO, ECONOMIA, PRIORIDADE, CONSTRUÇÃO CIVIL, HABITAÇÃO POPULAR, DADOS, AUMENTO, COMERCIO.
  • COMENTARIO, MOVIMENTAÇÃO, ECONOMIA POPULAR, MUNICIPIO, NAZARIA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, ANUNCIO, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA, PAPEL, CELULOSE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, eu, como vice-Líder do PT, Senador pelo PT, sinto-me com a responsabilidade de também falar de outros Estados, e quando aqui são feitas observações a respeito de governadores do meu Partido, como já aconteceu no caso, por exemplo, da Governadora Ana Júlia, que é do PT do Pará.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Permita-me só o seguinte: eu sei que V. Exª contestou muito o Mário Couto, mas tenho que lamentar. Hoje, Senador Heráclito Fortes, foi assassinado na madrugada um dos melhores piauienses, Capitão Freitas, lá no Pará. Quer dizer que aquilo que o Mário Couto tem trazido aqui... Ele foi do Exército, exerceu influentes posições na Federação das Indústrias e ultimamente fez concurso para consultor da Polícia Federal. Com poucos anos de atividade, foi assassinado hoje, na madrugada.

            Daí o Mário Couto ter antecipado a violência aqui para nós. Uma das figuras mais respeitosas e da nossa amizade, um homem bom.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Meus sentimentos, então, àqueles que prezam essa pessoa. Poderia repetir o nome?

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Capitão Freitas. E ainda lhe digo mais: o irmão dele foi diretor do Hospital das Clínicas em São Paulo, médico.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Meus sentimentos à família do Capitão Freitas.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Ele tinha um irmão, médico, que foi diretor do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso há coisa de vinte anos.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Mas, Sr. Presidente, tendo em conta que o Senador Heráclito Fortes... V. Exª também falou a respeito de questões relativas ao Piauí, avaliei que era próprio... Aliás, o próprio Senador Heráclito Fortes havia pedido um esclarecimento, e eu solicitei ao Governador Wellington Dias que pudesse me enviar.

            Então, eu gostaria de ler, hoje, a carta que o Governador Wellington Dias encaminhou-me para prestar o esclarecimento relativo ao assunto do Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato. E, tendo em conta que eu, ontem, procurei encaminhar a V. Exª, mas V. Exª preferiu não receber, mostrei hoje de manhã ao Senador Heráclito Fortes e ele levantou algumas dúvidas adicionalmente. Então, fiz nova comunicação ao Governador Wellington Dias e, portanto, tenho aqui duas cartas que passo a ler:

“Teresina 6 de outubro de 2009.

Excelentíssimo Sr. Senador,

Através desta venho reforçar as informações enviadas anteriormente por nossa assessoria, onde é esclarecido o equívoco cometido no material de resposta às denúncias feitas pelo Senador Heráclito Fortes sobre o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato.

Voltamos a ratificar que a informação não estava errada e que o Aeroporto continua em construção, já tendo recebido da Agência Nacional de Aviação Civil a abertura de tráfego aéreo desde a realização do Congresso Internacional de Arqueologia e Arte Rupestre, em setembro deste ano.

O aeródromo, assim denominado exatamente por ainda estar em fase de construção, conta com uma pista de 1.650 metros, que, desde a época do Congresso Internacional, tem capacidade para receber aeronaves tipo Brasília, Xingu, Sêneca e Bandeirante, tendo eu mesmo feito uso dessa pista, assim como várias autoridades e políticos do Piauí e outras localidades.

É importante ressaltar que ao disponibilizar a pista desde o período do Congresso, que aconteceu de 29 de junho a 3 de julho, o Piauí pode dar um salto rumo ao acesso que tanto a comunidade nacional como internacional tem aos Parques Serra da Capivara e Serra das Confusões, berços de tantas pesquisas científicas e comprovadamente palco da chegada do homem à América.

A ordem de serviço para a construção da Casa de Passageiros já foi dada desde a semana passada. A pista também deverá ser ampliada em mais 850 metros, o que permitirá inclusive o pouso de voos internacionais, Boeing 737-300.

Assim, continuamos trabalhando no sentido de concluir, o mais rápido possível, o Aeroporto Internacional de São Raimundo Nonato, dando à comunidade piauiense, brasileira e mundial garantia e segurança de um acesso rápido a importantes centros arqueológicos do mundo e, em contrapartida, trazendo mais conhecimento e desenvolvimento para o nosso Piauí.

