Fala da Presidência durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saúda a delegação do Timor Leste.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA EXTERNA.:
  • Saúda a delegação do Timor Leste.
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2009 - Página 44795
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, EMBAIXADOR, DELEGAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, TIMOR LESTE, REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, QUALIDADE, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEFESA, INDEPENDENCIA, APRESENTAÇÃO, DISPOSIÇÃO, SENADO, COLABORAÇÃO, ASSISTENCIA TECNICA, FORMAÇÃO, LEGISLATIVO, CONSOLIDAÇÃO, DEMOCRACIA.

            O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Quero manifestar uma vez mais a nossa satisfação por receber esta delegação do Timor Leste aqui no Senado da República e, neste momento, no Plenário da Casa.

            Quando o Timor Leste era - e eu acabei de dizer isso ao Presidente da Assembléia Nacional, o Deputado Horta - uma das hipotecas da guerra fria, tive a oportunidade, em 1985, nas Nações Unidas, de levantar a bandeira - e isso era algo esquecido - da necessidade da independência do Timor Leste, juntamente com o Presidente de Portugal, Mário Soares.

            Depois, fui um dos primeiros signatários do manifesto que pedia justamente que esta independência se processasse junto ao nosso Xanana Gusmão, que era então líder daquele movimento.

            Acompanhei, ao longo de todo esse período, a luta do povo de Timor e atualmente reiterei à delegação de Timor Leste a nossa disposição de colaborar, aqui, no Congresso, efetivamente com assistência técnica, com meios que tenhamos disponíveis para ajudá-los na formação da Assembleia Nacional, que eles estão começando no sistema legislativo. Essa prática democrática, que é fundamental, que é justamente a do Parlamento, é o coração da democracia.

            Muito obrigado pela presença de todos aqui na nossa Casa e felicidades ao povo de Timor Leste, ao Governo, e que marche sempre em progresso e paz, cada vez mais, consolidando os ideais democráticos e a prosperidade do seu povo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2009 - Página 44795