Discurso durante a 180ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração pelo transcurso dos 145 anos de emancipação política da cidade de Campina Grande, na Paraíba, no último dia 11 de outubro. (como Líder)

Autor
Efraim Morais (DEM - Democratas/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração pelo transcurso dos 145 anos de emancipação política da cidade de Campina Grande, na Paraíba, no último dia 11 de outubro. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 14/10/2009 - Página 51442
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, SUPERIORIDADE, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CRESCIMENTO ECONOMICO, SAUDAÇÃO, POPULAÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EFRAIM MORAIS (DEM - PB. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a nossa passagem hoje pela tribuna é muito rápida, porém a considero de grande importância, porque vamos fazer uma homenagem.

            É com muito prazer que registro, embora com um pouco de atraso - apenas dois dias, em função do feriado -, uma data que muito honra a todos nós, os paraibanos, e a nós, nordestinos, como V. Exª, de um modo geral, já que os 145 anos da cidade de Campina Grande foram comemorados no último dia 11.

            Não fosse por outro motivo a presença nossa, Sr. Presidente, a cidade de Campina Grande ostenta há décadas o título de “a que mais cresce no Nordeste”. Essa distinção confirma, perante o País, a viabilidade econômica e industrial de nossa região e a excelência de sua mão de obra, em todos os níveis.

            É o maior e mais populoso Município do interior do Nordeste. Fundado em 1º de dezembro de 1697, foi elevado à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.

            Portanto, Srs. Senadores, nos seus 145 anos de emancipação política, celebrados com pompa e circunstância a cada 11 de outubro, a antiga Vila Nova da Rainha passou por diversas etapas em seu processo evolutivo. De simples povoado, originado de aldeias dos índios Ariús, há 302 anos, já era a cidade mais populosa do interior paraibano - e a segunda o Estado - no final do século XIX.

            A partir das duas primeiras décadas do século passado, com o incremento do comércio de gado, de farinha e da cultura do algodão, a cidade de Campina Grande assume a vanguarda comercial entre as cidades do interior nordestino, condição que ostenta até hoje, sem rival.

         Primeira cidade industrial da Paraíba, conta com sofisticado parque manufatureiro, estabelecimentos de beneficiamento de algodão, refino de óleo de algodão e de oiticica, fábricas de papel, sabão, velas, refinarias de açúcar. Destaca-se neste momento, nacional e internacionalmente, na área de informática. Campina Grande é respeitada hoje internacionalmente na área de informática, bem como na área de serviços - saúde e educação -, sediando empresas de porte nacional e internacional.

            O destaque que nós temos de fazer é ao centro universitário de Campina Grande, o mais importante do interior do Nordeste. Conta com três universidades públicas - universidade federal e universidade estadual -, onze universidades privadas e acolhe, com grande hospitalidade, estudantes do Nordeste e de todo o Brasil, pois, além do ensino superior de qualidade, oferece capacitação para os níveis médio e técnico.

            Mas Campina Grande, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não é pujante apenas na economia. Possui uma agenda cultural das mais ricas e diversificadas do Nordeste, destacando-se, dentre outros, os festejos de São João, que ocorrem durante todo o mês de junho, chamado muito justamente de “O Maior São João do Mundo”, e o Encontro da Nova Consciência, um evento ecumênico realizado durante o carnaval, que reúne representantes de diversas organizações religiosas, do Brasil e do exterior, numa celebração que se renova há duas décadas.

            Promove, também, festivais de inverno e de cinema, que para lá atraem artistas e cineastas de todo o País.

            Mas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é importante também registrar a demonstração de confiança e determinação que Campina Grande oferece ao Brasil. Nas sucessivas crises econômicas por que passou o País, nas últimas décadas - e sobretudo nesta atual, que quase levou os Municípios brasileiros à falência -, Campina Grande jamais perdeu sua confiança na força do trabalho e do empreendedorismo. Mostrou-se - e mostra-se -, Sr. Presidente, exemplo a ser seguido e louvado pelo País. Exemplo de confiança no futuro, na força do crescimento econômico, na capacidade de luta e superação de limites do homem brasileiro.

            Sr. Presidente, crise, já diziam os antigos chineses, é sinônimo de oportunidade e de transformação. E Campina Grande, ao longo de sua história, tem sido demonstração eloquente de que nada pode se antepor à força do trabalho honesto, eficiente e determinado.

            A Paraíba, o Nordeste e o Brasil se orgulham de Campina Grande e a parabenizam por ocasião dos seus 145 anos.

         Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, resta-me dizer: parabéns ao povo de Campina Grande, responsável maior pelas glórias que a cidade hoje recolhe, com todos os méritos e reconhecimentos.

            Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, resta-me dar parabéns ao povo de Campina Grande, responsável maior pelas glórias que a cidade hoje recolhe, com todos os méritos e reconhecimentos.

            Era o registro que tinha a fazer, na condição de paraibano, orgulhando-me, sim, como todos os paraibanos, da nossa querida rainha da Borborema, a nossa querida Campina Grande, que comemorou, no último dia 11, os 145 anos de emancipação política.

            Obrigado, Sr. Presidente.

            Agradeço ao meu Líder, José Agripino, pela concessão do tempo do DEM para fazermos este registro, que, tenho certeza, faço em nome desta Casa e de todos os 81 Senadores.

            Parabéns, Campina Grande!


Modelo1 4/27/245:12



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/10/2009 - Página 51442