Atenciosamente, José Wellington Barroso de Araújo Dias, Governador do Estado do Piauí.

         Tendo em conta que eu mostrei esta carta a V. Exª, Senador Heráclito Fortes, que levantou três questões relevantes - eu até agradeço o procedimento de V. Exª, inclusive porque, quando eu disse que iria falar hoje à tarde, V. Exª disse que gostaria de estar aqui presente -, então, eu encaminhei as três questões levantadas por V. Exª ao Governador, que encaminhou-me uma nova carta, nos seguintes termos:

Teresina, 8 de outubro de 2009.

Exmº Sr. Senador Eduardo Suplicy, ao tempo em que agradecemos a V. Exª pela atenção demonstrada, enviamos esclarecimentos adicionais em resposta ao seu e-mail, enviado nesta quinta-feira, 8 de outubro de 2009.

Reiteramos a informação de que a estrutura aeroportuária de São Raimundo Nonato encontra-se em fase de construção, obedecendo ao compromisso assumido por esta gestão.Observamos, outrossim, que o cronograma foi concebido em três etapas, sendo que, na primeira fase da obra, foram concluídas a pista de pousos e decolagens, com 1.650 metros de extensão e 45 metros de largura, a pista de táxi de ligação, com 200 metros de extensão e 18 metros de largura;o pátio de estacionamento, com 150 metros de extensão e 80 metros de largura e a pista de serviços, aquisição da viatura de combate a incêndio. Além disso o balizamento noturno da pista já foi concluído, permitindo operações em todos os horários.

Na segunda fase, já em andamento depois de termos assinado ordem de serviço na semana passada, encontra-se em construção o terminal de passageiros com área de 3.578,08m², instalações elétricas, telefônicas e lógica; instalações hidráulicas e sanitárias, instalações de combate a incêndio, instalações de ar condicionado e ventilação; instalações de sistemas eletrônicos aeroportuários.

Na terceira etapa, será executada a ampliação da pista de pouso em mais 850 metros de extensão e 45 metros de largura, totalizando a mesma em 2.500 metros, bem como a adequação da plataforma da pista em toda a sua extensão para a largura de 300 metros, atendendo as novas determinações da Anac para Aeronave de Projeto (Boing 737-300).

Ressaltamos ainda que a Esaero Soluções Aeronáuticas foi contratada em caráter provisório, durante a realização do Global Rock Art, o Congresso Internacional de Arqueologia realizado pela Federação Internacional de Organizações de Arte Rupestre (Ifraq), no período de 29 de junho a 03 de julho de 2009, com o objetivo precípuo de gerenciar o aeroporto de São Raimundo Nonato ao longo da programação estabelecida. Convém citar que, desde aquela data, vários pousos e decolagens foram operados.

“Com isso, atendemos às normas de utilização daquele equipamento e oferecemos a devida segurança a que nos propusemos assegurar aos organizadores internacionais do evento arqueológico que, pela primeira vez, aconteceu em solo brasileiro, congregando os mais representativos segmentos da comunidade científica mundial.

Ao final das três etapas de execução, o Governo do Piauí entregará à sociedade o Aeroporto de São Raimundo Nonato que, devidamente homologado na categoria internacional, se converterá em indispensável ação para o desenvolvimento do estado.

Diante de tudo que foi anteriormente exposto, o governo estadual está confiante que todos os caminhos da arqueologia brasileira e internacional levam a São Raimundo Nonato. Para tanto, afirma que é plenamente justificável a execução deste projeto, notadamente por se saber que o citado município passa a ser um dos maiores centros de referência arqueológica das Américas, um dos mais promissores destinos do turismo do estado, além de um dos maiores corredores de exportação de produtos a gerar divisas para o Piauí.

Certos de termos prestado os devidos esclarecimentos, agradecemos a Vossa Excelência.

Respeitosamente,

            José Wellington Barroso de Araújo Dias

            Governador do Estado do Piauí”

            Eu agradeceria, também, se aqui puder fazer um registro. Sei que o Senador Heráclito Fortes já conhece a matéria, mas me parece ser relevante que os Senadores e todos aqueles que assistem à TV Senado e ouvem a Rádio Senado possam conhecer a importante reportagem publicada no jornal Valor Econômico, denominada Obras Públicas Mudam Rotina do Pobre Piauí, de 29 de setembro passado.

