Discurso durante a 178ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Contestação às explicações prestadas pelo Governador Wellington Dias, do Estado do Piauí, em carta lida pelo Senador Eduardo Suplicy.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Contestação às explicações prestadas pelo Governador Wellington Dias, do Estado do Piauí, em carta lida pelo Senador Eduardo Suplicy.
Publicação
Publicação no DSF de 09/10/2009 - Página 50662
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ACUSAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), UTILIZAÇÃO, EDUARDO SUPLICY, SENADOR, MANIPULAÇÃO, INFORMAÇÃO, REFERENCIA, AEROPORTO.
  • PROTESTO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), DESCUMPRIMENTO, PROMESSA, AMPLIAÇÃO, TURISMO, ATRAÇÃO, EMPRESA ESTRANGEIRA, HOTEL, LITORAL.
  • COMENTARIO, INFORMAÇÃO, AUMENTO, ARRECADAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, EXCESSO, TRIBUTAÇÃO, PERSEGUIÇÃO, PRODUTOR, COMERCIANTE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Senador Suplicy, eu queria apenas lembrar que V. Exª citou aqui o Município de Nazária. Eu quero lembrar a V. Exª que Nazária é a cidade onde nasceu Francenildo. V. Exª se lembra quem é o Francenildo? Aquele caseiro. Foi V. Exª quem descobriu a existência dele na CPI. E foi até à casa onde ele prestava serviço. Pois aquele caseiro, por conta de irresponsabilidade cometida por membro de seu Partido, ainda hoje está desempregado. Seria bom que V. Exª, como homem humano, encontrasse uma solução de vida para aquele pobre cidadão que, se paga um preço alto na vida, foi por ter falado a verdade.

            Agora, o que me deixa triste aqui... V. Exª falou da sucessão de São Paulo. Fico muito feliz. Para mim, a chapa dos sonhos em São Paulo é V. Exª candidato a governador e a Drª Marta Suplicy como candidata a vice-governadora, ou vice-versa. Não na mesma ordem, mas seria uma chapa perfeita, uma chapa conciliadora e que interpretaria muito bem o pensamento do PT paulista, e sei que essa é a chapa que V. Exª advoga.

            Mas não foi para isso que nós marcamos este encontro aqui na tribuna. Nós marcamos para que V. Exª explicasse por que o Governador usou V. Exª para mentir. E V. Exª usou a tribuna do Senado com a responsabilidade de um paulista para trazer mentiras a respeito do que acontece no meu Estado.

            V. Exª mentiu quando disse que tinha um voo diário para... Fazendo linha diária. V. Exª mentiu quando fez afirmações aqui, evidentemente que de boa-fé, porque falou em nome do Governador do Estado...

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Todas as informações contidas na carta são de responsabilidade do Governador Wellington Dias,...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Mas ele voltou a mentir para V. Exª hoje.

            O Sr. Eduaro Suplicy (Bloco/PT - SP) - ...e tenho a convicção de que ele escreveu de boa-fé, assinou de boa-fé,...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Existe um voo diário?

            O Sr. Eduaro Suplicy (Bloco/PT - SP) - ...e haverá... E o povo do Piauí será o melhor árbitro...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Claro.

            O Sr. Eduaro Suplicy (Bloco/PT - SP) - ...para saber se a verdade está com V. Exª ou com o Governador Wellington Dias.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Existe o voo diário?

            O Sr. Eduaro Suplicy (Bloco/PT - SP) - E quero, com todo respeito, pedir licença a V. Exª, porque já expliquei que, se não sair imediatamente...

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Existe o voo diário?

            O Sr. Eduaro Suplicy (Bloco/PT - SP) - ...perco o voo para uma responsabilidade perante a OAB de São Paulo. Preciso sair.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Existe o voo diário, Senador Suplicy? Responda. Existe o voo diário? A responsabilidade de V. Exª é grande.

            O Sr. Eduaro Suplicy (Bloco/PT - SP) - O povo do Piauí vai dizer.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - Não, não é o povo do Piauí vai dizer não. V. Exª é que tem que dizer se tem esse voo. É lamentável.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Tenho voo agora.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI) - O Governador Wellington Dias manda levá-lo no dele, fique tranquilo. Diante de tanta defesa, um porta-voz da sua qualidade não fica sem cumprir seus compromissos. Fique absolutamente tranquilo.

            Mas, Srs. Senadores, é revoltante o que acabamos de ver. Senador Mão Santa, há 15 dias, contestamos aqui as afirmações levianas, irresponsáveis e mentirosas passadas pelo Governador do Estado do Piauí ao Senador Suplicy. Eu não o acuso, não o culpo, acho até que ele foi levado na boa-fé. Agora, uma vez os esclarecimentos feitos, ele não tem o direito de persistir no erro. Sei que a temporada que ele passou lá na pousada de Luís Correia para ele foi marcante. Aliás, nós temos praias bonitas, embora tenhamos um litoral pequeno.

            Por que nós não temos um afluxo maior de turistas, Senador Suplicy? Porque o Governador Wellington Dias prometeu, e repercutiu aqui nesta tribuna, ainda no seu primeiro Governo, que levaria para Luís Correia vários resorts de origem espanhola, que colocariam, que construiriam no Piauí. Inclusive quadras de golfe, que seriam as melhores do mundo. Lá, com ele, tudo é o melhor do mundo. V. Exª sabe muito bem o que é isso.

            Aliás, tem um empresário piauiense que está aqui, José Elias Tajra, por quem tenho o maior apreço, e conhece as histórias do Piauí, que se lembra da figura do Jaime Doido, aquele homem que manipulava números, que fazia da matemática a sua... Ele reproduzia números. Tudo para ele era com grandeza. Parece-me que o espírito do Governador está reencarnado na doce figura do Jaime Doido. Eu nunca vi brincar com números, eu nunca vi enunciar o que não é verdade, eu nunca vi tanto otimismo sem nenhuma conexão com a verdade. E eu acho um desrespeito a São Paulo, um desrespeito ao meu amigo Eduardo Suplicy, usá-lo para uma tarefa dessas, para afirmações que não são verdadeiras, para fatos que não têm defesa.

            E nós, Senador Mão Santa, não podemos nos calar diante disso. Nós temos a obrigação, e essa obrigação será cumprida, de não deixar o Piauí ser enganado. Já basta o que o PT vem fazendo. Aliás, essa enaltação que o Senador Suplicy faz com relação ao excesso de arrecadação, ao aumento da arrecadação que o Estado do Piauí vem provando agora nesses últimos dias, é a única coisa verdadeira que acontece lá no Piauí. É o arrocho fiscal, é a perseguição a quem produz, é a perseguição ao comerciante, é o aperto ao pequeno feirante. Isso sim, nisso o Governador é campeão.

            Muito obrigado. 


Modelo1 5/5/248:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/10/2009 - Página 50662