            Ressalta que, entre 2003 e 2008, o Piauí teve o maior crescimento relativo nos investimentos públicos entre todos os Estados. Os investimentos saíram no período de 4% para 12,6% da receita não financeira líquida.

            Segundo o Secretário Estadual da Fazenda, Antonio Neto, a matéria destaca que o Piauí apresentou a maior elevação de arrecadação dos Estados no Nordeste no período de janeiro a julho de 2009, com alta nominal de 11,3% em relação a igual período no ano passado.

            A ideia do Governo Estadual é investir pesadamente em infraestrutura logística para atrair mais empresas e gerar uma economia mais dinâmica que dependa menos de programas públicos.

            Segundo o Valor Econômico, há um destaque para a forma como o investimento público puxa a economia do País. A reportagem mostra o conjunto Jacinta Andrade, no Bairro Santa Maria do Codipi, o maior conjunto de moradias do PAC, com 4,3 mil moradias que empregam mais de mil operários.

            Essas e outras obras, o Governo Federal, por meio de programas como o PAC, começa a fazer a diferença e a movimentar a economia. O setor de construção de casas emprega 11 mil trabalhadores e não somente na capital, mas também no interior. As moradias populares são uma das prioridades dos investimentos públicos no Estado em 2009, que somam 1,5 bilhão de reais no total entre recursos federais e estaduais, segundo a jornalista que escreve a matéria, Marta Watanabe.

            A matéria também ressalta que o “Estado lidera altas nas vendas do varejo e triplicou, em cinco anos, o investimento público”.

            Em julho, o aumento no volume de vendas do comércio varejista foi de 20%, bem acima da média brasileira de 5,9%. No acumulado do ano, o crescimento foi de 11%. A média total ficou em 4,7%. O Valor Econômico também revela que esse crescimento tem aumentado a renda do trabalhador e ainda melhorou a perspectiva de permanência no emprego.

            Ao ser entrevistado, o Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil no Piauí, José Gomes, afirmou que “até o ano passado, a média salarial para pedreiros era de R$600,00 em Teresina!. Atualmente, está entre R$ R$800,00 e R$900,00. Muitas pessoas estão retornando para trabalhar em sua terra natal, o Piauí, sobretudo na área da construção civil. Isso também está acontecendo em Municípios pequenos, como Jatobá, onde as pessoas estão inclusive morando nos assentamentos, porque ganham uma casa, têm assistência técnica, e ainda possuem crédito para plantar.

            Também há uma matéria sobre Nazária, que “cresce à espera da Suzano”, uma empresa que deverá investir cerca de US$150 milhões em planta industrial e perto de R$4 bilhões nos próximos anos em toda a cadeia produtiva, sendo que deverá funcionar a partir de 2014.

            A expectativa da Suzano, segundo o Valor Econômico, está mudando a realidade da cidade. As pessoas já investem na abertura de negócios, como é o caso do piauiense Laurentino Neto, que decidiu abrir, além de um posto de gasolina, na estrada que liga Teresina a Nazária, um depósito de construção. E ainda construiu mais dois pontos, um de borracharia e o outro para restaurante, com o objetivo de alugar.

            Algumas pessoas já estão colocando até casa para vender, com o objetivo de obter algo a mais. A Srª Maria Antonia Batista revelou que comprou a casa por R$9 mil e a está vendendo por R$25 mil.

            Segundo o Valor Econômico, a implantação de Suzano está sendo discutida nas escolas de ensino médio e incentivando os alunos a fazerem pesquisa na internet, para conhecer a fábrica e quem sabe até trabalhar nela.

            Aqui eu apenas citei alguns dos pontos da matéria que peço, Sr. Presidente, para que seja transcrita na íntegra.

            Eu concedo um aparte ao Senador Heráclito Fortes.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Senador Eduardo Matarazzo Suplicy, paulista quatrocentão, V. Exª não merecia esse destino. V. Exª, como Senador de São Paulo, ser colocado de maneira maldosa por um colega de V. Exª, Governador de Estado, como ventrículo de inverdades nessa tribuna é algo que não condiz com a sua biografia. Senador Suplicy, V. Exª recebeu duas cartas do Governador. Duas cartas. Ou V. Exª está fazendo ouvido mouco, ou V. Exª está se prestando a um papel que, me desculpe, não é o que São Paulo espera do seu Senador mais longevo em termos de mandato. V. Exª se lembra que nós debatemos aqui três pontos, Senador Suplicy? Nós debatemos três pontos, Senador Suplicy, com relação ao Aeroporto da Serra da Capivara: as mentiras colocadas numa correspondência que V. Exª, de boa-fé e de maneira inocente, leu aqui. Do Governador - V. Exª cobra -, eu esperei uma semana a resposta. O Governador lhe dá uma resposta insatisfatória. Eu lhe pinço quais são as respostas insatisfatórias, e o Governador lhe responde pela segunda vez, e V. Exª lê as duas cartas, e não esclarece nada, Senador. Paciência. Se V. Exª vai se prestar ao papel de líder do Governador Wellington Dias, esse pessoal devia pelo menos, em consideração a V. Exª, lhe mandar as informações precisas. Por exemplo, ele fala na carta a V. Exª sobre uma empresa de operações Esaero Soluções Aeronáuticas, que atesta que a pista é uma das melhores do Brasil. Eu disse a V. Exª, dei por escrito que essa empresa não tem sequer registro na Junta Comercial; que essa empresa é uma empresa fantasma, é uma empresa de um militante do Partido de V. Exª, que recebeu uma “boquinha” durante a inauguração e a realização desse festival de arte rupestre. A segunda afirmação que V. Exª fez aqui é de que havia uma linha aérea diária de um voo comercial fazendo Teresina, São Raimundo Nonato e Petrolina. Eu disse a V. Exª que não era verdade, que era uma mentira descabida. E V. Exª, 15 dias depois, ouvindo o Governador por três vezes, não traz nenhum esclarecimento sobre o assunto, Senador Suplicy. É lamentável. Mas vamos mais: o Governador responde a V. Exª sofismando e dizendo que o aeroporto vai ser internacional, quando ele for concluído, inclusive para voos internacionais de Boeing 737-300. Senador Eduardo Suplicy, Boeing 737-300 é esse que nos leva daqui para São Paulo e de São Paulo para Teresina. Não é avião internacional, Senador Eduardo Suplicy. Não é avião internacional. O Governador não poderia fazer V. Exª cometer equívoco dessa maneira. Eu estou preocupado com V. Exª. Não é o que o povo do Piauí está achando desse seu papel, mas o povo de São Paulo, que o mandou para cá. São Paulo está cheio de problemas! Vá ajudar o Serra, vá ajudar o Cassab a recuperar uma Prefeitura eivada de corrupção, eivada de fracasso administrativo e que precisa de ajuda de pessoas lúcidas como V. Exª. Ajude os seus conterrâneos de São Paulo, mas não deixe de ajudar o Piauí, não. Agora, veja bem, V. Exª leu uma matéria do Valor Econômico; e veja a fragilidade da matéria que só tem um fato verdadeiro. O fato verdadeiro é o aumento da arrecadação no Piauí no último ano. V. Exª é economista, tem fama de ser dos bons, principalmente no sentido social. V. Exª sabe o que aumenta a arrecadação? Arrocho. No Piauí - o Senador Mão Santa é testemunha -, estão tirando galinha e melancia de carga de jumento, do pobrezinho que sai da feira ou vai para a feira com a carga de melancia, e o secretário determina - o secretário é candidato a governador, e pessoalmente eu gosto muito dele, mas o arrocho é tão grande - que as cargas sejam derrubadas. Se eu estiver dizendo alguma mentira, o Senador Mão Santa está aqui. Beiju, acho que V. Exª não conhece beiju. V. Exª é um paulista quatrocentão e não sabe o que é o beiju. O beiju é um produto indígena feito da goma, da tapioca; estão derrubando carga de biju, de rapadura para poder ter esse aumento de arrecadação de que V. Exª se orgulha de seu Partido estar promovendo no Piauí. É o maior arrocho fiscal de que se tem notícia em toda a história. Mas vamos lá na sua defesa. Vamos fazer o seguinte. V. Exª enalteceu o Conjunto Jacinta Andrade, não é isso?

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Foi o Valor Econômico que mencionou.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Bom, mas eu estou me baseando no que V. Exª trouxe para cá. Evidentemente, o Valor Econômico não tem obrigação de saber detalhes. Examine quanto está custando cada casa no Jacinta Andrade. Examine de quem foi comprado o terreno. O terreno pertencia a um militante da base de apoio do Governo do Partido de V. Exª, dos seus familiares, dos familiares de um Parlamentar colega de V. Exª, Senador Suplicy. Não coloque o seu Partido em dificuldades. Isso é uma vergonha! Isso é uma vergonha, Senador! Por isso, lamento ter de trazer isso para a tribuna, mas esperei que V. Exª fosse trazer para cá esclarecimentos do Governador. Que o Governador tivesse tido pelo menos a humildade de dizer: “Meu caro camarada, companheiro, colega” - eu não sei como é que ele o chama, vocês têm intimidade, eu reconheço - “me desculpe. Meu assessor mentiu para V. Exª. Ele mandou por escrito uma mentira, e eu já tomei as providências, inclusive demitindo ou repreendendo”. Mas nada! O Governador chega aqui a dizer que a resposta é “voltamos a ratificar a informação, que não estava errada”. Senador Suplicy, paciência! Eu o desafio: eu o deixo, na hora em que V. Exª quiser, no Aeroporto de São Raimundo Nonato para V. Exª pegar esse avião que ele disse que tem, fazendo linha diária. Ele mandou para V. Exª, e V. Exª leu da tribuna e não está desmentido esse voo. Então, V. Exª escolhe se quer ir para Teresina ou para São Raimundo Nonato. Eu lamento, Senador Suplicy. Eu tenho um apreço por V. Exª muito grande. Eu acho que V. Exª foi enganado. Acho que o Governador do Piauí não tinha o direito de usar V. Exª para prestar esclarecimentos aqui que não são verdadeiros. É desgastante. Senador Eduardo Suplicy, V. Exª sabe quantos piauienses tem em São Paulo? Quantos piauienses são eleitores de V. Exª em São Paulo? Vi com muita tristeza, agora, no último final de semana, alguns desses meus conterrâneos se mostrarem decepcionados com V. Exª por ter feito essas afirmações, já que eles são exatamente dessa região e sabem que V. Exª veio aqui ser porta-voz de sonhos de megalomania de um Governador. É lamentável, Senador Suplicy, mas tenho a impressão de que V. Exª deu uma de Obama. Esse, com o mundo inteiro com problemas, com questões no Iraque, com questões no Irã, com toda a política externa americana, foi atrás de uma vaga para os Estados Unidos na Olimpíada, mostrando ao mundo que os Estados Unidos têm tempo de sobra, que o Presidente da República é ocioso em matéria do que fazer. V. Exª, por São Paulo, com a votação que tem, com a representação e o prestígio que tem em São Paulo, vir aqui predispor-se a isso? Se V. Exª tivesse trazido notícias de obras, notícias positivas, para o Estado do Piauí, eu ficaria muito feliz. A Suzano é um sonho no papel prometido pelo Governador, e pessoas incautas se deixam levar por esse sonho. Infelizmente, alguns transferem as suas residências, vão para a região - aliás, não apenas as pessoas que voltaram para o Piauí estão procurando emprego na Suzano, não; tem pessoas atrás das hidrelétricas do Governador; tem pessoas atrás de todas as obras que o Governador prometeu fazer no Piauí, ao longo de sete anos, e não conseguiu. Falta menos de um ano para ele deixar o Governo. Ajude o Governador Wellington Dias a recuperar a imagem de Governador que promete e faz. V. Exª prestaria um grande serviço ao Piauí. Muito obrigado.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Caro Senador Heráclito Fortes, eu aqui quero manifestar o meu respeito pelo povo do Piauí, que, por sufrágio universal, por eleição direta, escolheu para Governador Wellington Dias, que, tendo sido Deputado Estadual, Deputado Federal, teve um comportamento de tal ordem que fez com que o povo do seu Estado o escolhesse para Governador.

            E há dados objetivos que constam dos ofícios que ele colocou e que avalio são importantes informações. V. Exª coloca em dúvida que um Boeing 737-300 possa fazer voo internacional, como se tivesse chegado um Boeing 737-300 de navio. Na verdade, chegou pelo ar, voando, o que constitui a prova de que pode fazer um voo internacional, assim como pode fazer um voo entre São Paulo e Teresina e outros lugares.

            Gostaria de esclarecer que, em São Paulo, de cada dois eleitores, praticamente um, 48%, votou em mim. Quero lhe dizer que dos meus 18 anos de mandato, Senador Heráclito Fortes - e V. Exª, que esteve em São Paulo nesses últimos dias pode ver a repercussão do diálogo que nós dois travamos há três semanas, pelo menos -, posso dizer que eu fiz um levantamento, pelo meu blog, perguntando às pessoas se acharam que eu agi com correção naquela tarde. Noventa e um por cento disseram que “sim”. Mais de 4.600 pessoas que responderam.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Defesa do Aeroporto Raimundo Nonato? Essa consulta foi com relação...

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - No que diz respeito ao diálogo que aqui tivemos...

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - V. Exª está falando do cartão vermelho... Não vamos misturar, não.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Eu vou pedir a V. Exª respeito porque eu não interrompi o aparte que lhe concedi, e tanto V. Exª quanto eu temos responsabilidades. Como eu tenho uma viagem em função de palestra na Ordem dos Advogados, peço-lhe a gentileza de me ouvir agora. Eu tenho uma palestra às 19 horas na OAB de São Paulo sobre um assunto de grande relevância para São Paulo, o Projeto de Lei da Câmara nº 32, que atualiza a Lei nº 8.666, de licitações, de 1993, no sentido de que agora é preciso ser considerada a internet, o pregão eletrônico, a inversão de fases e mecanismos modernos que não estavam presentes em 1993. Portanto, daqui a instantes, tenho que me ausentar.

            Mas eu gostaria de, diante das observações de V. Exª com respeito a São Paulo, lhe dizer que, na última segunda-feira, a direção estadual do Partido dos Trabalhadores consultou a ex-Prefeita, ex-Ministra e ex-Deputada Federal Marta Suplicy, o Deputado Federal Antônio Palocci, ex-Ministro da Fazenda, o Ministro Fernando Haddad, o Prefeito Emídio de Souza, o Deputado Federal e ex-Presidente da Câmara Arlindo Chinaglia e eu próprio sobre se somos ou não candidatos ao Governo do Estado de São Paulo. Isso ainda deverá ser confirmado no entendimento com a direção estadual, em uma comunicação formal, até novembro.

            Quero aqui lhe informar que me coloquei, perante a direção estadual, se assim avaliarem como próprio, à disposição do Partido e do povo de São Paulo.

            Mas eu gostaria, com respeito ao Piauí, que obviamente não conheço tão bem quanto os Senadores José Vicente Claudino, Senador Mão Santa e V. Exª mesmo...

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - João Vicente. É seu colega da base.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - João Vicente.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Não cometa injustiça com um companheiro.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Agradeço a V. Exª por ter me corrigido, mas permita também dizer algo que não foi tão correto no que diz respeito à informação sobre o Piauí, sobre o que V. Exª disse, e eu deveria tê-lo corrigido naquele mesmo dia, quando comigo dialogou. Eu me refiro à pousada da...

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - (Fora do microfone.) De novo?

            (Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Posso dar uma informação correta?

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Essa pousada lhe criou alguma psicose. Marcante, hein?

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Quero dar uma informação mais correta e adequada do que o comentário de V. Exª naquele dia, quando disse que eu havia me hospedado em uma pousada de grande luxo...

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Fantástica.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Fantástica e etc...

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Ela é fantástica. Para quem ama a natureza... Para quem ama a natureza...

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Ela é fantástica do ponto de vista da natureza. Mas eu quero... Porque V. Exª deu a entender algo que não é correto. A pousada da poetisa Aury Lessa é uma pousada muito simples, extremamente agradável, aconchegante, em uma linda praia.

            E há uma coisa que eu ali aprendi com iniciativas de pessoas, como a própria Srª Aury Lessa,...

(Interrupção do som.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - ...pessoas que ali trabalham. Mas quero ressaltar: ali há um trabalho muito interessante de pessoas que, inclusive, voluntariamente, se dispõem a fazer excursões com jovens por aqueles lugares, levar a diversas praias do Delta do Parnaíba, ali por perto, conhecer a natureza com uma atividade que considero extremamente positiva e importante, em benefício da qualidade de vida e do meio ambiente do Estado do Piauí.

            Eram os esclarecimento que eu tinha a colocar. Vou pedir licença, Senador Mão Santa, porque se eu não sair imediatamente, eu perderei o avião e a responsabilidade que tenho de fazer a palestra na OAB.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e o § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Obras públicas mudam rotina do pobre Piauí; Nazária cresce à espera da Suzano”.


Modelo1 4/25/2410:35



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2009 - Página 50653